Blog

18 livros de Fonoaudiólogos que você precisa conhecer

Se você está em busca de 18 livros de Fonoaudiólogos que você precisa conhecer, então saiba que você encontrou o lugar certo.  

Aqui neste conteúdo, nós relacionamos uma lista de 18 livros de Fonoaudiólogos que você precisa conhecer.

Incrivelmente, nós também buscamos sobre outras profissões e procuramos entender melhor cada uma, e nós pensamos em compartilhar um pouco da nossa pesquisa com vocês. 

Quem sabe, dessa maneira, podemos te ajudar nesta tarefa.  

E por que nós pesquisamos estes 18 livros de Fonoaudiólogos que você precisa conhecer?  

Porque o nosso escritório também pesquisa e estuda muito as questões relacionadas à Fonoaudiólogos, Psiquiatra, Endocrinologista,Ortopedista, Cirurgiões, Oftalmologistas, Urologistas, dentre diversos outros temas, e resolvemos compartilhar isso com vocês.

Se você é um Fonoaudiólogo, presta consultoria na área ou qualquer outro tipo de especialização relacionada a área, saiba que a nossa empresa ajuda a organizar e regularizar a sua situação fiscal e evitar as altas multas impostas pela Receita Federal do Brasil.

Orientamos sobre como fazer o cálculo do imposto de renda sobre ganhos recebidos do exterior ou recebidos de outras pessoas físicas pela prestação de serviços como freelancer ou até mesmo serviços contínuos, realizamos todos os procedimentos de cálculo, elaboração e transmissão da declaração de imposto de renda e também a abertura de empresas e registro de marcas. 

Então, caso você seja Fonoaudiólogo, Alergista, Oftalmologista, Urologista ou atue em qualquer outra área da medicina, e precise de um escritório de contabilidade especializado em sua área, já sabe a quem procurar.

Você poderá entrar em contato conosco através do nosso Whatsapp empresarial para esclarecer todas as dúvidas que tiver, pelo Whatsapp (21) 97254-3286 ou clicando aqui.

18 livros de Fonoaudiólogos que você precisa conhecer

De acordo com o site GuiaDaCarreira, o fonoaudiólogo é um profissional de nível superior que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas de desenvolvimento de linguagem, audição, fala, fluência, articulação, deglutição, mastigação e respiração.

Vamos aos 18 livros de Fonoaudiólogos que você precisa conhecer:

1. Tratado de Foniatria

Uma visão abrangente, e inédita, do diagnóstico médico e tratamento dos problemas de comunicação, aprendizado e desenvolvimento infantil.

Tratado de Foniatria tem como objetivo proporcionar ao leitor uma visão abrangente desta área de atuação da Otorrinolaringologia, que cuida do diagnóstico médico dos problemas de comunicação e aprendizado.

É produto da experiência das autoras no atendimento foniátrico e na formação de médicos e de fonoaudiólogos na área da comunicação humana.

Inédita no Brasil, a obra aborda o desenvolvimento infantil e o processo de aquisição de linguagem, retratando as diversas situações nas quais este processo não ocorre de forma adequada.

Há também uma atenção especial aos problemas foniátricos que acometem os adultos e toda uma seção voltada ao processo terapêutico.

Sem dúvidas, é uma obra útil não só para otorrinolaringologistas, mas para todos os profissionais da área da saúde que trabalham e se interessam por comunicação humana e desenvolvimento infantil.

2. FONOAUDIOLOGIA AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO

Procedimentos, estratégias e preceitos teóricos relacionados com avaliação e diagnóstico fonoaudiológicos.

Este livro é uma produção do Programa Associado de Pós-graduação em Fonoaudiologia (PPgFon), constituído por uma associação entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Trata-se da primeira obra de uma série de três volumes dedicados a compilar informações sobre o processo de reabilitação em Fonoaudiologia.

Este primeiro volume da série reúne procedimentos, estratégias e preceitos teóricos relacionados com avaliação e diagnóstico fonoaudiológicos e é direcionado a fonoaudiólogos e estudantes de Fonoaudiologia.

3. Avaliação Neuropsicológica Cognitiva 4 Volumes + Torre De Londres – Kit

Nesse kit contém os 4 livros de Avaliação Neuropsicológica Cognitiva e a Torre de Londres TORRE DE LONDRES Desenvolvido como base na Torre de Hanói, foi criado com o objetivo de oferecer um teste com níveis progressivos de dificuldades.

Seu resultado mostra eficiência na identificação de comprometimentos relacionados aos circuitos pré-frontais adquiridos ou decorrentes de distúrbios neuropsiquiátricos. Indicado para psicólogos, neuropsicólogos, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e profissionais afins das áreas de saúde e educação.

Material inédito, confeccionado em polipropileno, plástico resistente, fichas em formato de calendário, facilitando a aplicação, com dois lados um para o paciente e outro para o profissional.

Marca: Casa do Psicopedagogo.

Objetivo: Avaliar ou intervir nas funções executivas, especificamente as habilidades de planejamento e solução de problemas.

População: Crianças, adolescentes e adultos.

Aplicação: Individual e em sessão única.

Cartão com posições utilizadas nas intervenções formato calendário.

Acompanha: 01 – Base com 03 pinos; 03 – Esferas (vermelha, azul e verde); 01 – Fichas de aplicação em formato de calendário, com fichas duplas, uma de frente para o paciente e outra de frente para o terapeuta.

4. Fonoaudiologia na Infância: Avaliação e Terapia

Fonoaudiologia na Infância – Avaliação e Terapia reúne as experiências e vivências construídas durante muitos anos por um grupo de profissionais, tendo como foco a interdisciplinaridade e, como base, a atitude de respeito pelo saber do outro.

Oferece suporte prático para estudantes e jovens fonoaudiólogos que desejem qualificar a sua forma de atuação.

Cada capítulo é um ensaio sobre metodologias, estratégias, que oferecem algo mais que os manuais comuns.

Fornecem a compreensão do posicionamento filosófico e conceitual de cada autor, além dos saberes necessários ao fonoaudiólogo para dar um atendimento de qualidade aos seus pacientes.

Trata-se de uma obra que provoca e instiga discussões, debates e análises.

5. Fonoaudiologia e linguagem: Teoria e prática lado a lado

Este livro é o resultado de experiências de fonoaudiólogas formadas pelo Centro Universitário Metodista IPA, as quais integram o GEPEL – Grupo de Estudos e Pesquisa Emanuelle Laborit.

O grupo foi criado na década de noventa por uma das organizadoras deste livro, Marlene Canarim Danesi, por seu interesse em estudar a surdez a partir da visão socioantropológica.

Os objetivos do grupo ampliaram-se e, atualmente, outras questões são estudadas além da surdez. A complexidade da linguagem é o desafio que os profissionais que participaram deste livro se propuseram a enfrentar.

Consideramos que é a partir da linguagem que o ser humano inaugura sua subjetividade, cria e organiza infinitamente suas idéias, formulando e expressando seus pensamentos e desejos de distintas formas.

6. OS DIVERSOS ASPECTOS DA COMUNIÇÃO VOZ FALA LINGUAGUEM

Criado o curso de 4 anos, em nível de bacharelado, a Fonoaudiologia foi evoluindo no Brasil, reconhecendo seu valor e importância na saúde do indivíduo.

Conhecimentos cada vez mais aprofundados, incontáveis pesquisas científicas, excelência de destacados profissionais da área, tudo contribuiu para este reconhecimento. Atualmente, são mais de 30 os cursos em funcionamento.

Hoje, são doze as especialidades no campo da Fonoaudiologia: Audiologia, Fonoaudiologia Educacional, Linguagem, Motricidade Orofacial, Saúde Coletiva, Disfagia, Voz, Fonoaudiologia Neuro funcional, Fonoaudiologia do Trabalho, Gerontologia, Neuropsicologia e Fluência.

E todas, como era de se esperar, voltadas à COMUNICAÇÃO, pois sem ela o ser humano não interage com seu semelhante nem com o mundo que o cerca.

7. Tarefas Para Avaliação Neuropsicológica: Avaliação de Linguagem e Funções Executivas Em Crianças – Vol.1

Neste volume é apresentado um conjunto de tarefas para avaliação neuropsicológica de componentes da linguagem oral, da linguagem escrita e das funções executivas, de forma combinada, que podem auxiliar o processo de avaliação da cognição e da comunicação de crianças com 6 a 12 anos de idade, como parte de baterias flexíveis desenvolvidas caso a caso pelo examinador responsável.

O objetivo da obra é a apresentação, na íntegra, da padronização para aplicação, pontuação e interpretação clínica e das normas de desempenho nas tarefas de

  • Fluência Verbal
  • FV
  • Análise das Estratégias de Evocação da Fluência Verbal
  • Geração Aleatória de Números
  • GAN
  • Teste Hayling
  • Discurso Narrativo Oral
  • DNOI
  • Discurso Narrativo Escrito
  • DNEI

8. FONOAUDIOLOGIA E COVID 19

A atuação do fonoaudiólogo no cuidado do paciente com Covid-19.

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) tem sido um grande desafio, especialmente para os profissionais de saúde.

Neste cenário, faz-se necessária a atuação de equipe multiprofissional, na qual a de fonoaudiologia tem ganhado papel de destaque. Esta obra tem como objetivo apresentar conteúdo de forma integral e abrangente aos fonoaudiólogos envolvidos no cuidado ao paciente com COVID-19.

Entre os assuntos abordados, destacam-se:

  • Fisiopatologia da COVID-19;
  • Biossegurança na fonoaudiologia;
  • Disfagia no COVID-19 – avaliação e intervenção;
  • Abordagem fonoaudiológica na reabilitação funcional do olfato;
  • Alterações vocais em pacientes com COVID-19;
  • Sigilo, confidencialidade e privacidade:
  • princípios para a oferta segura da Tele fonoaudiologia;
  • Comunicação suplementar e alternativa em pacientes com COVID-19;
  • Amamentação e infecção por sars-cov-2: como manejar?;
  • Saúde mental do profissional de saúde.

9. Fonoaudiologia e Linguística: Teoria e Prática

A proposta do livro é preencher a lacuna bibliográfica sobre o tema de enfoque, Fonoaudiologia e Linguística, promovendo, aos fonoaudiólogos, linguistas, pedagogos, profissionais afins e estudantes de graduação e pós-graduação o conhecimento necessário sobre a interface entre essas duas áreas do saber, enfatizando como a Linguística com seus ramos e abordagens contribui na compreensão da língua/linguagem, o objeto de estudo da Fonoaudiologia.

Ao ler cada capítulo, o leitor refletirá sobre a necessidade de conhecer um pouco mais da Linguística para compreender a Fonoaudiologia.

Terá acesso, de forma inédita, a um conteúdo que explana as abordagens e os ramos da Linguística que se inter-relacionam com a Fonoaudiologia.

Quanto aos docentes e discentes dos cursos de graduação e pós graduação no campo da Fonoaudiologia e áreas afins, terão em mãos um livro que contempla as abordagens e os ramos da Linguística essencialmente necessários para a compreensão do objeto comum às duas áreas.

10. Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática

O livro clássico Judith S. Beck sobre a terapia cognitivo-comportamental (TCC), recurso fundamental para terapeutas e estudantes da área da psicologia, chega a sua 3ª edição amplamente atualizado.

Além de apresentar os princípios da técnica, o livro aborda como desenvolver a relação terapêutica, fazer uma conceitualização de caso, planejar o tratamento, estruturar sessões e implementar técnicas cognitivo-comportamentais e experienciais.

Ao longo do livro, também disponível no formato e-book, o leitor poderá acompanhar os casos de dois clientes, um com depressão e ansiedade moderada, e outro com traços de personalidade borderline, que ilustram como um terapeuta habilidoso administra a TCC.

A autora também apresenta a terapia cognitiva orientada para a recuperação (CT-R) ao lado da TCC tradicional, inclui dicas clínicas, questões para reflexão e exercícios práticos, além de demonstrar como integrar estratégias de modalidades como terapia de aceitação e compromisso, terapia comportamental dialética e terapia cognitiva baseada em mindfulness ao tratamento.

11. TRATADO DE FONIATRIA

Uma visão abrangente, e inédita, do diagnóstico médico e tratamento dos problemas de comunicação, aprendizado e desenvolvimento infantil.

Tratado de Foniatria tem como objetivo proporcionar ao leitor uma visão abrangente desta área de atuação da Otorrinolaringologia, que cuida do diagnóstico médico dos problemas de comunicação e aprendizado.

É produto da experiência das autoras no atendimento foniátrico e na formação de médicos e de fonoaudiólogos na área da comunicação humana. Inédita no Brasil, a obra aborda o desenvolvimento infantil e o processo de aquisição de linguagem, retratando as diversas situações nas quais este processo não ocorre de forma adequada.

Há também uma atenção especial aos problemas foniátricos que acometem os adultos e toda uma seção voltada ao processo terapêutico.

Sem dúvidas, é uma obra útil não só para otorrinolaringologistas, mas para todos os profissionais da área da saúde que trabalham e se interessam por comunicação humana e desenvolvimento infantil.

12. Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia

O Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia representa, tanto para profissionais e estudantes da área no Brasil como para profissionais de outros países, um excelente norteador que os direcionará para o que há de mais atual sobre essa área de atuação profissional no mundo.

Cada uma das especialidades compõe uma seção, totalizando as oito seções da obra, distribuídas ao longo de 149 capítulos, nos quais 315 especialistas, mestres e doutores compartilham seus conhecimentos e o que há de mais novo na profissão.

O Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia atenderá aos anseios dos 40.000 fonoaudiólogos brasileiros, além de médicos, dentistas, pedagogos e outros profissionais interessados no trabalho Inter e multidisciplinar.

Com esse mesmo objetivo, profissionais de outros países, os chamados terapeutas da fala, logopedias e outros, buscam na produção da Fonoaudiologia brasileira uma fonte para sua atualização, uma vez que atuam nas mesmas áreas que os profissionais brasileiros. Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail

13. Produção da Fala

Produção da fala trata da anatomia e da fisiologia do aparelho fonador, de técnicas e procedimentos de descrição dos sons da fala e apresenta teorias que explicam sua dinâmica.

O livro se destina àqueles que se interessam em compreender como funciona o mecanismo de produção da fala e, em particular, aos estudantes dos cursos de letras e de fonoaudiologia.

14. Disfagia Infantil

Disfagia Infantil proporciona ao leitor o panorama geral e os procedimentos interdisciplinares específicos mais recentes em disfagia orofaríngea na infância.

Dividido em três partes, o livro apresenta distintos contextos desta abordagem, retratando a atuação de toda a equipe interdisciplinar tão primordial ao diagnóstico e reabilitação da criança com disfagia.

É, sem dúvida, um material de grande importância em um momento histórico na área da disfagia, no qual se buscam respostas para o melhor atendimento da população infantil e para a abordagem dos pais e cuidadores.

15. Análise Sensorial de Alimentos

A ciência sensorial é aplicada não só para alimentos, mas hoje também concentra esforços no desenvolvimento e na padronização de métodos de análise para cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumaria, cremes e loções hidratantes, filtros solares, vestuário, dentre muitos outros produtos de consumo.

A metodologia adequada consegue avaliar a funcionalidade e qualidade sensorial do produto, mas segue muito além, quando buscamos entender como a qualidade desse produto é percebida e valorizada pelo consumidor.

O conceito de qualidade percebida e valorizada pelo consumidor é o objetivo final de todo projeto de inovação. O importante é que o diagnóstico aconteça a partir do consumidor durante o desenvolvimento do produto.

Para dimensionar o valor e a qualidade percebidos, precisamos do recurso da análise sensorial.

Este livro agora tem tríplice objetivo. O primeiro é contemplar a abrangência dos produtos e materiais a serem analisados sensorialmente e, para isso, foram incluídos mais exemplos na área de cosmética, produtos de higiene e beleza, dentre outros.

O segundo objetivo é ser um livro prático e aplicado aos profissionais que atuam na área.

Nele encontra-se o “como fazer”, a partir do entendimento dos métodos e dos procedimentos padronizados e normatizados, seguidos sempre de exemplos práticos, com a descrição completa de todas as etapas de análise.

16. Prática em Medicina do Sono

Tratamento clínico e cirúrgico dos distúrbios do sono e exames complementares, incluindo vídeos. Prática em Medicina do Sono transmite a experiência didática de mais de 30 anos do autor, em conjunto com seus colaboradores nesta área médica específica.

Aborda o sono normal, distúrbios, exames complementares, desde registros polissonográficos até exames com imagens dinâmicas, como a sono endoscopia.

De forma prática e atualizada, apresenta, através de vídeos, tratamentos clínicos e cirúrgicos dos distúrbios do sono.

Esta obra traz, entre outros temas, conhecimento sobre alterações do sono na criança, na mulher e na voz.

Por toda sua gama de informações originais, é uma referência para otorrinolaringologistas, neurologistas, pneumologistas, psiquiatras, pediatras, cirurgiões craniomaxilofaciais, cirurgiões bucomaxilofaciais, cirurgiões dentistas e fonoaudiólogos interessados na área do sono.

17. O fio das missangas

A missanga, todos a veem. Ninguém nota o fio que, em colar vistoso, vai compondo as missangas. Também assim é a voz do poeta: um fio de silêncio costurando o tempo.”

“A vida é um colar. Eu dou o fio, as mulheres dão as missangas.

São sempre tantas as missangas.” É assim que o donjuanesco personagem do conto “O fio e as missangas” define a sua existência. Fazendo jus a essa delicada metáfora, cada uma das 29 histórias aqui agrupadas alia sua carga poética singular à forma abrangente do livro como um todo – vale dizer, ao colar em questão.

Com um texto de intensidade ficcional e condensação formal raras na literatura contemporânea, Mia Couto demora-se em lirismos que a sua maestria de ourives da língua consegue extrair de uma escrita simples, calcada em grande parte na fala do homem da sua terra, Moçambique, um pouco à maneira de Guimarães Rosa, ídolo confesso do autor.

A brevidade das pequenas tramas e sua aparente desimportância épica estão focadas na contemplação de situações, de personagens, ou simples estados de espírito plenos de significados implícitos, procedimento típico da poesia.

Os neologismos do autor, a que os leitores já se habituaram, para além de mera experimentação formalista revelam-se chaves fundamentais de interpretação da leitura. Não por acaso, a maioria dos contos de O fio das missangas adentram com fina sensibilidade o universo feminino, dando voz e tessitura a almas condenadas à não-existência, ao esquecimento.

Como objetos descartados, uma vez esgotado seu valor de uso, as mulheres são aqui equiparadas ora a uma saia velha, ora a um cesto de comida, ora, justamente, a um fio de missangas.

“Agora, estou sentada olhando a saia rodada, a saia amar fanhosa, amarrotada. E parece que me sento sobre a minha própria vida”, diz a narradora de uma dessas belíssimas “missangas” literárias

18. Estimulação da fala: 50 exercícios para bebês e crianças

A partir de 1 ano de idade a criança começa a relacionar gestos com a fala e a emitir sons.

O processo da fala é longo e complexo e envolve o pensamento e a motricidade facial. A criança consegue se comunicar, mas de forma incorreta, necessitando de estimulação desde o nascimento.

Este livro-caixinha tem por objetivo estimular o desenvolvimento da fala e da linguagem em bebês e crianças, para que aprendam de forma correta a emissão dos fonemas.

Os exercícios fonoarticulatórios e as onomatopeias, que são os sons da natureza, dos animais e dos objetos, incentivam a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. Uma obra para ser utilizada também por professores e terapeutas. Indicação: a partir de 1 ano.

Para finalizar e adicionar valor à sua pesquisa e profissão, mostraremos nossos serviços para você que está procurando uma empresa de contabilidade para fonoaudiólogos.

CONTABILIDADE PARA FONOAUDIÓLOGOS.

Procurando por uma assessoria e contabilidade que conhece as particularidades dos Fonoaudiólogos?

Nós, do escritório Francel Menezes Contabilidade, prestamos os seguintes serviços:

  • Contabilidade para Fonoaudiólogos.
  • Declaração de imposto de renda pessoa física para Fonoaudiólogos.
  • Carnê-leão para Fonoaudiólogos.
  • Abertura de empresas (LTDA, EIRELI, EI, MEI, microempresa e etc) para Fonoaudiólogos.
  • Registro de marcas para Fonoaudiólogos.
  • Parcelamentos na Receita Federal;
  • Assessoria e consultoria tributária;
  • Assessoria e consultoria trabalhista; e
  • Assessoria e consultoria empresarial.

Atendemos em todo Brasil.

O que você achou deste nosso conteúdo?

Deixe um comentário no final deste nosso post, com a sua opinião.

Conseguiu entender melhor o assunto?

Caso tenha restado alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato.

Você conhece alguém que precisa conhecer este nosso conteúdo?

Então compartilhe com esta pessoa.

Sabe qual é o nosso maior desejo?

É que você cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos.

_______________________________________________________________________________________

Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo.

Nós escrevemos pensando em vocês.

Por que os ganhos dos YOUTUBERS com adsense NÃO devem ser omitidos perante a Receita Federal?

Vantagens na abertura de uma empresa – Microempresa, MEI, EPP

Youtuber – Registre seu canal no youtube como MARCA

Sites e blogs – Imposto de renda, carnê leão e contabilidade

Fim da monetização dos canais infantis no youtube

Youtuber pode ser MEI (microempreendedor individual)?

Contabilidade especializada para YOUTUBER – monetização e ganhos adsense

Influenciadores digitais (influencers) – Imposto de renda e carnê leão

Publicidade infantil – Youtubers e Influenciadores digitais

Regulamentação da profissão de Youtuber – Projeto de Lei nº 10938/2018

Carnê-leão atrasado youtubers – (imposto de renda monetização adsense)

Monetização de streamers – Imposto de renda e carnê leão

Isenção de imposto de renda Youtuber – monetização adsense

Ganhos de Youtuber e Blogueiro – Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade

Como declarar ganhos do adsense de youtubers? CUIDADO!

Contabilidade para desenvoledores de sites, aplicativos e sistemas (softwares)

Monetização youtuber e imposto de renda – Políticas do Programa google adsense

Monetização adsense e imposto de renda – Políticas do Programa de parceria do youtube

Monetização adsense e imposto de renda – Evitem problemas com as Políticas do youtube e com a Receita Federal

Contabilidade para afiliados (hotmart, monetizze, eduzz e etc)

_____________________________________________________________________________________________________

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los.

Escritório Francel Menezes Contabilidade

E-mail: [email protected]

Instagram: @francelm_contabilidade 

Canal no youtube

Site: http://www.menezescontabilidade.com.br
 
Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/

Telefone (21) 2671-9155

Compartilhar Postagem

Imagem do Autor Escritório Francel Menezes Contabilidade
Acessar Escrito por

Escritório Francel Menezes Contabilidade

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los. Escritório Francel Menezes Contabilidade Solicite nosso whatsapp por email. Atendemos a todo o Brasil. Telefone (21) 2671-9155