Destaques Youtuber, Adsense e Empreendedores Digitais

Carnê leão adsense - imposto de renda e regularização perante a Receita Federal

Olá Youtubers e produtores de conteúdo em geral, sejam bem vindos ao Escritório Francel Menezes Contabilidade!

Antes do assunto principal, eu gostaria de recomendar que nos sigam em nosso Instagram @francelm_contabilidade  para que acompanhem as nossas publicações e novidades sobre assuntos tributários, empresariais e trabalhistas.

Caso tenham alguma dúvida, fiquem a vontade para entrar em contato através do nosso WhatsApp (21) 97254-3286 (clique no botão do WhatsApp) ou e-mail constante no fim da página.

Antes de entrar no assunto desse artigo, vamos explicar a definição de carnê leão.

Agora vamos ao que interessa!

 

Carnê leão: O que é?

De maneira direta, o Carnê-Leão para youtubers é uma obrigação tributária para aqueles criadores de conteúdo que trabalham como pessoa física, produzindo e compartilhando vídeos no YouTube, ou seja, para os que ainda não optaram por abrir uma empresa (pessoa jurídica) para conduzir suas atividades como produtor de conteúdo.

O Carnê-Leão para youtubers representa a responsabilidade de pagar o imposto de renda mensalmente, calculado sobre os ganhos gerados pela monetização do AdSense. O imposto devido sobre os ganhos do AdSense deve ser pago até o último dia útil do mês seguinte ao recebimento dos rendimentos.

O cálculo mensal do imposto para youtubers (Carnê-Leão) é feito aplicando-se alíquotas que variam entre 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%, dependendo do valor recebido. O imposto deve ser recolhido até o último dia útil do mês seguinte ao recebimento dos rendimentos, utilizando o DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal).

 

Carnê leão adsense – imposto de renda e regularização perante a Receita Federal

De acordo com a legislação do imposto de renda, está sujeita ao carnê leão (pagamento mensal obrigatório), a pessoa física residente no Brasil que receber, dentre outros:

Rendimentos de fontes do exterior, tais como, trabalho assalariado ou não assalariado, uso, exploração ou ocupação de bens móveis ou imóveis, transferidos ou não para o Brasil, lucros e dividendos. 

Sendo assim, os rendimentos recebidos do exterior pelos YOUTUBERS, pagos pelo google adsense, networks ou outro, bem como os rendimentos recebidos do exterior por YOUTUBERS por serviços de publicidade, divulgação, ou qualquer outro serviço, estão sujeitos ao carnê leão.

É muito comum recebermos emails e telefonemas de youtubers, que alegam desconhecer esta obrigatoriedade e na maioria dos casos, já estão há meses ou há anos recebendo rendimentos do google adsense, sem calcular mensalmente o imposto e pagar via darf, e sem entregar a Declaração de imposto de renda informando os rendimentos recebidos.

Surpreendem-se mais ainda ao saberem que podem ser fiscalizados e autuados a qualquer momento pela receita federal, que pode aplicar multas pesadíssimas caso identifique o não pagamento do imposto na forma do carnê-leão e a omissão destes rendimentos na Declaração de imposto de renda. Para ser mais preciso, a multa em caso de autuação é de 75% do valor do imposto que deixou de ser pago, e ainda há a cobrança de juros por atraso.

Portanto, o ideal é que busquem a regularização o mais cedo possível, e principalmente, antes que a receita federal intime e inicie a fiscalização. Assim, é possível regularizar arcando apenas com o valor do imposto acrescido de encargos por atraso.

Se você está nesta situação, o primeiro passo é buscar uma assessoria tributária especializada para regularizar o período passado em que o imposto não foi pago, e manter-se em dia daqui para frente.

 

Assessoria Contábil para Youtubers: Qual a importância?

Com o crescimento exponencial da indústria de conteúdo digital, especialmente no universo do YouTube, tornou-se cada vez mais vital para os youtubers entenderem e gerenciarem suas finanças de forma eficaz. Nesse contexto, a assessoria contábil desempenha um papel fundamental, oferecendo uma variedade de benefícios cruciais para os criadores de conteúdo. Aqui estão algumas razões pelas quais a assessoria contábil é essencial para os youtubers:

1. Cumprimento das Obrigações Fiscais:

Os youtubers estão sujeitos a obrigações fiscais específicas, como o pagamento de impostos sobre os rendimentos obtidos com a monetização de vídeos. Uma assessoria contábil especializada pode garantir que todos os impostos sejam calculados corretamente e pagos dentro dos prazos estabelecidos pela legislação fiscal.

 

2. Redução de Gastos e Avaliação de Benefícios Fiscais:

Os profissionais contábeis têm o conhecimento necessário para identificar todas as deduções fiscais e benefícios disponíveis para os youtubers. Isso inclui despesas relacionadas à produção de vídeos, equipamentos, despesas de escritório em casa, entre outros. A maximização dessas deduções pode ajudar a reduzir a carga tributária e otimizar a situação financeira do youtuber.

 

3. Planejamento Financeiro Estratégico:

Uma assessoria contábil pode ajudar os youtubers a desenvolver um plano financeiro estratégico para alcançar seus objetivos a curto e longo prazo. Isso pode incluir metas de poupança, investimentos inteligentes e estratégias para o crescimento financeiro sustentável.

 

4. Evitar Penalidades e Problemas Legais:

O não cumprimento das obrigações fiscais pode resultar em penalidades financeiras significativas e problemas legais para os youtubers. Uma assessoria contábil experiente pode ajudar a evitar esses problemas, garantindo que todas as declarações fiscais sejam precisas e apresentadas dentro dos prazos estabelecidos.

 

5. Foco Total no Conteúdo:

Ao ter um profissional contábil cuidando dos aspectos financeiros do negócio, os youtubers podem se concentrar totalmente na criação de conteúdo de alta qualidade e no engajamento com seu público. Isso permite que eles aproveitem ao máximo seu tempo e talento, sem se preocupar com questões contábeis complicadas.

 

Portanto, ao contar com o suporte de profissionais especializados, os youtubers podem ter tranquilidade financeira e focar no que fazem de melhor: entreter e informar seu público.

Entrem em contato conosco. Podemos assessorá-los e orientá-lo. Além disso, devido a nossa experiência em atendimento a youtubers, sabemos o caminho para reduzir o impacto tributário sobre os rendimentos do seu canal.

 

 

 

Bom, acho que com este breve resumo, foi possível alertá-los para esta obrigação. Atentem-se para o carnê leão e para a declaração de imposto de renda.

Podemos regularizar a sua situação fiscal perante a Receita Federal do Brasil caso você tenha deixado de pagar o seu imposto nos meses anteriores e orientá-lo a exercer a sua atividade e profissão pagando menos tributos e sem correr riscos tributários.

Caso reste alguma dúvida, basta nos enviar um email ou entrar em contato através do whatsapp (21) 97254-3286, ou clicando no botão flutuante desta página. 


Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos youtubers, influencers digitais, blogueiros, streamers, instagramers, facebookers, twitchers e outros, que destaco abaixo.

Nós escrevemos pensando em vocês.

Ganhos de Youtubers com Google Adsense – Imposto e tributação

Por que os ganhos dos YOUTUBERS com adsense NÃO devem ser omitidos perante a Receita Federal?

Vantagens na abertura de uma empresa – Microempresa, MEI, EPP

Youtuber – Registre seu canal no youtube como MARCA

Fim da monetização dos canais infantis no youtube

Youtuber pode ser MEI (microempreendedor individual)?

Contabilidade especializada para YOUTUBER – monetização e ganhos adsense

Influenciadores digitais (influencers) – Imposto de renda e carnê leão

Publicidade infantil – Youtubers e Influenciadores digitais

Regulamentação da profissão de Youtuber – Projeto de Lei nº 10938/2018

Carnê-leão atrasado youtubers – (imposto de renda monetização adsense)

Monetização de streamers – Imposto de renda e carnê leão

Isenção de imposto de renda Youtuber – monetização adsense

Ganhos de Youtuber e Blogueiro – Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade

Como declarar ganhos do adsense de youtubers? CUIDADO!

Contabilidade para desenvoledores de sites, aplicativos e sistemas (softwares)

_____________________________________________________________________________________________________

Francel Menezes Contabilidade é um escritório de assessoria tributária, contábil, trabalhista e comercial, que atende clientes de todos os estados, e que possui experiência em atender inúmeros prestadores de serviços, tais como:  

– Área da Saúde: MédicosPsicólogosFonoaudiólogosDentistasNutricionistas, Terapeutas Ocupacionais e diversos Profissionais de Saúde. 

– Empreendedores digitais: YoutubersinfluencersBlogueirosParceiros do Google adsenseInfoprodutoresAfiliadosGamersStreamersModelos produtoras de conteúdoProfissionais de marketingfreelancersProfissionais de T.IProgramadoresDesenvolvedoresarquitetos e Designers. 

Ah, não deixe de conhecer o nosso Blog de Notícias Empresariais. Nosso primeiro site. 

 

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los.  

Escritório Francel Menezes Contabilidade  

E-mail: [email protected]  

Instagram: @francelm_contabilidade  

Canal no youtube  

Site: Menezes Contabilidade

Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/  

Telefone (21) 2671-9155 

Compartilhar Postagem

Imagem do Autor Escritório Francel Menezes Contabilidade
Acessar Escrito por

Escritório Francel Menezes Contabilidade

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los. Escritório Francel Menezes Contabilidade Solicite nosso whatsapp por email. Atendemos a todo o Brasil. Telefone (21) 2671-9155