Escritores de Fanfics

Escritores de Fanfics: Imposto de Renda

Olá, neste artigo você irá ter acesso a informações sobre Escritores de Fanfics: Imposto de renda .

Baseado na falta de informações disponíveis na internet sobre como os escritores de fanfics devem pagar imposto, resolvemos fazer este artigo com o objetivo de sanar algumas dúvidas à respeito deste tema. 

Nosso objetivo é te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas sobre imposto de renda, contabilidade e abertura de empresa para Escritores de Fanfics. 

Ao clicar neste link, você também poderá conhecer um pouco mais da nossa empresa através do nosso material de apresentação em PDF. 

E para ficar por dentro das novidades, poderá nos acompanhar no Instagram @francelm_contabilidade. 

Vamos ao que interessa. Sinta-se em casa.   

 

 

FANFIC: O QUE É? 

A palavra FANFIC é uma abreviação de Fanfiction, que quando traduzido para o português, significa criação de fã. 

Fanfic significa histórias criadas por fãs baseadas em obras já existentes, ou seja, os fãs criam narrativas sobre um personagem de livro, filme ou série que já existe. O importante é que no mundo das fanfics não há regras para criar, apenas imaginação e uma boa dose de criatividade.  

Essas histórias são escritas em sites e locais na Internet, há sites internacionais ( Wattpad, Fanfiction.net, Quotev e Feedbooks) e sites nacionais ( Fanfics Brasil, Spirit Fanfics e o Nyah). 

Mas é possível ganhar dinheiro escrevendo nessas plataformas? 

A resposta para essa pergunta é sim, é possível ganhar dinheiro. Isso ocorre por meio de parcerias com as empresas que tem interesse em viabilizar seus produtos através de histórias. 

Umas das plataformas mais famosas é o Wattpad, entretanto, para conquistar ganhos financeiros, é necessário preencher alguns requisitos, são eles: ter uma determinada quantidade de leitores e ter uma história com um grande engajamento. 

 

 

IMPOSTO DE RENDA PARA ESCRITOR DE FANFICS 

O Escritor de Fanfics que recebe ganhos, precisa pagar imposto de renda pessoa física. A proporção de imposto vai depender do nível de rendimentos recebidos, podendo variar entre 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%. 

Desse modo, quanto maior o rendimento, maior será o percentual de imposto.  

Para pagar o imposto de ganhos recebidos por pessoa física de uma fonte pagadora no exterior, é necessário aplicar uma regra especial, conhecida como carnê leão. 

E aí, já ouviu falar dessa regra? 

Basicamente, neste caso, o Escritor de Fanfics ou seu contador é quem realiza o cálculo do imposto mensalmente, que deve ser pago e recolhido para a Receita Federal.  

Mais abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre essa regra, que deve ser aplicada ao imposto de renda dos Escritores de Fanfics 

   

CARNÊ LEÃO PARA ESCRITOR DE FANFICS (OBRIGAÇÃO)  

Quem está obrigado a pagar o carnê leão?

O Escritor de Fanfics, residente fiscal no Brasil, que receba ganhos ou qualquer outro valor (exemplo: trabalho assalariado ou não assalariado) deve pagar o imposto. 

Sendo assim, ao realizar o cálculo do imposto e verificar que há imposto a ser pago sobre os ganhos recebidos em um determinado mês, este deve ser pago no mês seguinte. 

No entanto, quando o Escritor de Fanfics (residente fiscal no Brasil) é contratado por uma empresa, ou seja, por uma pessoa jurídica no Brasil, a regra do carnê leão não é utilizada.  

Mas por que esta regra não se aplica? 

Isso acontece devido a empresa ser responsável por calcular e descontar o imposto no momento em que é feito o pagamento ao Escritor de Fanfics, sendo assim, o desconto é realizado naquele momento.   

 

CARNÊ LEÃO PARA ESCRITOR DE FANFICS: COMO É FEITO O CÁLCULO?  

O cálculo é realizado mediante uma determinada legislação tributária e, por isso, é necessário ter o auxílio de um contador para realizar o cálculo, pois há algumas características especiais que apenas ele conhece.  

O carnê leão é calculado mensalmente baseado em alíquotas que vão variar de acordo com o valor recebido, como foi explicado anteriormente. Esse imposto deve ser pago até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento e, esse recolhimento deve ser feito por meio de um Documento de arrecadação da receita federal, conhecido como DARF.   

Por conta dos altos percentuais, é importante que o Escritor de Fanfics( que atua como pessoa física) solicite uma avaliação sobre a possibilidade de abrir uma empresa, com objetivo de reduzir a carga tributária e também para ter acesso a outras vantagens. 

Caso você esteja com o seu carnê leão e o recolhimento do imposto em atraso, nós podemos regularizar a sua situação fiscal perante a Receita Federal.  

Entre em contato através do nosso whatsapp, de número (21) 97254-3286 ou  clicando aqui .  

Entendeu agora a importância sobre o conteúdo: Escritores de Fanfics: Imposto de renda?  

   

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA ESCRITOR DE FANFICS 

Antes de entrar mais afundo no assunto, é importante saber diferenciar dois termos: carnê leão e declaração de imposto de renda. 

Enquanto o carnê leão é o cálculo mensal do imposto, a declaração de imposto de renda é entregue anualmente, de forma obrigatória, à Receita Federal. 

Muitos clientes que entram em contato conosco, buscam esclarecer algumas dúvidas na internet e no final acabam se confundindo ainda mais. Então, mais abaixo, você irá ter acesso a informações objetivas sobre a declaração de imposto de renda. 

Caso você (pessoa física) se enquadre nos critérios de obrigatoriedade estabelecidas pela Receita Federal, será necessário realizar a declaração de ajuste, mais conhecida como declaração de imposto de renda. Essa declaração deve ser feita de 1 de março até 30 de abril do ano seguinte ao ano calendário em que foram recebidos os ganhos do exterior.  

Nesta declaração são colocadas as seguintes informações: 

  • Rendimentos recebidos de todas as fontes pagadoras,  
  • Imposto pago ao longo do ano anterior mediante o carnê-leão 
  • Despesas que podem reduzir o imposto 
  • Informações patrimoniais (bens (veículos, casas, terrenos, apartamentos, saldos de contas bancárias, aplicações financeiras e etc), direitos (empréstimos a receber) e obrigações (empréstimos e financiamentos) 

Muitos outros detalhes também devem ser informados. 

Para facilitar o entendimento, vamos dar um exemplo:  

Exemplo: Um Escritor de Fanfics recebeu R$ 10.000,00 reais do exterior ou de pessoas físicas em cada um dos meses de 2019.  

Abaixo, há algumas dúvidas básicas que normalmente os Escritores de Fanfics possuem sobre o seu imposto de renda:  

 

Qual procedimento adotado em 2019? 

Baseado na regra do carnê leão, em cada um dos meses de 2019, deveria ter sido feito o cálculo do imposto e, consequentemente, o valor deveria ter sido pago no mês seguinte. 

 

Qual procedimento adotado em 2020? 

Elaborar a sua declaração de imposto de renda pessoa física e entregar (transmitir) à Receita Federal. 

A declaração irá gerar um valor de imposto de renda complementar a pagar, um valor a restituir (receber) ou zero de imposto a pagar ou restituir.  

Observação: Perceba que não estamos entrando no mérito do valor do imposto mensal que deveria ter sido pago, do método de cálculo e de conversão do valor. Trata-se apenas de um exemplo para fins didáticos, com o objetivo de facilitar o entendimento.  

   

E se o Escritor de Fanfics não pagar o imposto de renda sobre os ganhos de pessoas físicas ou do exterior? 

A Receita Federal tem até 5 anos para fiscalizar e cobrar, caso seja identificado a falta de pagamento do imposto e a omissão dos rendimentos, além disso, a Receita pode cobrar o imposto acrescido de juros SELIC e uma multa de 75% do valor do IR que deixou de ser pago. 

Ainda que você transmita a sua declaração e ela seja processada, isso não significa que a Receita deixará de fiscalizar você caso identifique alguma divergência, pendência ou irregularidade.  

   

A Receita Federal pode deixar de cobrar o imposto de renda sobre os ganhos de pessoas físicas ou do exterior? 

A resposta é não, um dos papeis deste órgão é fiscalizar e cobrar. 

Para finalizar nosso exemplo, aqui vai uma dica para você que é um Escritor de Fanfics e recebe mensalmente os ganhos de pessoa física ou do exterior, independente do valor:  

  • Caso você não tenha realizado o pagamento do imposto em algum ano conforme a regra do carnê leão, entre em contato conosco para que possamos regularizar o seu caso (cálculo mensal e declaração).  
  • Caso você tenha realizado este procedimento e acha que o valor do imposto pago é muito alto, entre em contato conosco para que possamos orientá-lo sobre a forma mais econômica para exercer a sua atividade e abrir a sua empresa.  

Entre em contato com a gente através do nosso whatsapp, de número (21) 97254-3286 ou clicando aqui .  

   

DEDUÇÕES NO CARNÊ LEÃO E DECLARAÇÃO DOS ESCRITORES DE FANFICS 

É possível que sejam feitas deduções tanto no carnê leão (elaborado mensalmente), quanto na declaração de imposto de renda. Algumas deduções que podem ser realizadas na declaração de imposto de renda são: despesas com ensino, plano de saúde, médicos, dentistas, terapias e etc. 

Não vamos nos estender muito neste item porque as deduções variam muito caso a caso.  

Nosso foco aqui é apenas informá-lo sobre esta possibilidade que deve ser sempre avaliada.  

Mais uma razão para você buscar uma contabilidade especializada em Escritores de Fanfics, não acha?  

   

RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PARA ESCRITOR DE FANFICS  

No ano seguinte ao ano calendário do receptor dos rendimentos, deve-se avaliar se o escritor de fanfics se enquadra nas regras de obrigatoriedade para entregar (transmitir à Receita Federal) a Declaração de Imposto de Renda ou não.  

A grande maioria de nossos clientes tem imposto de renda a restituir, que em outras palavras significa a devolução de parte ou do total de imposto pago no ano anterior.  

Portanto, não deixe de solicitar uma avaliação do seu caso à nossa equipe para que possamos avaliar a melhor forma de te ajudar. 

E ai, você ainda tem dúvida sobre a necessidade de contratar uma contabilidade especializada para Escritor de Fanfics 

   

Imposto de renda e abertura de empresa para Escritores de Fanfics  

Muito cuidado ao procurar informações sobre este tema na internet pois há diversos conteúdos com informações falsas, o que consequentemente, vai fazer com que sejam realizados procedimentos errados. 

Logo, você deve buscar auxílio com quem entende do assunto, que é um contador especializado em Escritores de Fanfics. E, como o nosso escritório atende há muitos anos, certamente podemos te ajudar e ter uma solução para regularizar o seu caso.  

  

CONTABILIDADE PARA ESCRITOR DE FANFICS  

Se você está procurando por uma contabilidade que conhece as particularidades do Imposto de renda para Escritor de Fanfics, nós, do escritório Francel Menezes Contabilidade, prestamos os seguintes serviços:  

  • Contabilidade para Escritor de Fanfics 
  • Declaração de imposto de renda pessoa física para Escritor de Fanfics 
  • Carnê leão para Escritor de Fanfics 
  • Abertura de empresas (LTDA, EIRELI, EI, MEI, microempresa e etc) para Escritores de Fanfics 
  • Registro de marcas para Escritor de Fanfics.
  • Parcelamentos na Receita Federal;  
  • Assessoria e consultoria tributária;  
  • Assessoria e consultoria trabalhista; e  
  • Assessoria e consultoria empresarial.  

Atendemos em todo Brasil.  

Podemos tirar todas as suas dúvidas sobre o tema: Escritores de Fanfics: Imposto de renda?

   

VANTAGENS EM CONTRATAR UMA CONTABILIDADE ESPECIALIZADA EM ESCRITOR DE FANFICS  

Aqui serão listadas algumas vantagens de se contratar uma contabilidade especializada em Escritores de Fanfics: Imposto de renda? 

  • Experiência em atender Escritores de Fanfics. 
  • Pague o seu imposto de forma correta e com o código correto. 
  • Evite o pagamento de juros e multa por pagamento do imposto em atraso.  
  • Podemos regularizar a sua situação fiscal perante a Receita Federal do Brasil caso você tenha deixado de pagar o seu imposto nos meses anteriores.  
  • Conte com profissionais capacitados e que vão te dar orientações sobre como pagar menos tributos. 

Nós do escritório Francel Menezes Contabilidade já regularizamos o caso de centenas de Escritores de Fanfics 

E aí, depois de conhecer todos esses benefícios, ficou claro a diferença entre contratar uma contabilidade especializada em Escritores de Fanfics 

   

CONTABILIDADE DIGITAL (ONLINE) PARA ESCRITOR DE FANFICS 

No mundo digital em que vivemos tudo é resolvido por meio da tecnologia e, nós do escritório Francel Menezes Contabilidade, não ficamos para trás.  

Ao contratar uma contabilidade digital (online) para Escritores de Fanfics, tudo pode ser feito online: por telefone, e-mail e whatsapp.  

Conforme informamos anteriormente, atendemos a pessoas de todo Brasil.  

Atendemos youtubers, blogueiros, sites, influenciadores (influenciadores digitais), streamers, gamers, instagramers, facebookers, twitchers, mixers, produções de conteúdos em geral (youtube, sites, blogs, twitch, mixer e outros), produtos de cursos online, afiliados , profissionais de marketing e publicidade, desenvolvedores de sites, aplicativos (apps), softwares, plataformas digitais, e diversos outros produtores de serviços como profissionais da saúde, engenheiros, arquitetos, Escritores de Fanfics e etc.  

   

BENEFÍCIOS NA ABERTURA DE UMA EMPRESA (PESSOA JURÍDICA) PARA ESCRITOR DE FANFICS 

Os principais benefícios e vantagens na abertura de uma empresa para Escritor de Fanfics são:  

1) Menor carga tributária para pessoas físicas que pode chegar a 27,5%.  

2) Possibilidade de emissão de notas fiscais  

3) Possibilidade de contribuir para a previdência social (INSS) com um valor inferior ao valor de contribuição exigido para pessoa física autônoma. 

4) No caso de abertura de uma empresa (sociedade limitada ou eireli), o patrimônio pessoal dos sócios é preservado, no caso de dívidas ou falência. Este item é extremamente importante.  

5) Possibilidade de contratar planos com preços mais acessíveis, tais como: planos de saúde, planos de celular e etc.  

6) Maior confiança no mercado por ter CNPJ.  

Além desses, podemos citar alguns benefícios mais comuns para aqueles que também exercem alguma atividade de comércio:  

7) Maior prazo para pagamento junto aos fornecedores;  

8) Maior desconto junto a fornecedores de mercadorias para revenda;  

9) Maior desconto junto a fornecedores de materiais de uso e consumo;  

10) Melhores condições para obtenção de crédito (empréstimo e financiamento) junto às instituições financeiras;  

11) Possibilidade de participar de licitações.  

Temos condições excelentes para abertura de empresa para Escritores de Fanfics.

Além disso, o nosso escritório permite que você utilize como endereço da sua empresa, o endereço da nossa sede. Isto pode ser muito útil para você.  

   

E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO REGISTRO DE MARCAS PARA ESCRITOR DE FANFICS? 

Bom, existem alguns benefícios ao registrar a marca. Já pensou se depois de tanto tempo investindo na sua profissão, você descobre que alguém copiou sua marca? 

A  Lei nº 9.279 de 1996  regula os direitos e obrigações relacionados à propriedade industrial.  

Em seu artigo 129, determina que a propriedade da marca adquira-se pelo registro validamente expedido (em órgão competente), sendo assegurado ao titular seu uso exclusivo em todo o território nacional.  

Em outras palavras, podemos citar os seguintes benefícios e direitos alcançados com o registro da sua marca:  

  • Direito de uso exclusivo da marca;  
  • Direito de notificar e impedir terceiros, que usam a sua marca sem consentimento;  
  • Proteção e valorização da sua ideia;  
  • Proteção e valorização do seu patrimônio;  
  • Proteção e valorização do seu investimento;  
  • Proteção da marca como seu ativo, que pode valer muito depois de desenvolvido e de alcançar boa confiança;  
  • Direito de realizar licenciamento oneroso da marca (“aluguel”), alienação ou cessão;  
  • Direito de impedir que terceiros registrem sinais idênticos ou semelhantes;  
  • Direito de ser indenizado diante de algumas situações;  
  • Evita que terceiros registrem sua marca no mesmo ramo de atuação;  
  • Aumento da confiança no mercado e maior fidelização de clientes;  
  • Evita que clientes confundam com outros produtos e serviços oferecidos por concorrentes;  
  • Evita o risco de suspensão do uso de sua marca e mudança.  

 

Importante e interessante, não é?  

Podemos registrar a sua marca e garantir todos estes benefícios.  

   

CURIOSIDADES DO MUNDO CONTÁBIL 

Você sabe o que é Dacon? Segundo o site da Receita Federal,

“O Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Dacon) foi instituído pela Instrução Normativa SRF nº 387, de 20 de janeiro de 2004 em substituição ao Demonstrativo de Apuração da Contribuição para o PIS/Pasep não-cumulativo (DAPIS), instituído pela IN SRF nº 365, de 29 de outubro de 2003 , que não produziu efeitos.

Com a publicação da IN RFB nº 1441, de 20 de janeiro de 2014, foi extinto o Dacon relativo aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2014. Permanece, contudo, a obrigatoriedade de apresentação do Dacon, relativo a fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2013.

Estão obrigadas à entrega do Dacon as pessoas jurídicas de direito privado em geral e as que lhes são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, submetidas à apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), nos regimes cumulativo e não-cumulativo, inclusive aquelas que apuram a Contribuição para o PIS/Pasep com base na folha de salários.”

 

 

 

Agora, entre em contato conosco para providenciarmos tudo que você precisa, através do whatsapp de número (21) 97254-3286 ou  clicando aqui.  

Conseguiu entender melhor sobre o tema Escritores de Fanfics: Imposto de renda?

O que você achou deste nosso conteúdo?  

Deixe um comentário no final deste nosso post, com a sua opinião.  

Conseguiu entender melhor o assunto sobre Escritores de Fanfics: Imposto de renda? 

Caso tenha restado alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato.  

Você conhece alguém que precisa conhecer este nosso conteúdo?  

Então compartilhe com esta pessoa.  

Sabe qual é o nosso maior desejo?  

É que você cresce de forma organizada. Não cresça acumulando riscos.  

_____________________________________________________________________________________  

Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo.  

Nós escrevemos pensando em vocês. 

Contabilidade para Veterinários: Como funciona a abertura de empresa (CNPJ)?

Contabilidade para Médicos: Como abrir empresa (CNPJ) e pagar menos impostos?

Contabilidade para Fisioterapeuta: Como abrir empresa (CNPJ) e pagar menos impostos?

Contabilidade para Fonoaudiólogos e Clínicas de Fonoaudiologia: Como funciona?

Contabilidade para Dentistas: Como abrir empresa (CNPJ) e pagar menos imposto?

Contabilidade Para Nutricionistas e Consultórios de Nutrição: Como funciona?

Contabilidade para Psicólogos: Como obter o CNPJ e pagar menos imposto?

_____________________________________________________________________________________________________  

Francel Menezes Contabilidade é um escritório de assessoria tributária, contábil, trabalhista e comercial, que atende clientes de todos os estados, e que possui experiência em atender inúmeros prestadores de serviços, tais como:    

– Área da Saúde: MédicosPsicólogosFonoaudiólogosDentistasNutricionistas, Terapeutas Ocupacionais e diversos Profissionais de Saúde.   

– Empreendedores digitais: YoutubersinfluencersBlogueirosParceiros do Google adsense, Infoprodutores, AfiliadosGamersStreamersModelos produtoras de conteúdoProfissionais de marketingfreelancers, Profissionais de T.I, Programadoresarquitetos e Designers.   

Ah, não deixe de conhecer o nosso Blog de Notícias Empresariais. Nosso primeiro site. 

 

 

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los.   

Escritório Francel Menezes Contabilidade   

E-mail:  [email protected]   

Instagram:  @francelm_contabilidade   

Nosso canal do Youtube   

Site: Menezes Contabilidade

Facebook:  https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/  

Telefone (21) 2671-9155 

Compartilhar Postagem

Imagem do Autor Escritório Francel Menezes Contabilidade
Acessar Escrito por

Escritório Francel Menezes Contabilidade

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los. Escritório Francel Menezes Contabilidade Solicite nosso whatsapp por email. Atendemos a todo o Brasil. Telefone (21) 2671-9155