Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Profissionais de Contabilidade agora podem usar Carteira Digital Profissional

Profissionais de Contabilidade agora podem usar Carteira Digital Profissional

Os profissionais da área contábil agora podem adquirir a carteira digital profissional, adotada pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade

Autor: Maria LuísaFonte: A Autora

Os profissionais da área contábil agora podem adquirir a carteira digital profissional, adotada pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade (CFC e CRC, respectivamente). Para isso, é necessário ter registro ativo em uma das unidades regionais do órgão.

A vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade, Lucélia Lecheta, considera que os CFC/CRCs são pioneiros na modalidade. Segundo ela, a adoção do formato veio para acompanhar a evolução tecnológica e a modernidade propostas por outras carteiras, como a de motorista e demais documentos de identificação.

Entretanto, a aquisição da carteira digital não é obrigatória, sendo válidas ambas as versões. Outra vantagem, além da praticidade, é que a nova versão também é gratuita.

Existem duas maneiras de obter a versão digital. Para quem já possui o modelo físico mais recente (com o chip), basta efetuar o download do aplicativo CRCDigital em seu dispositivo móvel, digitar o CPF e acessar o cadastro com a senha do CRC ou do Sistema on-line do CFC. Já para quem não possui tal modelo, ou foi aprovado recentemente no exame de suficiência, é necessário contatar o CRC para coleta dos dados biométricos e de imagem.