Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Gestão de processos, experiência do cliente e cultura da inovação: conheça a Confiare, uma empresa extraordinária!

Gestão de processos, experiência do cliente e cultura da inovação: conheça a Confiare, uma empresa extraordinária!

Há 15 anos, já era possível imaginar uma empresa contábil sem calculadora e que pudesse abrir mão das jurássicas impressoras matriciais

Autor: Roberto Dias DuarteFonte: O Autor

Há 15 anos, já era possível imaginar uma empresa contábil sem calculadora e que pudesse abrir mão das jurássicas impressoras matriciais, para trabalhar de modo quase 100% digital? Das mentes inquietas do casal Arnaldo dos Santos e Cristiane Andrade, a Confiare nascia em 2003, na capital fluminense, justamente com estes princípios que norteiam os negócios de hoje, em que tecnologia e gestão são utilizadas em larga escala para otimizar tempo, dinheiro e mão de obra especializada.

Mesmo com apenas dois funcionários além dos sócios, a empresa surgiu adotando uma rígida política de gestão de processos, amparada pela ampla experiência de Cristiane em grandes empresas e multinacionais.

“Nós tínhamos manual de tudo, até mesmo plano de cargos e salários, ainda que fossemos apenas em quatro pessoas. Assim, quando começássemos a crescer, saberíamos cada detalhe do que seria preciso fazer. E se você começa com esse nível de planejamento, a chance de cometer erros cruciais se reduz praticamente a zero”, destaca a administradora e empresária contábil.

Sped e a cultura da reinvenção

Arnaldo dos Santos e a equipe Confiare

A estratégia traçada desde o princípio deu certo e, em 2009, a empresa já tinha 16 colaboradores e vivia um período de aparente tranquilidade. Foi então que precisou, num curto espaço de tempo, implantar o então temido Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) em um grande cliente que acabara de contratar os seus serviços.

Cristiane Andrade e a equipe Confiare

“Vivemos um período traumático, pois o nosso sistema não estava preparado para atender àquela demanda. Teve dia de eu chegar 8h da manhã e sair ás 22h do dia seguinte sem dormir, na tentativa de fazer o sistema funcionar da forma como precisávamos”, conta Cristiane.

Depois de mudarem de software e conseguirem fazer a implantação em tempo recorde, os sócios da Confiare aprenderam uma das lições mais preciosas para o bem-sucedido futuro do negócio. Seria preciso se reinventar constantemente e apostar com ainda mais força na tecnologia se quisessem crescer de maneira escalável e sustentável.

“Focamos muito em treinamentos, capacitação da equipe e, o mais importante, em mudar a imagem da empresa de uma vez por todas. O trauma foi tão grande, que não concebíamos passar por tudo aquilo novamente”, relembra Cristiane.

SESCON-RJ, um divisor de águas

Naquela época, o casal estava começando a frequentar o SESCON-RJ (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro), em busca de obter as informações necessárias para saber se realmente vinha seguindo o caminho correto.

“Foi um divisor de água para nós, pois pudemos conviver com empresários contábeis à frente de negócios dos mais variados portes e com histórias diferentes. Aquilo abriu ainda mais a nossa mente, começamos a frequentar todos os cursos e eventos e a conhecer de perto aquelas empresas, trocando experiências que foram fundamentais para realinharmos uma série de processos no nosso negócio”, relata Arnaldo.

Cada vez mais entusiasmados com os novos conhecimentos, amizades e networking propiciados pela atuação no SESCON-RJ, Arnaldo e Cristiane passaram a se envolver de corpo e alma naquela nova experiência, até naturalmente ocuparem cargos de direção na entidade.

Em 2017 veio o principal reconhecimento a tanta dedicação ao universo contábil, quando Arnaldo tomou posse como presidente do SESCONJ-RJ, tendo a esposa e sócia como uma de suas diretoras e grande incentivadora nessa desafiadora empreitada. “Encaro essa atuação como uma missão”, resume Arnaldo.

Software para contadores, um projeto ambicioso

Juntando uma cultura organizacional altamente tecnológica, o networking de primeira qualidade alimentado no SESCON-RJ e a obsessão pela organização dos processos, em 2013 os sócios da Confiare partiram em busca de uma meta ambiciosa: ter o seu próprio sistema de gestão contábil.

Passaram, então, a visitar empresas contábeis, identificar detalhadamente as dores dos empresários e validar as informações práticas e teóricas obtidas até então para desenharem um software capaz de conquistar os contadores pela sua eficiência, facilidade de operação e segurança nas informações trocadas com os clientes.

Todo esse esforço seria recompensado em 2017, com o lançamento do G-click, em sociedade com o também empresário contábil Richard Werneck.

“Colocamos no software tudo o que sabíamos de gestão de contabilidade, focando não só no colaborador da empresa contábil que vai operacionalizar no dia a dia, mas também no gestor. É um sistema muito visual, trabalhado em cores, de maneira que se limita a mostrar onde o contador precisa agir. Só de olhar, rapidamente ele já sabe o que precisa fazer, liberando tempo para atuar de maneira mais estratégica nos clientes”, explica Cristiane.

“Já temos 130 clientes no Brasil e a meta é chegar a 500 até o final do ano e expandir mundialmente”, projeta a empresária contábil.

Disney: bebendo na fonte da inovação e excelência no atendimento

programa “A Magia da Liderança Inovadora”

O espírito inovador e a cultura da reinvenção incentivada no dia a dia da empresa levaram os sócios da Confiare a investirem em um curso para vivenciar de perto o jeito Disney de atendimento ao cliente. Foram quatro dias de imersão, em Orlando, nos Estados Unidos, a fim de desenvolveras competências mais avançadas de liderança e atendimento ao cliente, criando um plano de ação prático para implantar na empresa e no SESCON-RJ os conhecimentos adquiridos no curso.

“O que mais nos impressionou foram as estratégias utilizadas para o desenvolvimento das lideranças, a cultura organizacional e o olhar apurado para a experiência do cliente. Tem muito espaço para colocar isso dentro das empresas contábeis e, a partir desse aprendizado, já estamos melhorando uma série de aspectos na Confiare”, afirma Cristiane.

“As aulas, o trabalho de campo, a visita ao hospital com padrão de atendimento Disney, a possibilidade de conhecer os bastidores… Tudo isso foi extremamente enriquecedor para nós e os cerca de 20 empresários contábeis que participaram deste que foi o primeiro evento internacional do SESCON-RJ. As empresas contábeis têm muito a ganhar com isso”, finaliza Arnaldo dos Santos.