Blog

Conheça a história da gigante Samsung

Você conhece a história da gigante Samsung? Se você está pesquisando sobre a história da gigante Samsung, saiba que você encontrou o lugar certo!

Relacionamos uma explicação do TecMundo para você conhecer a história da gigante Samsung.

Nesse conteúdo você poderá entender a trajetória dessa marca de grande sucesso no ramo da tecnologia.

Poderá aprender lições e extrair muita informação de qualidade capaz de inspirar você em seu projeto e na sua história.

E quem sabe algum dia estaremos aqui contando a sua história?

Conheça abaixo a história da gigante Samsung.

Nós, do escritório Francel Menezes contabilidade, prestamos assessoria tributária e empresarial para empreendedores digitais, que consideramos como aqueles que não só trabalham pela internet, mas aqueles que criam e desenvolvem projetos e ideias digitais.

Adoramos conhecer projetos, ideias e pesquisamos muito sobre essas histórias de sucesso, por isso tivemos a intenção de criar este artigo, como inspiração para todos.

Início modesto

Tudo começou na Coreia do Sul, mais precisamente em 1938. Com 28 anos, o empresário Byung-Chull Lee já acumulava investimentos em plantações de arroz e muitos estudos em economia, mas resolveu abrir com verba bem limitada uma empresa chamada Samsung Trading Company na cidade de Daegu.

Você não encontrava eletrônicos por lá: ela era uma pequena loja de importação e exportação de produtos como peixe desidratado, vegetais e macarrão.

O nome vem dos caracteres coreanos “Sam”, que significa três, e “Sung”, que é estrela. O numeral no país significa “grande, vasto e forte”, e esses deveriam ser os pilares da empresa. As logos da Samsung tinham as três estrelas até 1993, quando foi criado o famoso símbolo com o emblema em azul.

Em dez anos, a Samsung Trading Company se tornou uma das maiores empresas do setor no país, dona de moinhos e fábricas próprias. Tecido, açúcar e algodão eram alguns dos principais produtos da empresa nessa época.

Primeira pedra no caminho

A companhia expandiu para a capital Seul em 1947, ficando mais influente e ajudando a desenvolver o comércio regional e internacional do país. Porém, aconteceu a Guerra da Coreia, o conflito e a instabilidade da região obrigou Byung-Chull Lee a deixar a cidade.

Ele quase perdeu todo o negócio devido ao conflito, mas a diversidade de produtos oferecidos e espalhados por várias cidades manteve a Samsung de pé.

Negócios bem variados, como construção de refinarias, venda de fertilizantes e até de seguros de vida ajudaram a empresa a sobreviver.

O nome “Samsung Corporation” foi oficializado no fim da década de 1940, quando um parceiro comercial impulsionou ainda mais a companhia.

Que venham os aparelhos!

Já em 1969, finalmente nasceu a Samsung Electronics. O que era para ser apenas mais um braço dessa já enorme empresa virou um de seus principais setores.

O primeiro produto foi um televisor preto e branco que foi um sucesso, mas logo ela passou a fazer também modelos a cores e lançar eletrodomésticos, como geladeiras, máquinas de lavar e fornos de micro-ondas.

Na década de 1970, a Samsung abraçou mais áreas e ajudou até na fabricação de navios, além de entrar na indústria de semicondutores.

A Samsung também entrou no mercado da computação do jeito dela, chegando com tudo. Ela se tornou em 1992 a maior fabricante de chips de memória e discos de armazenamento para PCs.

Continuando o legado

Em 1987, morreu o fundador Byung-Chull Lee. Quem assumiu a presidência foi um de seus filhos, Lee Kun-hee, que está no cargo até hoje. Ele foi o responsável por transformar a Samsung em uma marca global, expandindo as vendas para outros países e incluindo executivos estrangeiros.

A Samsung foi então reestruturada e separada para focar só em algumas indústrias, mas ainda fabricando muita coisa. Ela ficou com os setores de pesquisa e desenvolvimento em produtos químicos, engenharia e eletrônicos, deixando de lado a parte de alimentos.

Chips e celulares: agora o jogo começa.

Mas quando ela se tornou a Samsung que conhecemos hoje? Seguindo com a história, o setor de telecomunicações nasceu na década de 1970, mas a empresa agiu com calma no começo, fazendo pesquisas e criando componentes

O celular de estreia foi o SH-100. Ele surgiu em 1988, depois que engenheiros da Samsung compraram celulares da Motorola para estudar como ele funcionava. Não foi um sucesso comercial, mas se tornou histórico por ser o primeiro criado e fabricado inteiramente na Coreia do Sul.

A partir daí, você já conhece a história. A Samsung expandiu mundialmente o mercado de celulares, inclusive abrindo uma fábrica no Brasil em 1998.

Expandindo a galáxia

Tem como falar de celular Samsung hoje em dia sem desconectá-la da família Galaxy? O primeiro lançado foi Samsung Galaxy i7500, em 2009, já com sistema operacional Android.

Tanto ele quanto o primeiro Galaxy S, que saiu no ano seguinte, não fizeram muito alarde no mercado, mas receberam ótimas avaliações.

Nem todo mundo gosta da interface TouchWiz, isso é verdade. Mas ela se mostrava uma alternativa original no mercado.

E como não falar do Galaxy Y, primeiro modelo de muita gente e super em conta no Brasil? Estrondoso mesmo foi o Galaxy S2, que foi um sucesso esmagador e colocou a empresa de vez entre as maiores fabricantes de smartphones para nunca mais sair das cabeças.

No começo de 2012, a Samsung se tornou a maior fabricante de telefonia do mundo, ultrapassando gigantes como Nokia e Motorola.

Os outros Galaxy seguiram com inovações e um hardware poderoso, geralmente apresentados durante o Mobile World Congress, sempre em fevereiro e em Barcelona.

Quem quebrou essa tradição foi Galaxy S8, que trouxe o Infinity Display com bordas quase imperceptíveis e nova assistente pessoal Bixby.

E os smartphones geraram algumas variantes.

O primeiro Galaxy Note foi lançado com muita desconfiança.

Em 2011, uma tela de 5,3 polegadas era considerada imensa e pouca gente acreditava em um híbrido entre tablet e celular.

Se deu certo? Em só dois meses, 1 milhão de unidades foram vendidas, e a série é uma das mais badaladas da empresa.

E não dá para esquecer a linha Galaxy Tab, cujo modelo de estreia foi o primeiro tablet do mercado com Android.

Em termos de celulares, a lista vai longe: poderíamos falar das famílias A, J, C, Ativ, Grand e por aí vai.

É simplesmente impossível listar todas as famílias de tablets e celulares da Samsung.

A empresa é até criticada por lançar aparelhos demais dos modelos de entrada até os top de linha, vários deles muito parecidos entre si ou só para alguns mercados.

Polêmicas e tropeços

E claro que uma empresa tão grande e influente não poderia escapar de algumas polêmicas.

A Samsung é cheia delas: algumas bem explicadas, outras nem tanto. O presidente Lee Kun-hee chegou a pedir as contas em 2008 devido a acusações de evasão fiscal e pagamento de subornos, mas foi perdoado pelo governo e voltou dois anos depois.

Recentemente, o seu próprio filho e atual herdeiro da marca também teve problemas com a Lei.

Lee Jae-yong responde em julgamento por fazer parte de um escândalo de corrupção que envolve até a ex-presidente da Coreia da Sul.

Além disso, existe também toda a história envolvendo o Galaxy Note 7. Por problemas na composição e montagem das baterias, vários modelos explodiram ou entraram em combustão do nada. O produto sofreu recall, foi proibido em voos e virou piada mundial.

A Samsung encarou o tribunal muitas vezes desde 2011 por acusações de quebra de patente da Apple e contra-atacou acusando a Maçã de cópia da interface e do formato de seus produtos.

Após anos de apelações e tentativas de banir a venda dos aparelhos uma da outra, a disputa ainda não acabou, mas a Samsung tem perdido as últimas batalhas na corte e deve ser obrigada a pagar uma bolada para a rival.

Apesar da rivalidade, a Samsung fornece chips e outros componentes para produtos como o iPhone e o iPad, em uma parceria que ajuda os dois lados.

Junto com outras empresas, a Samsung ajudou a Coreia do Sul a virar uma potência mundial no setor e continua relevante até hoje por lá e em todas as partes do mundo.

Você pode até não ser um grande fã dela, mas não tem como negar que ela é hoje um dos principais nomes do mundo da tecnologia.

Dessa forma, finalizamos o nosso post, e agradecemos por ler até aqui!

O que você achou deste nosso conteúdo? 

Deixe um comentário no final deste nosso post, com a sua opinião. 

Conseguiu entender melhor o assunto? 

Caso tenha restado alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato. 

Você conhece alguém que precisa conhecer este nosso conteúdo? 

Então compartilhe com esta pessoa. 

Sabe qual é o nosso maior desejo? 

É que você cresça organizadamente. Não cresça acumulando riscos. 

_______________________________________________________________________________________ 

Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à história de outros aplicativos ou redes sociais, que destaco abaixo. 

Escrevemos pensando em vocês. 

A surpreendente história da Amazon que você precisa conhecer 

Netflix: Tudo sobre a história da empresa que revolucionou o mercado do entretenimento

Conheça a impressionante história do Facebook

Instagram: Conheça a história dessa rede social fantástica

Orkut: A história de uma rede social que já fez muito sucesso

Yahoo: Os altos e baixos do site de busca que já foi um dos mais famosos do mundo

Whatsapp: A história do aplicativo que está entre os mais famosos do mundo

Twitter: Histórias e curiosidades sobre essa rede social conhecida pelo mundo todo

Telegram: A história da rede social que vem crescendo mais a cada dia

Uber: Saiba tudo da história de como surgiu o aplicativo

_____________________________________________________________________________________________________ 

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los.

Escritório Francel Menezes Contabilidade.

E-mail: [email protected]

Instagram: @francelm_contabilidade

Canal no YouTube

Site: http://www.menezescontabilidade.com.br 
 

Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/

Telefone (21) 2671 – 9155

Compartilhar Postagem

Imagem do Autor Escritório Francel Menezes Contabilidade
Acessar Escrito por

Escritório Francel Menezes Contabilidade

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los. Escritório Francel Menezes Contabilidade Solicite nosso whatsapp por email. Atendemos a todo o Brasil. Telefone (21) 2671-9155