Notícias

voltar

Os melhores 20 livros de enfermagem que você vai conhecer!

Enfermagem: 20 livros ótimos para aperfeiçoar seu conhecimento

Se você está em busca dos melhores 20 livros de enfermagem que você vai conhecer, você está no lugar certo.

Aqui neste conteúdo, nós relacionamos os melhores 20 livros de enfermagem, para você se aprofundar no assunto.

Incrivelmente, nós também buscamos sobre outras profissões e procuramos entender melhor cada uma, e nós pensamos em compartilhar um pouco da nossa pesquisa com vocês. 

Quem sabe, dessa maneira, podemos te ajudar nesta tarefa.

E por que nós pesquisamos sobre os melhores 20 livros de enfermagem que você vai conhecer?

Porque o nosso escritório também pesquisa e estuda muito as questões relacionadas à Enfermeiros, fisioterapeutas, oftalmologistas, fonoaudiólogos, psiquiatras, cirurgiões, dentre diversos outros temas, e resolvemos compartilhar isso com vocês.

Se você é um Enfermeiro, presta consultoria na área ou qualquer outra categoria de especialização relacionada a área, saiba que a nossa empresa ajuda a organizar e regularizar a sua situação fiscal e evitar as altas multas impostas pela Receita Federal do Brasil.

Orientamos sobre como fazer o cálculo do imposto de renda sobre ganhos recebidos do exterior ou recebidos de outras pessoas físicas pela prestação de serviços como freelancer (Trabalhador independente) ou até mesmo serviços contínuos, realizamos todos os procedimentos de cálculo, elaboração e transmissão da declaração de imposto de renda e também a abertura de empresas e registro de marcas. 

Então, caso você seja um Enfermeiro, Alergista, Oftalmologista, Urologista ou atue em qualquer outra área da saúde, e precise de um escritório de contabilidade especializado em sua área, já sabe a quem procurar.

Você poderá entrar em contato conosco através do nosso WhatsApp empresarial para esclarecer todas as dúvidas que tiver, pelo WhatsApp (21) 97254-3286 ou clicando aqui.

 

Os melhores 20 livros de enfermagem que você vai conhecer!

Conforme a Estácio explica, O enfermeiro trabalha para promover a saúde das pessoas, por cuidados relativos à alimentação, higiene, administração de medicamentos, realização de curativos e outras intervenções. É o profissional que lida diretamente com o paciente e com seus familiares.

E sabendo disso, relacionamos uma lista com os melhores 20 livros de enfermagem que você vai conhecer, do site AtualizaCursos.

Vamos lá:

 

1. Enfermagem em cardiologia: Procedimentos em unidade semi-intensiva por Rita de Cássia Ribeiro de Macedo

A equipe da semi-intensiva e coronariana do Hospital Israelita Albert Einstein reuniu seus profissionais de enfermagem e colaboradores para consolidar este manual de procedimentos, métodos e protocolos aplicados no cuidado de pacientes que apresentam algum distúrbio cardiovascular e demandam observação intensiva, sobretudo nos casos de:

  • suspeita ou confirmação de infarto do miocárdio;
  • insuficiência cardíaca;
  • edema agudo de pulmão;
  • arritmias.

A obra explana em 18 capítulos processos que variam desde a realização de procedimentos invasivos e de emergência, como cardioversão elétrica e colocação de marca-passo transcutâneo, até procedimentos dialíticos e ventilação com pressão positiva não invasiva.

Destacam-se também itens dedicados à assistência da enfermagem em cardiopatia associada a diabete melito, acidente vascular cerebral e infecções.

 

2. Enfermagem em cardiologia por Ana Paula Quilici

Enfermagem em Cardiologia, agora em sua 2ª edição, revista, atualizada e ampliada, é livro que, sem sombra de dúvida,continuará o seu percurso vitorioso como o mais completo trabalho sobre o assunto até hoje publicado no Brasil.

Envolve 6 Editores, 123 Colaboradores, 6 seções, 52 Capítulos, num total de 1.048 páginas.

A equipe é multidisciplinar e multi-institucional.

São enfermeiros, cardiologistas, intensivistas, clínicos e cirurgiões, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Apesar de sua abrangência e a complexidade com que trata os assuntos, o livro é de linguagem fácil e de leitura acessível. Acresce sua itemização e didática serem extremamente criativas, desenvolvidas sob estruturação linear.

Assim, os capítulos apresentam de forma geral o seguinte sequenciamento de acordo com as seções:

I. História da Enfermagem em Cardiologia no Brasil

II. Anatomia, Bases Fisiológicas e Exame Físico

III. Métodos Diagnósticos em Cardiologia

IV. Fisiopatologia e Tratamento

V. Prevenção e Fatores de Risco Cardiovascular

VI. Qualidade Assistencial e Treinamento

É livro, pois, que se fundamenta em princípios e conceitos teóricos, dando ao enfermeiro o preciso conhecimento do exercício e da prática do cuidar do cardiopata, a que se agregam raciocínio clínico, habilidade e sensibilidade humana.

Enfermagem em Cardiologia, 2ª edição se constituirá em livro de referência e de consulta obrigatórias para todo o enfermeiro vivamente interessado em aprimorar sua qualificação profissional.

 

3. Enfermagem em cardiologia cuidados avançados por Jurema da Silva Herbas Palomo

Este livro foi preparado para ser texto de apoio aos estudiosos da cardiologia e aos interessados na complexidade do atendimento em situações críticas dos sistemas cardiocirculatório, respiratório e renal.

O objetivo principal de Enfermagem em cardiologia: cuidados avançados é reunir orientações sobre procedimentos de enfermagem especializados e realizados com materiais e equipamentos de alta complexidade.

 

4. Enfermagem em cardiologia por Susan L. Woods

Enfermagem em Cardiologia tornou-se um clássico nos Estados Unidos como obra de referência para enfermeiros responsáveis pelos cuidados de pacientes com doenças cardíacas.

Totalmente revisada e atualizada, esta quarta edição revela os procedimentos e as técnicas mais avançadas existentes na atualidade, incorporando o processo de enfermagem e as estratégias de pensamento crítico, além de estabelecer os fundamentos dos tópicos com base na teoria, anatomia e fisiologia.

O livro está dividido em cinco partes:

  1. Anatomia e fisiologia.
  2. Respostas fisiológicas e patológicas.
  3. Avaliação da doença cardíaca.
  4. Tratamento da doença cardíaca.
  5. Promoção da saúde e prevenção de doença

Esta edição mantém a tradição de excelência estabelecida pelos editores, de modo que mais de 90% dos capítulos foram escritos por especialistas em cardiologia.

A vasta utilização de figuras, tabelas e referências a renomados membros de equipes de saúde faz com que esta seja a obra mais indicada para os estudantes e uma fonte de consulta completa para os profissionais da área.

 

5. Enfermagem em Cardiologia

Enfermagem em Cardiologia é o maior e mais abrangente livro publicado em língua portuguesa no Brasil sobre o assunto.

Envolve 6 Editores 101 Colaboradores 48 Capítulos que somam 928 páginas.

A equipe é multidisciplinar e multi-institucional. São enfermeiros cardiologistas intensivistas clínicos e cirurgiões.

Apesar de sua abrangência e a complexidade com que trata os assuntos o livro é de linguagem fácil e de leitura acessível. Acresce sua itemização e didática serem extremamente criativas desenvolvidas sob estruturação linear. 


6. Enfermagem do trabalho: Programas, procedimentos e técnicas, de Márcia Moraes

Repleta de ilustrações, com linguagem clara e objetiva, esta publicação aborda as principais técnicas que regem a enfermagem do trabalho.

Discute o surgimento da enfermagem do trabalho no Brasil e as funções que desempenham os profissionais de enfermagem do trabalho dentro da empresa.

Descreve as normas que devem ser observadas nos procedimentos de limpeza e esterilização de instrumentais, noções de biossegurança e conduta em exposição a material biológico.

As principais técnicas para avaliação das atividades dos trabalhadores, fornecendo parâmetros ao médico para diagnóstico, e a maneira correta de realizar a coleta, o armazenamento e o envio das amostras para exames toxicológicos são assuntos tratados.

Orienta a calibração dos instrumentos utilizados na avaliação do trabalhador e os destinados à esterilização de material, de acordo com as legislações vigentes.

Na quarta edição, revisada e atualizada, são tratados tópicos atuais, como empreendedorismo, acessibilidade, sustentabilidade, plano de gerenciamento de resíduos em serviço de saúde, sistema de gestão em saúde e segurança do trabalho, assim como provas funcionais empregadas na enfermagem do trabalho, sendo as principais antropometria, dinamometria, espirometria, acuidade visual, tonometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, teste do banco, teste de vedação dos respiradores, Fit Test e coleta de material para exame.

 

7. Ergonomia: Fundamentos e Aplicações, de Vanderlei Moraes

O ergonomista tem um papel muito importante no planejamento e na reformulação de espaços e equipamentos de trabalho.

Cientes dessa importância, os autores inovam na abordagem do assunto ao discutir os principais conceitos e sua aplicação de forma direta e concisa, considerando as necessidades de seu público-alvo.

O livro é dividido em seis capítulos, organizados conforme a sequência de conteúdos mais utilizada nas ementas das disciplinas de ergonomia.

De um apanhado histórico, que introduz o aluno no mundo da ergonomia, a uma discussão detalhada sobre a análise ergonômica do trabalho, esta obra é um recurso indispensável aos estudantes da área – do aluno de cursos técnicos, especialmente ergonomia e segurança no trabalho, aos alunos das disciplinas da área integrantes dos currículos dos mais diversos cursos de graduação e pós-graduação, como engenharias, arquitetura e ciências da saúde.

 

8. Enfermagem do Trabalho, de Geraldo Mota

Esta obra foi idealizada para servir de referência à enfermagem ocupacional, fornecendo informações essenciais para auxiliar estudantes e profissionais de enfermagem a fazer escolhas certas, tomar decisões seguras e assistir ao cliente de maneira efetiva.

O dinamismo e a complexidade dos assuntos relacionados à área de saúde ocupacional estimulam a equipe de enfermagem do trabalho a se atualizar e prestar serviços e assistência de alta qualidade aos trabalhadores.

Para tal, este livro representa uma excelente fonte técnica de apoio. Publicado pela primeira vez há 12 anos, Enfermagem do Trabalho sustenta-se com grande aceitação no meio acadêmico, pela abrangência dos temas abordados e pela competência dos autores.

Em resposta a essa aceitação e em respeito aos leitores, aprimoramos ainda mais esta edição, que foi totalmente reformulada e ampliada.

 

9. Manual de Prevenção de Acidentes do Trabalho, de José Aldo Peixoto

Este manual aborda a situação dos acidentes do trabalho no Brasil e sua conceituação legal. Destaca as principais medidas de proteção coletiva e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) do trabalhador nas operações e atividades insalubres e perigosas, de forma a neutralizar ou reduzir os riscos de acidente no ambiente de trabalho.

Manual destinado às empresas, especialmente as do setor industrial, bem como aos sindicatos, aos profissionais das áreas de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, aos membros da Cipa e, de modo geral, aos empregadores e empregados.

 

10. Segurança e Saúde no Trabalho – Esquematizada

A obra Segurança e Saúde no Trabalho Esquematizada, contemplando todas as Normas Regulamentadoras, surge após a experiência do lançamento, em 2012 e 2013, de dois vitoriosos livros abordando as NRs 1 a 19 e a 28.

Nessa nova experiência, impulsionados pelos diversos contatos com alunos das mais diferentes formações e por profissionais da área de SST e, ainda, pelo feedback de nossos leitores, inserimos – além das NRs 20 a 36 – dois novos e importantes capítulos, que abordam de maneira bastante objetiva, detalhada e sobretudo esquematizada a OHSAS 18.001 (Gestão de SST) e a NBR 14.280 (Acidente de Trabalho).

É uma obra que, como as anteriores, tem a finalidade de atender a um público de variada formação, interessado em conhecer – em detalhes – o que há de mais importante nas Normas Regulamentadoras acerca de temas como Acidente de Trabalho, Gestão de SST, etc..

Considerando a necessidade rotineira da aplicação desse saber em suas atividades, bem como agregar um valor diferenciado àqueles que estudam para concursos públicos, como o de Auditor Fiscal do Trabalho, Procurador do Trabalho, Juiz do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, entre outros.


11. Enfermagem em UTI: Cuidando do Paciente Crítico, de Katia Grillo Padilha

O maior livro da Série Enfermagem, Enfermagem em UTI: cuidando do paciente crítico, é composto de 59 capítulos divididos em nove seções que focalizam e detalham os diversos distúrbios que acometem o paciente crítico, assim como os cuidados a pacientes oncológicos, em pós-operatório e em outras situações que requerem monitorização especial.

Os temas relacionados à gestão em UTI abordam desde aspectos éticos, legais e de humanização do cuidado intensivo até a gestão de qualidade nessas unidades.

O conteúdo primoroso em sua essência, abrangência e atualização propicia aos enfermeiros, professores, alunos e estudiosos da atenção ao ser humano uma oportunidade de identificar os principais conhecimentos necessários ao trabalho nas unidades de terapia intensiva, e os modos formais de incorporação desses conteúdos nas ações cuidativas do cotidiano dessas unidades, cujo progresso se destaca dia a dia na área da saúde.

 

12. Cuidados Críticos em Enfermagem, de Larissa Chaves

Cuidados Críticos em Enfermagem destaca a importância da abordagem multiprofissional no cuidado do paciente e aborda desde a fisiologia, a prevenção e o diagnóstico até o acompanhamento de exames para o tratamento mais eficaz, evidenciando o papel do profissional de enfermagem em situações clínicas muitas vezes tão desafiadoras.

Dividida em seis partes e estruturada para consulta rápida e prática, esta obra apresenta os principais distúrbios e doenças encontrados na rotina hospitalar, todos exemplificados com análises e estudos de casos reais, aprovados por Comitês de Ética em Pesquisa, servindo como excelente guia para enfermeiros e estudantes de enfermagem.

 

13. Cuidados Críticos em Enfermagem – Uma Abordagem Holística, de Patricia Gonce Morto

O clássico da Enfermagem que faz a diferença na formação de estudantes e na atualização de profissionais.

Este livro traz texto baseado em pesquisas mais recentes e mantém o foco nos cuidados de excelência a pacientes em estado crítico e seus familiares.

Esta 11ª edição oferece conteúdo didático, fotografias e ilustrações de alta qualidade e uma abordagem holística das complexidades da prestação de cuidados em situações críticas.

Patricia Gonce Morton e Dorrie K. Fontaine apresentam a teoria e os princípios de cada tema no contexto da aplicação clínica, a fim de promover o pensamento crítico e as tomadas de decisão, enfatizando a posição central do paciente nos esforços da equipe de saúde.

 

14. Monitoramento do Paciente Crítico: Habilidades Fundamentais para Enfermagem , de Philip Jevon

Guia valioso e acessível ao monitoramento de pacientes em condição crítica, este livro fornece, a estudantes e profissionais, as habilidades e o conhecimento clínicos necessários para que avaliem pacientes de risco, identifiquem prioridades essenciais e ofereçam atendimento rápido e eficiente.

 

15. Condutas no Paciente Grave, de Elias Knobel

Em ”Condutas no paciente grave” Elias Knobel conseguiu reunir uma equipe que demonstrou que, dispondo de alta tecnologia e de recursos humanos qualificados, foi possível concretizar a produção e a realização de publicações e trabalhos científicos.

Condutas no paciente grave é um livro no qual toda esta experiência adquirida está contida nas suas diversas seções e capítulos, divulgando e gerando conhecimento para os profissionais de saúde.


16. Enfermagem na uti neonatal: assistência ao recém-nascido de alto risco, de Raquel Tamez

Enfermagem na UTI Neonatal apresenta tecnologias simples e  eficazes para que os profissionais alcancem o máximo de eficiência ao prestarem os cuidados e proporcionarem o bem-estar ao neonato.

O conteúdo a abrangem desde a organização da  unidade neonatal, a admissão do recém-nascido até a sua alta  hospitalar.

Os conhecimentos científicos cuidadosamente organizados, a descrição minuciosa do conteúdo e a clareza dos Protocolos assistenciais transmitem aos leitores a certeza de que o aprendizado é contínuo.

 

17. Enfermagem Neonatal: Cuidado Integral ao Recém-Nascido, de Aspásia Basile Gesteira Souza

Enfermagem Neonatal – Cuidado Integral ao Recém-nascido” chega em sua 2ª edição integralmente revista, ampliada e atualizada.

A obra tem como proposta transmitir os mais importantes  conhecimentos sobre as intervenções da equipe ao recém-nascido de baixo risco, entre as quais se destacam:

  • a promoção e a adaptação do recém-nascido ao meio extrauterino;
  • o exame físico neonatal;
  • o uso adequado de aparelhos de fototerapia;
  • a minimização dos estímulos nociceptivos;
  • a utilização de instrumentos que decodifiquem a linguagem de dor nos recém-nascidos;
  • o incentivo ao aleitamento materno; e

o método canguru. Como se vê, é livro por demais abrangente, apresentando 1  Editora, 11 Colaboradores, 15 capítulos, 3 anexos.

 

18. Manual Prático de Enfermagem Neonatal: Escola de Enfermagem  da Universidade de São Paulo – EEUSP, de Aspásia Basile Gesteira Souza

Manual Prático de Enfermagem Neonatal tem por base protocolos e procedimentos respaldados nas melhores evidências da prática da enfermagem.

Apresenta texto objetivo, conciso e de ações lineares, conduzindo, assim, o leitor a todo esclarecimento  possível e aprendizado dentro dos limites da moderna enfermagem neonatal.

Seu conteúdo é abrangente. Envolve todos os aspectos  ligados à assistência do recém-nascido na sala de parto.

Cita-se, aqui, os seus principais temas: “” Assistência e Avaliação do Recém-nascido na Sala de Parto “” Avaliação da Idade Gestacional e Classificação do Recém-nascido “” Sinais Vitais e Medidas Antropométricas “” Anamnese e Exame Físico “” Avaliação e Tratamento Não Farmacológico da Dor “” Amamentação “” Higiene Corporal e Cuidados com o Coto Umbilical ” e entre outros.

 

19. Manual de Assistência em Enfermagem Neonatal, de Amélia Fumiko Kimura

Segundo volume da Série Especialidades, a obra é resultado do trabalho de um grupo de enfermeiras e docentes da Universidade de São Paulo com vasta experiência em enfermagem neonatal.

Aborda o recém-nascido sadio e de riscos, doenças sistêmicas e procedimentos de rotina realizados na unidade neonatal considerando o contexto brasileiro.

Uma publicação que traz sua contribuição aos profissionais cuja formação baseia-se no compromisso com a sociedade e acima de tudo na paixão pelo tema.

 

20. Wong fundamentos de enfermagem pediátrica, de David Wilson, Marilyn Hockenberry, e outros

A 10º edição de Wong Fundamentos de Enfermagem Pediátrica apresenta inovações e atualizações deconteúdo, as etapas do ciclo de vida da infância e adolescência, o cuidado centrado na família e na comunidade e a prática baseada em evidências como marco de referência para a composição de cada um dos capítulos do livro.

Na atual edição traduzida para o português, o conteúdo foi adequado à realidade brasileira. Neste sentido, a
legislação do exercício profissional e de proteção à infância, as diretrizes éticas da prática profissional de enfermagem, as mais recentes recomendações de órgãos governamentais
brasileiros foram incluídas para tornar o conteúdo da obra aplicável ao contexto de ensino de enfermagem e de prática profissional nos cenários de atuação no país.

 

Para finalizar e adicionar valor à sua pesquisa e profissão, mostraremos nossos serviços para você que está procurando uma empresa de contabilidade para enfermeiros.

 

CONTABILIDADE PARA ENFERMEIROS

Procurando por uma assessoria e contabilidade que conhece as particularidades dos Enfermeiros?

Nós, do escritório Francel Menezes Contabilidade, prestamos os seguintes serviços:

  • Contabilidade para Enfermeiros.
  • Declaração de imposto de renda pessoa física para Enfermeiros.
  • Carnê-leão para Enfermeiros.
  • Abertura de empresas (LTDA, EIRELI, EI, MEI, microempresa e etc) para Enfermeiros.
  • Registro de marcas para Enfermeiros.
  • Parcelamentos na Receita Federal;
  • Assessoria e consultoria tributária;
  • Assessoria e consultoria trabalhista; e
  • Assessoria e consultoria empresarial.

Atendemos em todo Brasil.

 

O que você achou deste nosso conteúdo?

Deixe um comentário no final deste nosso post, com a sua opinião.

Conseguiu entender melhor o assunto?

Caso tenha restado alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato.

Você conhece alguém que precisa conhecer este nosso conteúdo?

Então compartilhe com esta pessoa.

Sabe qual é o nosso maior desejo?

É que você cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos.

_______________________________________________________________________________________

Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo.

Nós escrevemos pensando em vocês.

Por que os ganhos dos YOUTUBERS com adsense NÃO devem ser omitidos perante a Receita Federal?

Vantagens na abertura de uma empresa - Microempresa, MEI, EPP

Youtuber - Registre seu canal no youtube como MARCA

Sites e blogs - Imposto de renda, carnê leão e contabilidade

Fim da monetização dos canais infantis no youtube

Youtuber pode ser MEI (microempreendedor individual)?

Contabilidade especializada para YOUTUBER - monetização e ganhos adsense

Influenciadores digitais (influencers) - Imposto de renda e carnê leão

Publicidade infantil - Youtubers e Influenciadores digitais

Regulamentação da profissão de Youtuber - Projeto de Lei nº 10938/2018

Carnê-leão atrasado youtubers - (imposto de renda monetização adsense)

Monetização de streamers - Imposto de renda e carnê leão

Isenção de imposto de renda Youtuber - monetização adsense

Ganhos de Youtuber e Blogueiro - Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade

Como declarar ganhos do adsense de youtubers? CUIDADO!

Contabilidade para desenvoledores de sites, aplicativos e sistemas (softwares)

Monetização youtuber e imposto de renda - Políticas do Programa google adsense

Monetização adsense e imposto de renda - Políticas do Programa de parceria do youtube

Monetização adsense e imposto de renda - Evitem problemas com as Políticas do youtube e com a Receita Federal

Contabilidade para afiliados (hotmart, monetizze, eduzz e etc)

_____________________________________________________________________________________________________

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los.

Escritório Francel Menezes Contabilidade

E-mail: ffmcontabil@gmail.com

Instagram: @francelm_contabilidade 

Canal no youtube

Site: http://www.menezescontabilidade.com.br
 
Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/

Telefone (21) 2671-9155