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As 10 Principais Características de Uma Mentalidade Empreendedora

As 10 Principais Características de Uma Mentalidade Empreendedora

A pesquisa revela ainda que 56% dos empreendedores que estão começando ou já abriram uma empresa identificaram uma oportunidade.

Pesquisa recente, realizada pela GEM – Global Entrepreneurship Monitor, mostra que quase 40% dos brasileiros adultos são empreendedores. Esta taxa é superior a dos Estados Unidos, México, Alemanha, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A pesquisa revela ainda que 56% dos empreendedores que estão começando ou já abriram uma empresa identificaram uma oportunidade.

Identificar uma oportunidade é uma característica própria dos empreendedores, porém uma mentalidade empresarial é muito mais do que isso.

A Mentalidade Empresarial é construída ao longo do tempo, ninguém nasce com ela, portanto, é possível para qualquer pessoa Pensar de Forma Empreendedora, o que é vital no mundo dos negócios.

Existem 10 Características Principais que devem compor esta Mentalidade Empresarial, para que a empresa tenha uma Vida Longa e Saudável. São elas:

1. O Autoconhecimento

É o autoconhecimento que nos permite identificar os maiores e os menores desafios na nossa personalidade, ou seja, nossos pontos fortes e nossos pontos fracos.

Saber, com clareza, quais são as nossas competências, nossos comportamentos e nossas habilidades vai fazer toda diferença nos resultados que queremos obter.

Estes três componentes da personalidade são, na vida de um empresário, fundamentais para o sucesso dos negócios.

A busca pelo autoconhecimento pode e deve ser orientado por um Coach Experiente.

2. Ter Foco em Resultados

A grande maioria dos empreendedores, principalmente no início do negócio, envolvidos nas atividades para colocar a empresa para funcionar, esquecem de planejar e ficam Sobrecarregados Pelas Tarefas do Dia a Dia.

Outros, que já tem o negócio em andamento, estão vivendo as angústias da Falta de Um Planejamento, que deveria ter sido feito lá no início.

Todo negócio precisa que todos da empresa tenham o Foco das Suas Atividades Voltadas Para Resultados que trazem Lucros, e para isso é necessário um Planejamento.

Um planejamento de longo, médio e curto prazo possibilita que todos possam focar nos resultados estabelecidos, uma vez que a direção do negócio está determinada.

Não saber para onde o negócio está indo, significa que qualquer lugar serve e uma Mentalidade Empresarial voltada para a Alta Performance não se contenta com qualquer lugar.

3. Habilidade de Execução e de Comunicação

Nenhuma empresa pode existir sem uma boa equipe, com exceção daquelas que a legislação estabelece como “empresa” para efeito de pagamento de tributos, as conhecidas MEI, as demais vão precisar de Equipe Para Crescer.

Todo planejamento necessita de quem o execute e que faça isto com eficiência. E é aí que entra uma equipe de Alta Performance, para levar o negócio a atingir as metas estabelecidas.

O líder com uma mentalidade empresarial precisa saber como executar o planejamento e, para isto, ele deve saber se comunicar quando estiver reunido com sua equipe.

Todo negócio necessita de Processos Bem Executados e, para isto, é preciso que todos na empresa sejam envolvidos e saibam para onde o negócio os levará e a melhor forma de fazer isto é por meio de Reuniões Produtivas.

Estas reuniões podem ser semanais, quinzenais ou mensais dependendo da característica de cada empresa, mas precisam ser feitas.

Além destas reuniões serem fundamentais para o crescimento do negócio, ainda possibilitam o crescimento pessoal de cada membro da equipe, possibilitando que todos, líder e liderados, desenvolvam suas habilidades de execução e comunicação.

4. O Empreendedor e o Gestor

Os empreendedores são aqueles que vêm uma oportunidade e vão em frente.

Eles se dispõem a correr riscos, quaisquer que sejam e isto porque compreendem que é preciso tempo para que os resultados apareçam e que também é necessário Superar Muitos Desafios.

Os empreendedores têm a capacidade de se apaixonar pelas oportunidades e são movidos por uma intuição, que é própria de uma Mentalidade Empresarial de Sucesso.

Eles são muito flexíveis, se adaptam às mudanças e resistem com muita determinação às adversidades.

Os gestores são aqueles que são muito bons em planejar, uma vez que são pessoas muito focadas naquilo que estão fazendo, não se dispersam com facilidade e por isto são muito bons em controles e acompanhamento de atividades.

Além disso, também são capazes de tomar decisões muito rapidamente, principalmente quando estas decisões estão relacionadas com a Execução dos Planejamentos.

Toda empresa precisa de pessoas que tenham estas características para que tenha uma Alta Performance e, consequentemente, Grandes Resultados.

É preciso que os empreendedores e os gestores da equipe estejam sintonizados e com objetivos comuns.

O líder dessa equipe de empreendedores e gestores precisa, quando não tem, desenvolver uma Mentalidade Empresarial com estas duas características e a boa notícia que isto é possível de ser desenvolvido.

O líder com estas características é um Empresário de Alta Performance!

5. O líder engajador

Um Líder Engajador é aquele que tem a capacidade de Reunir, Guiar, Orientar e recompensar pessoas em torno de um Objetivo Comum.

Ele sabe fazer reuniões bem estruturadas que trazem resultados, sabe orientar e guiar aqueles que têm alguma dificuldade, mostrando o caminho e possibilitando que os membros da equipe se desenvolvam em treinamentos.

O líder engajador é aquele que conquista seu “time” e é admirado! Ele é o exemplo, é nele que a equipe se inspira.

O líder engajador é aquele que exige pontualidade e é pontual, exige dedicação e é dedicado, exige compromisso e se mostra comprometido, o que pede para ser feito é o que ele faz também.

6. Planejar e Executar

Planejar não é uma característica muito forte dos brasileiros, se comparados com os japoneses, por exemplo, que têm a habilidade de serem bem detalhistas e pacientes para executar um planejamento.

Temos muito a aprender com eles, e a boa notícia é que ao longo dos anos muitas de nossas empresas têm implantado conceitos administrativos modelados dos japoneses.

Saber planejar, ou seja, estabelecer um plano de ação para atingir um determinado objetivo, é de fundamental importância para o crescimento de qualquer negócio e sem ele a empresa não sobrevive.

Planejamento é uma Característica do Empresário que tem a Visão da Importância da Gestão Administrativa e é esta Mentalidade que possibilita ao líder saber Preparar, Organizar e Estruturar o caminho para que o plano seja bem executado.

E um planejamento bem executado é essencial para que o objetivo estabelecido seja atingido.

Uma empresa que tem o hábito de fazer planejamentos e envolver uma Equipe de Alta Performance na sua execução tem uma enorme vantagem sobre seus concorrentes além de criar aquilo que eu chamo de “cultura do planejar”.