Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Impostos em Florianópolis podem ser pagos com cartão de crédito

Impostos em Florianópolis podem ser pagos com cartão de crédito

Por enquanto, serviço só está disponível na unidade do Pró-Cidadão do Centro

O contribuinte de Florianópolis passou a contar com a opção de pagamento de impostos e taxas municipais através do cartão de crédito, à vista ou em até 12 vezes. Segundo a prefeitura, o serviço está disponível, neste primeiro momento, somente no Pró-cidadão do Centro, e deverá ser ampliado para as outras unidades até o início do próximo mês. As alternativas através do boleto ou dinheiro seguem disponíveis.

Segundo a secretaria de Fazenda, uma das praticidades oferecidas é, por exemplo, o pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de forma parcelada, mas já com a quitação integral junto ao município. Com isso, a pessoa conseguirá efetuar a transferência da propriedade do imóvel no cartório de registro, sem que esse benefício seja obtido somente através da quitação em dinheiro à vista.

– A intenção é buscar a diminuição da inadimplência e fomentar a arrecadação. Lembrando que, no pagamento com cartão de crédito, o dinheiro entra como se fosse à vista e de forma imediata para o município. Fica a critério do cidadão fazer a simulação com um dos atendentes para saber qual a melhor forma para parcelar a dívida – explicou o secretário adjunto da Fazenda, Leandro Domingues.

Os tributos que já podem ser pagos via cartão de crédito: ISS, PAC, ITBI, IPTU, TCRS, Multa CMC, Nota Avulsa, PPI Integral, PPI Parcelado, Taxa de Ambulantes (SUSP), Auto de Infração (Floram), Licença de Tráfego e Vistoria, Taxa de Licenciamento Ambiental e Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental.

Os tributos em fase de execução fiscal ainda não estão na lista para serem pagos no cartão de crédito, mas essa funcionalidade deve estar disponível até o fim deste ano.

De acordo com o secretário adjunto, uma equipe estuda a possibilidade para o pagamento no cartão de débito da taxa de abertura do processo administrativo no Pró-Cidadão de Florianópolis. Porém, Domingues adianta que ainda não há uma data para que isso ocorra.

Parcelas do IPTU restantes podem ser pagas no cartão

Para o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), é possível também fazer o pagamento com o cartão de crédito das parcelas restantes referentes ao ano de 2019. A partir de dezembro, o site para acessar os boletos para o contribuinte pagar o IPTU 2020 e taxa de resíduos sólidos estará disponível.