Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Comitê Gestor do Simples avalia maior prazo para negociação de dívidas

Comitê Gestor do Simples avalia maior prazo para negociação de dívidas

Sebrae defende ampliação até março e tenta ganhar tempo para derrubada do veto ao Refis

O Comitê Gestor do Simples Nacional se reúne nesta sexta-feira (21) para decidir se prorroga o período para regularização de dívidas.

No primeiro ano com assento no grupo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) defende a necessidade da ampliação do prazo de 31 de janeiro para 31 de março.

O gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Silas Santiago, aponta que a medida daria fôlego para 342 mil empresas excluídas do Simples no ano passado por conta de débitos vencidos. No entanto, a estratégia visa a um objetivo maior.

“A importância é dar tempo de acontecer a derrubada do veto do Refis do Simples. Para isso, o Congresso precisa retomar os trabalhos, no início de fevereiro. Havendo a derrubada do veto, as empresas poderiam se aproveitar do Refis”, pontuou.

No último dia 7, o presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto que criava o programa de parcelamento de dívidas das micro e pequenas empresas do Simples Nacional, além de microempreendedores individuais.

A expectativa do relator Marco Bertaiolli (PSD-SP) era de que R$ 50 bilhões em débitos fossem tratados. A medida previa desconto de até 90% em multas e juros e de 100% nos encargos legais.

O governo alegou que a proposta apresentava vício de inconstitucionalidade e implicava em renúncia de receita, contrariando o interesse público.

Como uma alternativa para atender os empresários impactados pela pandemia de Covid-19, o Ministério da Economia lançou oportunidades de regularização das dívidas no dia 11 desse mês.

Somente na dívida ativa, segundo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, são 1,8 milhão de empresas inscritas com débitos que somam R$ 137,2 bilhões.

No entanto, os pequenos negócios ainda acreditam no retorno do programa aprovado inicialmente pelo Congresso. “A expectativa é muito boa até porque as lideranças do governo são pela derrubada do veto”, avalia Silas Santiago.

Enquanto isso, o Sebrae tenta ganhar tempo para as 342 mil empresas retiradas do Simples, com a reunião do Comitê Gestor desta sexta-feira.

Na nota divulgada pela Receita Federal com a comunicação da análise, a prorrogação até março parece estar no horizonte.

“Neste momento de retomada da economia, a deliberação do Comitê Gestor do Simples Nacional visa proporcionar aos contribuintes do Simples Nacional o fôlego necessário para que se reestruturem, regularizem suas pendências e retomem o desenvolvimento econômico que foi afetado devido à pandemia de Covid-19”, divulgou o órgão.

O Comitê Gestor do Simples Nacional ganhou, além do Sebrae, a presença de membros da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais, entidades que vão se revezar no grupo.

Para Silas Santiago, a nova composição traz mais representatividade.

“É muito importante porque você traz a visão do empresário, do empreendedor. Até então, nós tínhamos só os fiscos nacional, dos estados e municípios. Os novos membros trazem mais equilíbrio ao comitê gestor”, defendeu.

A reunião desta sexta-feira deve acontecer entre 10h e 12h.