Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Falta Informação e formação – Profissionais Contábeis para Construção Civil e Incorporação Imobiliária.

Falta Informação e formação – Profissionais Contábeis para Construção Civil e Incorporação Imobiliária.

Com crescimento do segmento da Construção Civil e Incorporação Imobiliária

Autor: Everton AlmeidaTags: informação

Com crescimento do segmento da  Construção Civil e Incorporação Imobiliária, alavancado com aquecimento da economia brasileira, sendo este, os atrativos para aporte de investimento internacional. O Brasil vem sendo visto como destaque na recuperação acelerada da ultima crise financeira de 2009, com políticas habitacionais, abertura de credito para classes sociais  B, C, e D, reestruturação imobiliária de zonas urbanas estagnadas, benefícios fiscais para micro, pequeno, médio e grande empresário, faz com que esta realidade tome mais enfática.

A Construção Civil  e Incorporação imobiliária, com as  mais recentes mudanças na contabilidade  brasileira, iniciando pela Lei 11.638/2009 e os CPC`s, teve grande impacto com praticas contábeis de representar seu patrimônio de maneira atrativa  e clara para investidores externos e internos, mesmo com os últimos Pronunciamento Contábeis OCPC 01 a 04, diagnosticamos uma falta de preparo dos profissionais contábeis no que tange este assunto.

N a verdade falta acesso a informação clara e de aquisição acessível financeiramente á cursos de reciclagem vem sendo as maiores reivindicação dos profissionais.

As Incorporadoras e construtoras  adota o regime de Caixa para reconhecer suas receitas e os custos de Obra, este método é conhecido como POC  (sigla em inglês do termo Percentage of Conclusion), onde aplica as receitas e custos conforme a conclusão da obra.

Neste artigo, faço uma indagação  às instituições de pesquisa e de ensino contábeis:

“Está na hora de qualificar desde o pequeno profissional ao grande doutor, quando teremos preço, condições e acesso as praticas contábeis?”

“O profissional contábil está sendo reinventado, saindo do “simples “ Guarda Livros e Emissor de impostos”, para um “Gran Master” de informações e procedimentos contábeis, partindo do exame de suficiência para acesso as informações literárias e acadêmicas.

Contador, Graduado em Ciências Contábeis  pela Universidade Nove de Julho – Uninove  - SP, Pôs Graduante em Direito Tributário pela ESAMC – Escola de Negócios de Administração, Marketing e Comunicação – Sorocaba - SP. Atua no segmento de Construção Civil, Incorporação Imobiliária.