Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Ao contratar pessoas no modelo PJ, você está contratando empreendedores

Ao contratar pessoas no modelo PJ, você está contratando empreendedores

Ser empreendedor exige uma estruturação maior das despesas mensais e futuras

Antes de iniciarmos este artigo, queremos abordar um assunto que muitas pessoas ainda não sabem: se você está empregado no modelo de contratação por Pessoa Jurídica (PJ), você não é colaborador, mas empreendedor. E se você admite pessoas nessa modalidade, você está contratando empreendedores, e não colaboradores. Ter conhecimento dessa informação é importante e mudará a sua mentalidade financeira.

Nos últimos anos, a contratação PJ tem crescido no mercado de trabalho, principalmente nas empresas, devido à reforma trabalhista. Ser Pessoa Jurídica tem várias vantagens, por exemplo, receber o salário integral sem os descontos que a contratação CLT aplica, realizar uma contratação mais rápida, entre outros. Há também desvantagens, como a não contribuição com o INSS, o FGTS, direitos trabalhistas, entre outras.

E por que há um aumento de contratação empresarial PJ? Você já parou para pensar sobre isso? Na prática, a contratação nessa modalidade reduz muitos custos empresariais. Ao mesmo tempo, retira muitos dos seus direitos trabalhistas estabelecidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). E esse processo de retirada de direitos já vem se desenvolvendo no Brasil há bastante tempo, o que deixa as pessoas ainda mais vulneráveis e propensas a riscos, como o descontrole financeiro e o endividamento. Por exemplo, um trabalhador que está acostumado ao regime CLT pode sentir mais liberdade na contratação Pessoa Jurídica ao receber o seu salário total, mas precisa entender que essa liberdade traz mais responsabilidades financeiras, como reservar dinheiro para a aposentadoria ou contribuir individualmente.

E aqui está um ponto importante: a partir do momento em que se é PJ, a pessoa é empreendedora, mesmo trabalhando em uma empresa com modelo de trabalho com as mesmas exigências internas de uma contratação CLT. Contudo, a maioria das pessoas ainda não sabe disso e continua se organizando financeiramente como uma Pessoa Física (PF). Entretanto, ser empreendedora exige uma estruturação maior das despesas mensais e futuras, além de responsabilidade por se planejar para imprevistos, emergências, saúde, alimentação, lazer, moradia, entre outros gastos mensais. Esse é um conhecimento adquirido com educação financeira para uma mudança de mentalidade, em um momento de crescimento de contratação por Pessoa Jurídica, se disfarçando, na maioria das vezes, de CLT, e levando as pessoas a acreditarem que estão neste modelo de contratação.

Dessa forma, para evitar viver em momentos de prosperidade rápidos e entrar em períodos de escassez prolongada, é preciso aprender a administrar o dinheiro recebido no presente, tendo um equilíbrio entre despesas e investimentos, em prol da sua saúde financeira. Esse processo precisa ser administrado avaliando o cenário como pessoa empreendedora, conforme a sua realidade. Mas sempre lembrando que, ao empreender, você é dona do próprio negócio, do seu próprio nome, e é preciso se organizar, gerir recursos para uma reserva de emergência com um valor maior, aprender mais sobre educação empreendedora, os seus direitos e riscos para uma carreira empreendedora próspera.