Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Relatórios com gráficos e dados: como apresentar e comunicar de maneira clara e efetiva

Relatórios com gráficos e dados: como apresentar e comunicar de maneira clara e efetiva

Em mundo cada vez mais orientado por dados, todos desejam criar gráficos mais atraentes e que comuniquem uma mensagem de forma eficaz.

Em mundo cada vez mais orientado por dados, todos desejam criar gráficos mais atraentes e que comuniquem uma mensagem de forma eficaz.

Infelizmente a comunicação de dados é raramente ensinada nas escolas ou no trabalho. A falta de conhecimento gera má escolha de gráficos, erros e cria mais dúvidas do que certezas em sua plateia/público.

Mas graças a tecnologia e com uso de alguns recursos e programas, a visualização de dados pode deixar de ser um bicho de sete cabeças e você ainda consegue passar sua mensagem de uma maneira muito mais clara, e sem perder a atenção do público.
3 dicas importantes:

1 - Concentre-se no que realmente importa

Antes de começar a criar seu gráfico ou mapa, pense sobre o que você está tentando comunicar. Por melhor que sejam os seus dados e análises, eles não valem nada se ninguém conseguir entendê-los. Pense nas pessoas que irão ver o seu relatório ou apresentação, o nível de conhecimento que têm sobre o assunto e quem você quer convencer.
Verifique novamente os seus dados. Conclusões e recomendações baseadas em dados incorretos podem afetar a sua credibilidade.

2 - Escolha seu gráfico com sabedoria

Existem uma enorme variedade de gráficos. Como saber qual vai trazer mais significado para seus dados? Em primeiro lugar comece por definir o que quer mostrar com a sua visualização:

- Comparação - mostre semelhanças ou diferenças entre itens ou diferenças ao longo do tempo
- Relação - mostre a interdependência entre variáveis
- Distribuição - mostre a frequência com que ocorrem os dados
- Composição - mostre os componentes de um todo
- Informação - mostre um ponto único de dados que não exige muito contexto

Quais os gráficos mais comuns:

Gráfico de linha

Gráficos de linhas são bons para revelar tendências ou mudanças ao longo do tempo.

Gráfico de barra

Gráficos de barras e colunas são usados para comparar categorias diferentes.

Gráfico de pizza

Os gráficos de pizza são utilizados para mostrar partes de um todo. Parecem amigáveis, mas na realidade são difíceis de ler. Evite utilizar quando pretende mostrar muitas categorias ou valores que são muito semelhantes.

Gráfico pictórico

São gráficos que utilizam imagens para ilustrar dados e são ótimos quando se tem que comparar poucas categorias com diferenças bem latentes.

3 - Explique os dados

Os dados só são valiosos se você souber visualizar e contextualizar.

Para melhorar a compreensão dos gráficos seja cauteloso na utilização de cores e certifique-se que os títulos, dimensões, linhas de grade e rótulos dos seus dados ajudam a interpretar.

Escolha sempre a maneira mais simples de transmitir suas informações. Esta é a regra de ouro. A capacidade de interpretar, expor, visualizar e comunicar dados é extremamente importante para o sucesso profissional.

Hoje há diversas ferramentas que ajudam a dar mais dinamismo e causar um bom impacto em apresentações. E não se esqueça, independente do teor do seu conteúdo, há sempre uma maneira mais eficaz e impactante de apresentá-lo.