Notícias

voltar

Ganhos com edição de vídeos para youtuber - Imposto e tributação

Esclareça as suas dúvidas sem compromisso.

 

Olá editores de vídeos, sejam bem vindo ao escritório Francel Menezes Contabilidade (@francelm_contabilidade).

Normalmente escrevemos conteúdos destinados as questões tributárias e empresariais dos próprios youtubers e influenciadores digitais, mas desta vez, o foco é a prestação de serviços de edição de vídeos realizada por colaboradores contratados especificamente para esta função.

Tendo em vista o grande crescimento nos últimos anos, da atividade de produção de conteúdo para publicação no youtube para fins de monetização pelo adsense, acho interessante abodarmos este assunto.

Apesar de muitos youtubers produzirem e publicarem seus vídeos por conta própria, há também aqueles que terceirizam a edição de vídeos contratando editores profissionais para caprichar na capa do vídeo, nos cortes, na trilha sonora, nos efeitos visuais, dentre outros interesses.

Há também aqueles que contratam editores e terceirizam esta tarefa para ganhar tempo e se dedicar a administração de outras questões do canal.

Assim, se você recebe rendimentos para prestar serviços de edição de vídeos, também precisa ficar atento ao pagamento de imposto sobre esta renda.

De acordo com a legislação do imposto de renda pessoa física, está sujeita ao carnê-leão, a pessoa física residente no Brasil, que receber, dentre outros, rendimentos de outras pessoas físicas, assim compreendidas todas as espécies de remuneração por serviços ou trabalhos prestados sem vínculo empregatício.

 

 

E em que consiste o recolhimento do imposto com base no carnê-leão?

Significa que devem realizar a apuração (cálculo) do imposto de renda (IR) sobre estes rendimentos mensalmente, e caso haja IR a pagar, deverão realizar o pagamento até o último dia útil do mês seguinte. Além disso, devem informar estes rendimentos na Declaração de ajuste anual no ano seguinte ao do recebimento, também conhecida como Declaração de imposto de renda pessoa física.

 

 

E por que deve-se evitar a omissão de rendimentos e o não recolhimento do imposto?

Porque a Receita Federal do Brasil possui dezenas de meios para identificar os rendimentos que uma pessoa recebe, através de informações que ela recebe de bancos, empresas e etc. A Receita sabe exatamente o quanto é movimentado nas contas bancárias, quanto uma pessoa física gasta com cartão de crédito, dentre outras coisas.Temos um artigo interessante sobre este tema que você pode acessar clicando em: Por que os ganhos dos YOUTUBERS com adsense NÃO devem ser omitidos perante a Receita Federal?

E caso identifique que houve omissão de renda e ausência de recolhimento de imposto, irá cobrar referido imposto acrescido de multa de 75% e mais juros. Ou seja, o ideal é evitar riscos tributários.

Caso se enquadre nesta situação, entre em contato conosco. Podemos avaliar o seu caso, calcular seu imposto em atraso para regularização e assessorá-lo para manter a sua regularidade fiscal. Neste outro artigo, abordamos outros itens.

 

Uma outra dica...

Como todos sabem, a partir de um determinado momento, vale a pena abrir uma empresa para realizar a sua atividade. Abaixo, iremos relacionar algumas das vantagens existentes e caso deseje, podemos legalizar a sua empresa em quaquer lugar do Brasil.

 

 

Vantagens e benefícios:

-Menor carga tributária se comparado a carga tributária das pessoas físicas, na maioria dos casos;

-Maior credibilidade no mercado por ter CNPJ. Quem exerce sua atividade como pessoa jurídica, passa maior segurança para o seu cliente;

-Possibilidade de emissão de notas fiscais;

-Obter maior prazo para pagamento junto à fornecedores;

-Obter desconto junto a fornecedores de mercadorias para revenda;

-Obter desconto junto a fornecedores de materiais de uso e consumo;

-Obter desconto em planos de saúde e de telefonia empresariais;

-Melhores condições para obtenção de crédito (empréstimo e financiamento) junto às instituições financeiras;

-Possibilidade de contribuir para previdência social com um valor inferior ao valor de contribuição exigido para pessoa física. A contribuição mínima estabelecida para o sócio ou titular de uma empresa é de 11% sobre o salário mínimo vigente, enquanto que a contribuição de uma pessoa física autônoma é de 20% sobre o salário mínimo vigente;

-No caso de abertura de uma sociedade limitada ou eireli, o patrimônio pessoal dos sócios é preservado, no caso de dívidas ou falência;

-Possibilidade de participar de licitações.

_____________________________________________________________________________________________________

Nós, do escritório Francel Menezes Contabilidade, prestamos serviços de contabilidade, assessoria tributária, declaração de imposto de renda pessoa física, abertura de empresas (LTDA, EIRELI, EI, MEI, microempresa), e registro de marcas para youtubers, blogueiros, influencers (influenciadores digitais), streamers, gamers, cursos on line, produtores de conteúdos em geral, profissionais de marketing e publicidade, desenvolvedores de sites, aplicativos (apps), softwares, e diversos outros prestadores de serviços como profissionais da saúde, engenheiros, arquitetos e etc.

Podemos regularizar a sua situação fiscal perante a Receita Federal do Brasil caso você tenha deixado de pagar o seu imposto nos meses anteriores e orientá-lo a exercer a sua atividade e profissão pagando menos tributos e sem correr riscos tributários.

Caso reste alguma dúvida, basta nos enviar um email ou entrar em contato através do whatsapp (21) 97254-3286, ou clicando no botão flutante desta página. 

Por fim, deixem sugestões nos comentários sobre outros assuntos que podemos abordar.

Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos youtubers, influencers digitais, blogueiros, streamers, instagramers, facebookers, twitchers e outros, que destaco abaixo. Nós escrevemos pensando em vocês.

_____________________________________________________________________________________________________

Por que os ganhos dos YOUTUBERS com adsense NÃO devem ser omitidos perante a Receita Federal?

Vantagens na abertura de uma empresa - Microempresa, MEI, EPP

Youtuber - Registre seu canal no youtube como MARCA

Fim da monetização dos canais infantis no youtube

Youtuber pode ser MEI (microempreendedor individual)?

Contabilidade especializada para YOUTUBER - monetização e ganhos adsense

Influenciadores digitais (influencers) - Imposto de renda e carnê leão

Publicidade infantil - Youtubers e Influenciadores digitais

Regulamentação da profissão de Youtuber - Projeto de Lei nº 10938/2018

Carnê-leão atrasado youtubers - (imposto de renda monetização adsense)

Monetização de streamers - Imposto de renda e carnê leão

Isenção de imposto de renda Youtuber - monetização adsense

Ganhos de Youtuber e Blogueiro - Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade

Como declarar ganhos do adsense de youtubers? CUIDADO!

Contabilidade para desenvoledores de sites, aplicativos e sistemas (softwares)

Monetização youtuber e imposto de renda - Políticas do Programa google adsense

Monetização adsense e imposto de renda - Políticas do Programa de parceria do youtube

Monetização adsense e imposto de renda - Evitem problemas com as Políticas do youtube e com a Receita Federal

Contabilidade para afiliados (hotmart, monetizze, eduzz e etc)

_____________________________________________________________________________________________________

Conte conosco. Estamos à disposição para ajudá-los.

Escritório Francel Menezes Contabilidade

Solicite nosso whatsapp por email. Atendemos a todo o Brasil.

E-mail: ffmcontabil@gmail.com

Instagram: @francelm_contabilidade 

Canal no youtube

Site: http://www.menezescontabilidade.com.br
 
Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/

Telefone (21) 2671-9155