Blog

McDonald's: A história dessa empresa de fast food conhecida mundialmente

Você conhece a história do McDonald’s, uma empresa de fast food conhecida mundialmente?

Se você está pesquisando sobre a história do McDonald’s, uma das maiores empresas de fast food do mundo, você chegou ao lugar certo.

Separamos uma explicação do MarcusMarques para você conhecer toda a história por trás do sucesso do McDonald’s.

Nesse conteúdo você poderá entender a trajetória dessa empresa gigantesca.

Poderá aprender lições e obter muita informação de qualidade capaz de inspirar você em seu projeto e na sua história.

E quem sabe algum dia estaremos aqui contando a sua história? Conheça abaixo a história do McDonald’s: uma das maiores empresas de fast food do mundo.

Nós, do escritório Francel Menezes contabilidade, prestamos assessoria tributária e empresarial para empreendedores digitais, que consideramos como aqueles que não só trabalham pela internet, mas aqueles que criam e desenvolvem projetos e ideias digitais.

Adoramos conhecer projetos, ideias e pesquisamos muito sobre essas histórias de sucesso, por isso tivemos a intenção de criar este artigo, como inspiração para todos.

Introdução

A história do McDonalds é um caso interessante a respeito de como uma ideia relativamente simples pode se tornar um dos maiores empreendimentos mundiais.

A criação da rede de fast food que remonta a década de 1930 serviu de base para um filme hollywoodiano intitulado “Fome de Poder”. Se você tem curiosidade para conhecer essa trajetória rumo ao sucesso exponencial continue lendo.

História do McDonalds: Como tudo começou

A maior rede de lanchonetes de hambúrgueres do mundo nasceu de uma barraca de cachorro-quente chamada Airdome, aberta em 1937, pelos irmãos Dick e Mac McDonald na cidade de Arcádia, na Califórnia.

No dia 15 de maio de 1940 os irmãos convertem a barraca Airdome num restaurante chamado McDonald´s.

O novo negócio fica situado na Rota 66 e tinha em seu cardápio 25 itens sendo a maior parte deles churrasco.

Uma curiosidade interessante é que o primeiro hambúrguer do McDonalds custou US$ 0,15 e o atendimento seguia um padrão da época em que os garçons atendiam os clientes sobre patins.

Analisando as vendas os irmãos perceberam que a principal fonte de lucros era os hambúrgueres, eles decidiram então fechar o empreendimento por um tempo para criar uma linha de montagem dos sanduíches agilizando e barateando o processo de produção.

A franquia de McDonalds

A reabertura do McDonalds aconteceu no ano de 1948 e a grande novidade era que seu cardápio oferecia apenas hambúrgueres, batatas fritas e milk-shakes.

Não demorou para que a lanchonete de serviço rápido se tornasse um grande sucesso e a partir de 1953 seus donos, os irmãos McDonald, passaram a trabalhar com franquias.

Neil Fox entrou para a história como o dono da primeira franquia do McDonalds.

A segunda franquia foi aberta em Phoenix, Arizona e essa unidade foi a primeira a utilizar o estilo dos arcos dourados.

O restaurante original foi remodelado, ainda em 1953, seguindo o mesmo modelo em busca de uma padronização. A quarta loja McDonalds foi aberta na esquina da Lakewood com Florence Avenue em Downey, Califórnia e como funciona até os dias de hoje é a loja da rede mais antiga atendendo.

Ray Kroc: A chave para o crescimento exponencial

O ano de 1954 foi decisivo na história do McDonalds, pois a rede foi descoberta pelo empreendedor de máquinas de milk-shake Ray Kroc que percebeu o grande potencial da marca oferecendo aos seus donos a possibilidade de ampliar o alcance das unidades franqueadas para além da Califórnia e do Arizona.

Kroc ficou com a primeira franquia fora desse eixo e deu início a um intenso trabalho de venda da marca.

McDonald’s Systems, Inc.

Na biografia da marca McDonalds, o dia de 2 de março de 1955 – data de fundação do McDonald’s Systems, Inc. por Ray Kroc – é considerado como o início da empresa, mas não se pode esquecer o trabalho de 15 anos realizado pelos irmãos McDonald.

Em 15 de abril do mesmo ano, Kroc, abriu a nona franquia da rede em Des Plaines, Illinois, tendo o faturamento de US$366.12 somente no primeiro dia de operação.

Ronald McDonald

Na década de 1960 Kroc percebeu que para fazer o empreendimento se consolidar precisava encontrar uma forma de tornar os restaurantes McDonald algo familiar.

Quando um show infantil chamado Bozo’s Circus (Circo do Bozo) foi cancelado, seu intérprete Willard Scott foi contratado para interpretar a mascote da rede de hambúrgueres, o palhaço Ronald McDonald.

Os comerciais com o personagem deram certo e logo sua imagem se espalhou por todo o país através de campanha de marketing.

Quando a marca avaliou que a imagem de Scott e seu figurino não eram mais adequados para a rede desenvolveu novos personagens para a chamada McDonaldland.

Ainda nos anos 1960, Kroc, mudou o nome da empresa para Corporação McDonald’s e iniciou o projeto de espalhar as franquias pelo mundo.

Inspiração

Você já ouviu a máxima de que nada se cria, tudo se copia?

Pois, de alguma forma é válido para o McDonalds que serviu de inspiração para ninguém menos do que James McLamore, fundador do Burger King e Glen Bell, criador do Taco Bell.

Fome de Poder: o filme sobre a história do McDonalds

A longa que conta a história da maior rede de lanchonetes do mundo traz no papel do ambicioso Ray Kroc o ator Michael Keaton.

Um dos enfoques do filme é como Kroc reconheceu o potencial da rede e depois de adquirir uma participação no negócio foi eliminando lentamente os seus fundadores, os irmãos McDonald.

Uma das principais barreiras para o crescimento do empreendimento era a resistência que os irmãos McDonald tinham de expandir a rede perdendo dessa forma o controle da gestão de processos que era tão relevante para eles.

Kroc surge como o sócio que faz de tudo para corrigir essa postura empresarial conservadora. Vale a pena assistir ao filme para entender como grandes sonhos podem se tornar grandes realizações.

Dessa forma, finalizamos o nosso post, e agradecemos por ler até aqui!

O que você achou deste nosso conteúdo? 

Deixe um comentário no final deste nosso post, com a sua opinião. 

Conseguiu entender melhor o assunto? 

Caso tenha restado alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato. 

Você conhece alguém que precisa conhecer este nosso conteúdo? 

Então compartilhe com esta pessoa. 

Sabe qual é o nosso maior desejo? 

É que você cresça organizadamente. Não cresça acumulando riscos. 

_______________________________________________________________________________________ 

Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à história de outros aplicativos ou redes sociais, que destaco abaixo. 

Escrevemos pensando em vocês. 

A surpreendente história da Amazon que você precisa conhecer 

Netflix: Tudo sobre a história da empresa que revolucionou o mercado do entretenimento

Conheça a impressionante história do Facebook

Instagram: Conheça a história dessa rede social fantástica

Orkut: A história de uma rede social que já fez muito sucesso

Yahoo: Os altos e baixos do site de busca que já foi um dos mais famosos do mundo

Whatsapp: A história do aplicativo que está entre os mais famosos do mundo

Twitter: Histórias e curiosidades sobre essa rede social conhecida pelo mundo todo

Telegram: A história da rede social que vem crescendo mais a cada dia

Uber: Saiba tudo da história de como surgiu o aplicativo

_____________________________________________________________________________________________________ 

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los.

Escritório Francel Menezes Contabilidade.

E-mail: [email protected]

Instagram: @francelm_contabilidade

Canal no YouTube

Site: http://www.menezescontabilidade.com.br 
 

Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/

Telefone (21) 2671 – 9155

Compartilhar Postagem

Imagem do Autor Escritório Francel Menezes Contabilidade
Acessar Escrito por

Escritório Francel Menezes Contabilidade

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los. Escritório Francel Menezes Contabilidade Solicite nosso whatsapp por email. Atendemos a todo o Brasil. Telefone (21) 2671-9155