Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Desafios do Terceiro Setor em tempos de pandemia

Desafios do Terceiro Setor em tempos de pandemia

Instituto BH Futuro aponta empatia como alternativa para a sobrevivência das organizações sociais

Autor: Leonardo CoelhoFonte: O Autor

Instituto BH Futuro aponta empatia como alternativa para a sobrevivência das organizações sociais

Além dos alarmantes números de casos e óbitos causadas pela Covid-19, soma-se à crise, os milhões de desempregados, fome, desequilíbrio nas decisões e relações entre os governos, famílias enlutadas sem apoio emocional, aumento nos problemas relacionados com a saúde mental, falta de auxilio econômico, angústias e incertezas sobre o dia de amanhã.

Sem a previsão de vacinação em massa e conscientização total da população sobre os riscos da doença, a cada dia, o problema parece ganhar novas dimensões no país. “Nesse triste e desafiador cenário, a palavra empatia tem recebido destaque e, as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) estão desempenhando um trabalho essencial para a população em dificuldade”, apontou Leonardo Coelho, presidente do Instituto BH Futuro (IBHF).

De acordo com Leonardo, na pandemia, muitas instituições do terceiro setor tornaram-se ainda mais essenciais, pois têm sido as responsáveis pela sobrevivência de muitas famílias. Além da arrecadação e distribuição de alimentos, itens de higiene e roupas, muitas prestam atendimento psicossocial e educacional, zelando pelo futuro das próximas gerações.

“Em 2020, logo no início da crise, a maioria dessas instituições conseguiu arrecadar bons valores e itens de primeira necessidade, vindos da iniciativa privada e também de pessoas físicas. Agora, em 2021, com o prolongamento da situação, novas famílias entraram para essa lista e estão passando por dificuldades. Consequentemente, os números de arrecadações estão ficando menores”, comentou.

Reflexo disso, uma pesquisa do Datafolha para a fabricante de bebidas Ambev, divulgada na Exame em dezembro do ano passado, apontou que as empresas do terceiro setor esperam enfrentar muitas dificuldades para se manter quando o mundo começar a se recuperar da covid-19.

Entre os diversos resultados apresentados na pesquisa, entre as principais dificuldades esperadas estão a falta de apoiadores financeiros, segundo 41% das ONGs que responderam à pesquisa, doações de materiais e equipamentos, para 13%, e voluntários para ajudar a organização a se reerguer, na opinião de 11%.

“De fato, a cada dia o nosso cenário fica mais crítico, pois as fontes de receitas ficaram mais enxutas. Para o pós-pandemia, será uma situação difícil de ser revertida. Levará um certo tempo para a recuperação de todos os recursos”, explicou o presidente do IBHF.

Nova realidade, novo formato, novos resultados

Com o isolamento social, na tentativa de minimizar algumas dessas dificuldades, mantendo os atendimentos e famílias assistidas sempre em contato, o IBHF precisou inovar, usando a tecnologia e as redes sociais como instrumento de apoio.

“Com a suspensão das atividades presenciais, migramos para trabalho remoto. Nesse contexto de crise, nos mobilizamos ao máximo para continuar o atendimento à comunidade e famílias já assistidas por nós”, explica a coordenadora de projetos, Maíra Matos.

Para aproximar ainda mais a comunidade, eles também criaram um grupo no Facebook para interação entre atendidos, famílias, comunidade e amigos do IBHF. Encontros virtuais online entre educandos e educadores também estão sendo realizados.

Seguindo a tendência das lives, o Instituto também organizou muitas atividades online. Entre os temas de curiosidades e aulas práticas, estiveram: “Benefícios do Ballet” - 201 visualizações; “Live Hip Hop” - 217 visualizações; “Live Música” - 197 visualizações.

Mesmo aplicando o atendimento online às famílias, por conta das limitações econômicas dos assistidos, nem todos têm acesso a smartphones, computadores ou até internet, e as atividades acabam não atingindo todo o público atendido presencialmente pela instituição.

“Isso também tem sido um grande desafio, pois sabemos o quão importante é o atendimento presencial na vida das crianças e de todos os familiares inclusos em nossa assistência social. É uma situação angustiante, mas mantenho a esperança de que logo estaremos juntos novamente e desfrutando de todas as atividades proporcionadas pelo espaço IBHF”, finalizou Maíra.