Blog

Uber: Saiba tudo da história de como surgiu o aplicativo

Você conhece a história do Uber, um aplicativo de transporte particular utilizado por pessoas do mundo todo?

Se você está pesquisando sobre toda a grande história do aplicativo Uber, você está no lugar certo.

Nós relacionamos uma explicação do site Certificado curso online, para você entender melhor.

Neste conteúdo você poderá entender a trajetória desta ótima ideia e projeto.

Poderá aprender lições e extrair muita informação de qualidade capaz de inspirar você em seu projeto e na sua história. 

E quem sabe algum dia estaremos aqui contando a sua história na Francel menezes contabilidade?

Conheça a história do aplicativo de transporte particular mais utilizado de todos: O Uber

Nós, do escritório Francel Menezes contabilidade, prestamos assessoria tributária e empresarial para empreendedores digitais, que consideramos como aqueles que não só trabalham pela internet, mas aqueles que criam e desenvolvem projetos e ideias digitais.

Adoramos conhecer projetos, ideias e pesquisamos muito sobre essas histórias de sucesso, por isso tivemos a intenção de criar este artigo, como forma de inspiração para todos.

Como surgiu o Uber? 

Você sabe como surgiu o Uber? Ainda não? Pois bem, a gigante do transporte urbano tem uma longa história de lutas para se solidificar como um dos aplicativos mais usados no mundo todo. 

Quando as pessoas conhecem algum serviço que se apresenta como uma alternativa a algo já estabelecido, é comum sentir receio e desconfiança. 

Foi exatamente isso que aconteceu com a Uber, que trouxe ao mercado uma competitividade muito maior para o transporte. 

Isso porque a empresa oferece uma série de vantagens em contrapartida aos outros tipos de serviços similares, como os táxis.  

Dentre as vantagens do aplicativo, podemos citar: 

  • Preços muito mais atrativos; 
  • Carros novos e higienizados frequentemente; 
  • Possibilidade de utilização de ar condicionado; 
  • Capacitação de motoristas para o atendimento. 

Inclusive, a chegada do aplicativo, fez com que outros profissionais se adaptassem, inclusive, hoje em dia, diversas empresas se beneficiam da atividade da Uber.  

Por exemplo, um mecânico 24 horas mais próximo pode oferecer descontos para motoristas do aplicativo, aumentando a demanda, bem como o número de clientes. 

Esses e muitos outros fatores transformaram a Uber em um fenômeno mundial, com escritórios em diversos países e uma força avassaladora no meio de mobilidade urbana. 

Entenda de que forma a Uber começou 

Os empresários responsáveis pela criação do aplicativo são os americanos Travis Kalanick e Garret Camp.  

Os dois eram amigos, e se encontraram em um evento de empreendedorismo na cidade de Paris, na França, no ano de 2009.  

Ao fim do evento, ambos tiveram problemas em encontrar um táxi, uma vez que estava muito frio e nevando no local.  

Desta forma, eles pensaram, então, em um tipo de serviço no qual você pudesse usar seu smartphone para solicitar um carro particular. 

Porém, o planejamento inicial para a Uber, é que fossem utilizados apenas carros de luxo no serviço.  

A ideia inicial era entrar em contato com motoristas de hotéis e outros donos de carros de luxo para conseguir uma frota.  

Porém, o primeiro problema foi exatamente neste ponto. Isso porque a maioria dos motoristas não estava interessado nesse formato de atendimento.  

Além disso, o serviço, inicialmente, também era muito caro, pois se tratavam de carros luxuosos. 

A aceitação e divulgação da marca 

Mesmo com os pontos citados anteriormente, a dupla conseguiu lançar a empresa oficialmente, ainda em 2009, na cidade de São Francisco, sendo que o público, principalmente os imigrantes brasileiros, tiveram uma boa aceitação pelo aplicativo. 

Porém, o que realmente alavancou o nome da Uber foi um atrito ocorrido com a Secretaria de Transportes de São Francisco, assim como ocorreu em diversos outros locais que a ferramenta chegou, até mesmo no Brasil. 

Dessa forma, cada vez mais pessoas conheciam a marca, principalmente porque os concorrentes estavam em um conflito direto com a novidade. 

Ou seja, quem incomoda muito os outros é porque oferece algo de valor. E foi exatamente isso que deu mais valor à marca. 

Com tanta visibilidade e sucesso, a empresa começou a se espalhar por outros locais, por exemplo os Estados Unidos, assim como outros países. 

O surgimento do Uber X 

Em 2012, foi criada a iniciativa UberX, que permite que qualquer proprietário de automóvel se cadastre para oferecer o serviço.  

Embora ainda existam restrições para garantir a qualidade, não é mais obrigatório ter um carro luxuoso para trabalhar com a companhia. 

Essa abertura fez a startup deslanchar no mundo inteiro, alcançando um número gigantesco de colaboradores e de acessos, bem como se tornando uma potência no mercado de transporte. Hoje em dia, até mesmo helicópteros são opções disponíveis no aplicativo. 

Como citado anteriormente, todo esse crescimento também ajudou para que empresas se tornassem aliadas da Uber, por exemplo, alguém que trabalhe com pequenos reparos de funilaria pode oferecer condições especiais para os colaboradores da instituição.

Ademais, a empresa segue evoluindo e buscando novas formas de expansão, sendo uma das últimas delas o UberEats.  

Esse projeto de delivery de alimentos mostra que a empresa está empenhada em dominar cada vez mais mercados. 

Conheça as vantagens que a Uber oferece 

A concorrência que a empresa apresenta, principalmente com relação a outros serviços de veículos particulares como táxis, é que o preço é muito mais vantajoso. 

Isso porque na maioria dos locais os táxis são regulamentados pelo Governo, sendo exigido uma série de taxas e impostos, estes que encarecem o preço de uma corrida.  

Já o Uber não tem esse tipo de problema.

Claro que reparos e manutenções, como alinhamento rodas traseiras ficam por conta dos motoristas.  

Mas esse tipo de cálculo já é feito quando se estabelece uma meta de ganhos no aplicativo. 

Isso porque a empresa é uma startup de tecnologia, que funciona como um intermediador entre um motorista e um passageiro.  

Por esse motivo, a Uber, tecnicamente, não é uma empresa de transporte urbano. 

A empresa não possui nenhum veículo em sua frota ou um motorista contratado, por isso consegue sustentar esse argumento. 

Isso porque qualquer pessoa pode se tornar um motorista da Uber, bastando baixar um aplicativo e cadastrar seu veículo e sua licença para dirigir. 

Além disso, basta realizar a adesivação de carros no vidro, para que seja possível identificar o motorista como Uber. 

Ou seja, esse pequeno detalhe não altera a propriedade do veículo, então ele segue funcionando como um carro particular. 

Vantagens específicas para passageiros 

Fora as vantagens para os motoristas, o aplicativo oferece uma série de vantagens para os passageiros, como a possibilidade de conhecer previamente o motorista, identificando a placa do carro, modelo, nome e fotografia.  

Se você pretende ir a, por exemplo, um chaveiro automotivo 24 horas, pode ter muito mais tranquilidade se souber exatamente quem irá te buscar e te levar ao seu destino. 

Além disso, a ferramenta permite que você compartilhe sua viagem em tempo real, através de uma conexão com a internet.  

Essa funcionalidade é particularmente útil para pessoas que vão fazer o transporte sozinhas e têm medo ou insegurança com relação ao aplicativo. 

Diferentemente do táxi, onde a corrida é por bandeirada e pode acabar se tornando mais cara do que o esperado, na Uber você recebe o valor total da corrida antes de iniciá-la, inclusive com identificações se há aumento desse valor por conta de alguma modificação. 

Neste caso, se você precisar usar um veículo, mas seu carro estiver fazendo reparo rápido parachoque, contar com um Uber pode ser a melhor solução. 

Com isso, você não tem surpresas com relação ao pagamento, e ainda pode aguardar um valor mais razoável para conseguir a melhor vantagem na corrida.

Através da utilização de inteligência artificial, a Uber registra suas rotas mais comuns.  

Dessa forma, o aplicativo consegue identificar as melhores rotas e sugere os caminhos mais adequados para que você possa ficar tranquilo e relaxado durante todo o percurso. 

Ademais, quando você divide a corrida com algum amigo, você consegue identificar cada parada antes de pegar a corrida, o que ajuda a identificar o rateio que cada um fará para o pagamento. 

Você não precisa ter CNH para usar o aplicativo, afinal quem dirige é o motorista habilitado por uma auto escola para aprender dirigir, então você só precisa relaxar e aproveitar o seu percurso. 

É possível, até mesmo, adicionar ou modificar as paradas durante o percurso, com o aplicativo fazendo as alterações de valor imediatamente. Dessa forma, fica muito mais transparente sua rota. 

A equipe de tecnologia da Uber está constantemente evoluindo seu aplicativo, ajustando para que a ferramenta de GPS funcione da melhor forma possível, buscando sempre as rotas mais curtas e menos movimentadas. 

Vantagens específicas para motoristas 

A empresa também garante que os motoristas parceiros tenham uma série de vantagens, para incentivá-los a continuar na companhia.

Um dos principais é a liberdade de escolher o tempo de serviço. 

Isso significa que você montará sua escala de trabalho, se desejar trabalhar durante a madrugada, ou alternar com outra pessoa.

A liberdade de horário permite, até mesmo, que você utilize a Uber como um complemento de sua renda, trabalhando em horas vagas.

O esquema de pagamentos da Uber é muito mais convidativo que o padrão brasileiro.  

Isso porque a empresa realiza os pagamentos semanalmente, com possibilidade de adiantamento para parceiros de mais tempo de casa.

Dessa forma, você pode se planejar para a semana, sem se preocupar com o fim do mês ou com esperar um longo tempo para receber seu dinheiro novamente. 

Muitas empresas, inclusive, fazem parcerias com a Uber para facilitar o trabalho dos motoristas.  

É o caso de empresas de aluguel de carros, que oferecem grandes descontos para quem deseja trabalhar com a Uber. 

Além disso, lava-rápidos e outros serviços de controle e manutenção de veículos costumam oferecer preços especiais para motoristas do aplicativo. 

Com outras funcionalidades, é de se imaginar que logo a empresa comece a optar por serviço de frete e transporte de pequenas cargas e outros pormenores do transporte urbano para conquistar mais áreas de atuação. 

Considerações finais 

A Uber chegou para ficar. A empresa está cada vez mais solidificada no mercado, e apresentando novas possibilidades dentro do transporte urbano. 

A Uber é a prova de que boas ideias podem surgir a qualquer momento, e de uma necessidade simples, como pegar um carro, que pode virar um negócio próspero e lucrativo. 

O que você achou deste nosso conteúdo? 

Deixe um comentário no final deste nosso post, com a sua opinião. 

Conseguiu entender melhor o assunto? 

Caso tenha restado alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato. 

Você conhece alguém que precisa conhecer este nosso conteúdo? 

Então compartilhe com esta pessoa. 

Sabe qual é o nosso maior desejo? 

É que você cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos. 

_______________________________________________________________________________________ 

Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo. 

Nós escrevemos pensando em vocês. 

Por que os ganhos dos YOUTUBERS com adsense NÃO devem ser omitidos perante a Receita Federal? 

Vantagens na abertura de uma empresa – Microempresa, MEI, EPP 

Youtuber – Registre seu canal no youtube como MARCA 

Fim da monetização dos canais infantis no youtube 

Youtuber pode ser MEI (microempreendedor individual)? 

Contabilidade especializada para YOUTUBER – monetização e ganhos adsense 

Influenciadores digitais (influencers) – Imposto de renda e carnê leão 

Publicidade infantil – Youtubers e Influenciadores digitais 

Regulamentação da profissão de Youtuber – Projeto de Lei nº 10938/2018 

Carnê-leão atrasado youtubers – (imposto de renda monetização adsense) 

Monetização de streamers – Imposto de renda e carnê leão 

Isenção de imposto de renda Youtuber – monetização adsense 

Ganhos de Youtuber e Blogueiro – Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade 

Como declarar ganhos do adsense de youtubers? CUIDADO! 

Contabilidade para desenvoledores de sites, aplicativos e sistemas (softwares) 

Monetização youtuber e imposto de renda – Políticas do Programa google adsense 

Monetização adsense e imposto de renda – Políticas do Programa de parceria do youtube 

Monetização adsense e imposto de renda – Evitem problemas com as Políticas do youtube e com a Receita Federal 

Contabilidade para afiliados (hotmart, monetizze, eduzz e etc) 

_____________________________________________________________________________________________________ 

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los. 

Escritório Francel Menezes Contabilidade 

E-mail: [email protected] 

Instagram: @francelm_contabilidade 

Canal no youtube 

Site: http://www.menezescontabilidade.com.br 
 

Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/ 

Telefone (21) 2671-9155

Compartilhar Postagem

Imagem do Autor Escritório Francel Menezes Contabilidade
Acessar Escrito por

Escritório Francel Menezes Contabilidade

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los. Escritório Francel Menezes Contabilidade Solicite nosso whatsapp por email. Atendemos a todo o Brasil. Telefone (21) 2671-9155