Notícias

voltar

Como ganhar dinheiro com blogs e sites (monetização de blogs)?

Aprenda como fazer com que seu blog gere renda para você.

Olá produtores de conteúdo, sejam bem vindos ao escritório Francel Menezes Contabilidade.

Instagram: @francelm_contabilidade 

Como muitos dos nossos clientes atuam na produção de conteúdos em blogs e sites próprios, resolvemos publicar este artigo com o objetivo de ajudar aqueles que possuem interesse em ingressar nesta área e obter rendimentos trabalhando por conta própria.

Façam bom proveito.

Nota: O conteúdo abaixo, entre linhas, foi terceirizado para inclusão em nosso site.


Estabeleça seu blog

O primeiro passo para você começar a monetizar seu blog é definir o que ele será, ou seja, você deve definir qual será o assunto do blog e qual o nicho que você pretende alcançar.

A partir do momento que você estabelecer isto, começar a tocar o seu blog e obter uma frequência de usuários, você pode começar a efetivamente ganhar dinheiro com seu blog. Antigamente, era um pouco mais simples realizar a monetização com blogs, já que era somente necessário criar um conta no Google Adsense e adicionar alguns anúncios no seu site.

Porém, isso não significa que hoje em dia seja mais difícil, mas é necessário um pouco mais de empenho para gerar receita a partir do seu blog.

 

 

Principais plataformas de blog

Agora que você já estabeleceu o que seu blog será, vamos colocar a mão na massa e começar a fazer com que ele vire realidade. Uma vez definido o nicho que será explorado, você precisará escolher um sistema de gerenciamento de conteúdo.

A principal função do CMS é possibilitar com que você crie e gerencie seu blog sem ter a necessidade de conhecimentos em programação, além de possibilitar com que você faça seus artigos mais monetizáveis.

Conheça agora os principais sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) que te possibilitam inserir a monetização do Adsense e programa de afiliados para te ajudar a criar seu blog.

 

  • Wordpress

O Wordpress é o CMS mais conhecido e utilizado do mundo. Isso se dá pelo fato dele ser a mais intuitiva e estável plataforma entre todas as concorrentes, além dela ser a mais interessante para novatos em criação de blogs.

A principal desvantagem em relação ao Wordpress são as suas contínuas atualizações e de tempos em tempos você terá que fazer a manutenção da plataforma.

 

  • Drupal

O Drupal é a plataforma de blogs mais segura e personalizável que existe atualmente. Ele possibilita a inserção de recursos bem mais complexos que irão te ajudar a fazer um gerenciamento e analisar o seu blog com maior eficiência.

A questão do Drupal é que ele necessita de um maior conhecimento técnico em programação, isso faz com que ele seja perfeito para desenvolvedores web, mas bastante restritivo para iniciantes.

 

  • Joomla

Assim como o Wordpress, o Joomla é perfeito para iniciantes. O Joomla como uma plataforma de código aberta que hospeda inúmeros blogs permite que o usuário consiga construir seu blog do zero sem a necessidade de um conhecimento em programação.

Alguns dizem que o Joomla é até mais fácil que o Wordpress, mas o que faz com que ela seja menos escolhida que o Wordpress é pelo fato dela ser menos flexível que suas concorrentes e já teve problemas com segurança no passado.

 

Agora que você já conhece as principal plataformas de blog, entenda os métodos de monetização de blogs mais efetivos que existem hoje em dia.

 

 

Propagandas

A propaganda é o método clássico de monetização de blogs e até hoje é bastante efetivo. Quando você estiver começando com seu blog, o mais indicado é que você utilize o Google Adsense, mas com o tempo você pode ir para redes de propagandas privadas que oferecem mais rentabilidade, pois toda publicidade feita por elas é altamente filtrada para o nicho que você escolheu.

Este aqui é apenas o primeiro passo para você começar a monetizar seu blog e apesar de ele geralmente ser a principal via de rentabilidade dos blogs, isso não significa que ele deva ser o único método.

Quanto mais você conseguir diversificar sua renda, maior será a probabilidade do seu blog dar certo caso o objetivo seja gerar rendimentos.

 

 

Prestação de serviços

Você pode utilizar seu blog para anunciar seus próprios serviços, e dessa maneira, ele será uma espécie de portifólio no qual as pessoas podem ter acesso devido a algum conteúdo relevante que você construiu.

Como dito, você irá construir um conteúdo relevante baseado no serviço que você quer fornecer e enquanto a pessoa estiver envolvida com o conteúdo você pode anunciar os seus serviços e atrair cliente por ali.

E a melhor parte é que não importa o tipo de serviço que você ofereça, sendo desde redação, design, música, entre várias outras opções que você pode oferecer.

 

 

Programa de afiliados

Outra forma efetiva de você monetizar seu blog são os programas de afiliados. Basicamente, eles funcionam a partir de um link que você mesmo adiciona ao seu blog que guia a pessoa a uma determinada ação, como por exemplo, comprar um produto ou serviço.

Assim que a pessoa executar a ação determinada pelo programa, você receberá uma comissão e seu blog ganhará mais relevância dentro do programa de afiliados.

O conteúdo mais recomendado para este tipo de monetização é avaliação de produtos, pois dessa forma você pode colocar este link de maneira orgânica dentro do seu artigo.

Um exemplo para esta situação é o programa de afiliados da Amazon.com, onde você faria um artigo sobre um produto em específico e no fim dele colocaria o link que direcionaria o leitor direto para a compra deste produto.

 

 

Venda de produtos

Assim como a prestação de serviços, você pode utilizar seu blog para promover seus produtos. Novamente, para esta forma de ganhar dinheiro com blogs funcionar, você deve desenvolver conteúdo relevante e envolvente e a partir dele promover os produtos que você tem para oferecer.

Lembrando que estes produtos podem tanto ser digitais quanto físicos. Tudo que você precisa é construir uma comunidade leal em volta do seu blog e fornecer um produto relevante para ela.

 

 

Artigos patrocinados

Outra forma clássica de rentabilidade, onde uma empresa chega ao dono do blog e compra um post para que ele promova algum produto ou serviço do seu interesse. Este post geralmente é camuflado e oferece este produto ou serviço de maneira disfarçada, vinculado com algum tema relacionado a ele.

Para este tipo de rentabilidade, é necessário que você tenha um tráfego razoável no seu blog, mas caso você já tenha um tráfego constante no seu site, é possível você entrar em contato com algumas empresas menores, como startups, para oferecer seus serviços.

 

 


Contabilidade, imposto e tributação para blogueiros

Se por acaso você já possui um site ou um blog e está gerando renda, ótimo! Parabéns!

É importante que saiba e conheça também as suas obrigações fiscais e tributárias, e que se mantenha em dia com o pagamento de imposto para evitar problemas com a Receita Federal do Brasil, que pode aplicar multas pesadíssimas (de 75%) caso ela identifique a omissão de rendimentos e o NÃO pagamento de imposto.

Em resumo, uma pessoa física residente no Brasil que receber rendimentos do exterior em um determinado mês, deve calcular seu imposto de renda sobre estes rendimentos, sendo o vencimento do imposto no mês seguinte ao do recebimento.

Da mesma forma, esta regra (conhecida como carnê leão) também se aplica aos rendimentos recebidos de outras pessoas físicas residentes no Brasil.

A declaração de ajuste, conhecida como Declaração de imposto de renda pessoa física, é feita anualmente, de primeiro de março até trinta de abril do ano seguinte ao ano calendário em que forem recebidos os rendimentos, caso a pessoa física se enquadre nos critérios de obrigatoriedade divulgados pela receita federal.

Nesta declaração, são consolidadas informações de rendimentos recebidos, imposto pago ao longo do ano calendário anterior mediante o carnê-leão, informações de despesas que podem reduzir o imposto, além de informações patrimoniais (bens, direitos e obrigações).   

O cálculo mensal do imposto (carnê-leão) é realizado mediante a aplicação de alíquotas que variam entre 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%, a depender do valor recebido, devendo o imposto, ser recolhido até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do rendimento como dito acima, através de DARF (Documento de arrecadação da receita federal).

Tendo em vista estes altos percentuais, o ideal é que, quem ainda trabalha e atua como pessoa física, além de buscar a regularização do seu imposto de renda, solicite uma avaliação sobre a viabilidade de abertura de uma empresa (pessoa jurídica) para continuar exercendo a sua atividade.

Além de outros benefícios, a carga tributária é muito menor. Basta entrar em contato conosco para que possamos orientá-lo e esclarecer suas dúvidas. Acesse este nosso conteúdo para conhecer alguns benefícios.

Temos bastantes artigos úteis sobre o assunto para instruí-los, e logicamente, a qualquer momento vocês podem entrar em contato conosco via email, whatsapp ou telefone.

Nós, do escritório Francel Menezes Contabilidade, prestamos serviços de contabilidade, assessoria tributária, declaração de imposto de renda pessoa física, abertura de empresas (LTDA, EIRELI, EI, MEI, microempresa), e registro de marcas para youtubers, blogueiros, influencers (influenciadores digitais), streamers, gamers, cursos on line, produtores de conteúdos em geral, profissionais de marketing e publicidade, desenvolvedores de sites, aplicativos (apps), softwares, e diversos outros prestadores de serviços como profissionais da saúde, engenheiros, arquitetos e etc.

Podemos regularizar a sua situação fiscal perante a Receita Federal do Brasil caso você tenha deixado de pagar o seu imposto nos meses anteriores e orientá-lo a exercer a sua atividade e profissão pagando menos tributos e sem correr riscos tributários daqui para frente.

Caso reste alguma dúvida, basta nos enviar um email ou entrar em contato através do whatsapp (21) 97254-3286, ou clicando no botão flutante desta página. 

Temos certeza que seu objetivo é crescer cada vez mais. Cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos.

Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos youtubers, influencers digitais, blogueiros, streamers, instagramers, facebookers, twitchers e outros, que destaco abaixo. Nós escrevemos pensando em vocês.

_____________________________________________________________________________________________________

Por que os ganhos dos YOUTUBERS com adsense NÃO devem ser omitidos perante a Receita Federal?

Vantagens na abertura de uma empresa - Microempresa, MEI, EPP

Youtuber - Registre seu canal no youtube como MARCA

Fim da monetização dos canais infantis no youtube

Youtuber pode ser MEI (microempreendedor individual)?

Contabilidade especializada para YOUTUBER - monetização e ganhos adsense

Influenciadores digitais (influencers) - Imposto de renda e carnê leão

Publicidade infantil - Youtubers e Influenciadores digitais

Regulamentação da profissão de Youtuber - Projeto de Lei nº 10938/2018

Carnê-leão atrasado youtubers - (imposto de renda monetização adsense)

Monetização de streamers - Imposto de renda e carnê leão

Isenção de imposto de renda Youtuber - monetização adsense

Ganhos de Youtuber e Blogueiro - Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade

Como declarar ganhos do adsense de youtubers? CUIDADO!

Contabilidade para desenvoledores de sites, aplicativos e sistemas (softwares)

Monetização youtuber e imposto de renda - Políticas do Programa google adsense

Monetização adsense e imposto de renda - Políticas do Programa de parceria do youtube

Monetização adsense e imposto de renda - Evitem problemas com as Políticas do youtube e com a Receita Federal

Contabilidade para afiliados (hotmart, monetizze, eduzz e etc)

_____________________________________________________________________________________________________

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los.

Escritório Francel Menezes Contabilidade

Solicite nosso whatsapp por email. Atendemos a todo o Brasil.
 
E-mail: ffmcontabil@gmail.com

Instagram: @francelm_contabilidade 

Canal no youtube

Site: http://www.menezescontabilidade.com.br
 
Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/

Telefone (21) 2671-9155