Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Escola de finanças elege 4 tendências para o mercado financeiro em 2024

Escola de finanças elege 4 tendências para o mercado financeiro em 2024

Especialistas em finanças da Pro Educacional conduziram um levantamento que levou em consideração os avanços na área em 2022 e 2023

Autor: Ana KraussFonte: A Autora

O mercado financeiro está em constante evolução e, para se manter competitivo, é essencial que os profissionais estejam atualizados sobre as tendências e inovações que estão por vir. Pensando nisso, a Pro Educacional - escola de finanças para profissionais da área, fizeram um levantamento dos acontecimentos de mercado nos últimos dois anos para cunhar o que está por vir em 2024.

"Finanças funcionam como o satélite de todo mercado, ela serve a todas as áreas e garante que o negócio seja saudável e autossustentável, isso nos permite entender e elencar as tendências com mais eficácia", afirma Evandro Castro Sócio Diretor da Pro Educacional e Phd em Economia pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. E continua "Na Pro Educacional temos o compromisso de formar profissionais de finanças que tenham uma análise crítica de cenários e que consigam lidar com adversidades comuns no mundo hiperconectado em que vivemos", finaliza Castro.

Entre as tendências levantadas pela marca estão:

  1. Investimentos sustentáveis:

A preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade social tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade e, consequentemente, no mercado financeiro. A busca por investimentos sustentáveis, que considerem critérios ambientais, sociais e de governança (ESG), tende a se intensificar no próximo ano. Segundo Castro, "os investidores estão cada vez mais conscientes do impacto que suas escolhas podem ter no mundo e buscam empresas que estejam alinhadas com seus valores".

  1. Digitalização dos serviços financeiros:

A transformação digital é uma realidade em diversos setores e, no mercado financeiro, não é diferente. A digitalização dos serviços, impulsionada pela pandemia, deve se consolidar em 2024. "A facilidade de acesso às plataformas digitais, aliada à segurança e agilidade das transações online, tem atraído cada vez mais investidores. A tendência é que as instituições financeiras invistam ainda mais em tecnologia para oferecer uma experiência completa e personalizada aos clientes. Isso já acontece há alguns anos, mas não chega com tanta força em áreas financeiras como investimentos, por exemplo, é isso que deve mudar no próximo ano", reforça Castro.

  1. Crescimento do mercado de criptomoedas:

As criptomoedas têm ganhado destaque nos últimos anos e a expectativa é que esse mercado continue em expansão em 2024. "As moedas digitais, como o Bitcoin e o Ethereum, têm despertado o interesse de investidores em busca de alternativas ao sistema financeiro tradicional. A tendência é que mais pessoas busquem conhecimento sobre o assunto e passem a investir nesse mercado", destaca Castro.

  1. Educação financeira em alta:

Com 43% das famílias brasileiras endividadas, chegou o momento de falar de educação financeira de maneira mais intensa. "A busca por conhecimento e orientação especializada é fundamental para tomar decisões mais assertivas e alcançar os objetivos financeiros. A tendência é que a demanda por cursos, palestras e consultorias na área financeira continue em crescimento", afirma Castro.

Sobre a Pro Educacional

A Pro Educacional é uma edtech especializada em mercado financeiro voltada para profissionais da área que desejam obter certificações; fundada por Paulo Veneroso e Evandro Castro. Criada em 2017, a marca oferece cursos 100% EAD em nove preparatórios, além de MBA Executivo. Para mais informações acesse: www.proeducacional.com