Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

"Brasileiro tem perfil empreendedor, mas país poderia ajudar mais", analisa especialista

"Brasileiro tem perfil empreendedor, mas país poderia ajudar mais", analisa especialista

A cada dia, novas pessoas decidem empreender no Brasil

Autor: Emilio CuryFonte: 0 autor

A cada dia, novas pessoas decidem empreender no Brasil. Em 2021, dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontavam que o Brasil ocupava o quinto lugar no ranking global na taxa de empreendedorismo, ficando atrás apenas da República Dominicana, Sudão, Guatemala e Chile, respectivamente.

O alto número reflete a vocação do brasileiro em recomeçar. Seja em função do desemprego, acentuado durante a pandemia, ou por estar infeliz no trabalho anterior, muitos trabalhadores optaram pelo empreendedorismo.

Foi o caso da Juliana Araujo, que trocou um emprego de 11 anos em um banco, para empreender ao lado do marido. Hoje eles lideram uma empresa de higienização de estofados, tapetes e cortinas, além de uma lavanderia no Jardim Antártica em Ribeirão Preto-SP.

- “Em 2020, quando eu optei pela saída da instituição financeira, fiquei um tanto insegura, pois todos os meses havia o salário fixo, além de todas as garantias, como convênio médico, por exemplo. Porém, eu estava infeliz. Não queria mais aquele trabalho. Como meu marido me apoiou a sair para empreender ao lado dele, eu não pensei duas vezes. É claro que há preocupações novas, como a obtenção de clientes, mas a qualidade de vida, aliada ao poder de decisão e horários flexíveis, me fazem ter certeza que fiz a escolha certa. Hoje estou muito mais feliz e temos planos de novos serviços que agreguem ao negócio” – explicou.

Além de Juliana, outros profissionais trocaram “o certo” pelo “duvidoso” e não se arrependeram.

Julia Florim advogou por oito anos em uma instituição financeira e decidiu sair. Na função de funcionária, adquiriu ampla experiência que é utilizada hoje em sua nova fase.

- “Hoje me especializei em Direito Previdenciário e tenho cartela de clientes fiel. Ao possibilitar uma boa aposentadoria ao meu cliente, ele me indica e novos trabalhos surgem. Só o que sei é que sou muito mais feliz trabalhando em meu escritório. Empreendo e a cada dia, concentrada em meu próprio negócio, tenho ideias novas para favorecer clientes e ampliar meu leque de negócios”, explicou a advogada, que ao sair do antigo trabalho, se curou de uma gastrite nervosa.

Segundo o empresário Emilio Cury, especialista neste tipo de assunto, a vida é uma grande motivadora. Quando o ambiente de trabalho é bom, o funcionário se motiva a ficar. Quando não é, o mesmo se motiva a sair.

Além disso, para muitos, empreender é a única opção:

- “Empreender é um grande desafio, mas ao mesmo tempo é muito gratificante. A pessoa cresce como profissional e como humano. Aprende com erros e evolui muito mais depressa. Eu mesmo já quebrei várias vezes, até consolidar minhas empresas”, explicou.

De acordo com ele, após o negócio do empreendedor amadurecer, ele terá mais tempo para a família.

- “Não há comparação. Quem empreende, aprende mais e é muito mais feliz. Porém, penso que o Brasil, que a cada dia lança mais empreendedores, deveria zelar mais por esta classe, desburocratizando as coisas e eliminando situações que dificultam o dia a dia. É neste sentido que a classe política deve lutar. Afinal, já são milhões de empreendedores, e este número só deve aumentar”, explicou Emilio Cury, que milita pelos empreendedores do Estado de São Paulo.