Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Crescimento empresarial da zona do euro desacelera de novo em abril mas ainda é forte, mostra PMI

Crescimento empresarial da zona do euro desacelera de novo em abril mas ainda é forte, mostra PMI

As empresas da zona do euro mantiveram uma taxa de crescimento ainda sólida no início do segundo trimestre porém mais modesta do que no começo do ano

Fonte: Terra - Economia

As empresas da zona do euro mantiveram uma taxa de crescimento ainda sólida no início do segundo trimestre porém mais modesta do que no começo do ano, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

SAIBA MAIS

Depois de atingir um pico em janeiro, o crescimento tem desacelerado no bloco devido à moeda forte e conforme os temores de uma disputa comercial entre a China e os Estados Unidos afeta a demanda e a confiança.

O PMI Composto preliminar do IHS Markit para a zona do euro permaneceu em 55,2 em abril, mesma marca de março e a mínima de 14 meses, contra expectativa em pesquisa da Reuters de queda para 54,9.

"É uma boa leitura, ainda é encorajadora", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit. Segundo ele, o PMI indica crescimento trimestral do PIB de 0,6 por cento, o mesmo que em pesquisa da Reuters.

"Sugere bastante que o BCE esteja em território em que deve pensar em reduzir o estímulo --e certamente não em aumentá-lo."

O Banco Central Europeu deve encerrar seu programa de compra de ativos este ano e elevar os juros em 2019, de acordo com pesquisa da Reuters este mês, embora as autoridades possam estar preocupadas de que possam ver menores pressões inflacionárias junto com o enfraquecimento do crescimento.

O Conselho do BCE se reúne na quinta-feira.

O PMI do setor de serviços da zona do euro subiu para 55,0 de 54,9 em março, e expectativa de 54,6.

Já o crescimento da indústria perdeu força em abril, com o PMI do setor caindo para a mínima de 14 meses de 56,0 contra 56,6 em março e expectativa de 56,1.