Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Muito além de movimentar a economia, Carnaval aumentará arrecadação do Leão

Muito além de movimentar a economia, Carnaval aumentará arrecadação do Leão

Será a primeira vez que o faturamento deve superar o patamar anterior à pandemia

Autor: Veridiana SelmiFonte: A Autora

O Carnaval deste ano promete ser muito movimentado, tanto em termos culturais quanto econômicos, uma vez que as vendas e o turismo em geral têm aumento elevado no período. Para se ter uma ideia, a estimativa da CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - é que o feriado movimente R$ 9 bilhões, um aumento de 10% em comparação com 2023.

A pesquisa da Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - também constatou que o setor de bares e restaurantes espera registrar um faturamento maior em relação ao Carnaval de 2023. Além da entidade estimar uma alta de até 15% no faturamento do setor, dos 1.878 empresários participantes do levantamento, 75% esperam vender mais do que no Carnaval do ano passado.

O estudo realizado pela plataforma TIM Ads com 127 mil pessoas também traz dados relevantes sobre este feriado tão relevante para o Brasil. A pesquisa apontou que 58% preveem gastar até R$ 1 mil ao longo do Carnaval e também destacou algumas curiosidades sobre a data ao perguntar aos participantes o que vem primeiro à cabeça quando pensam neste feriado: 35% responderam que são cervejas e bebidas alcoólicas, 23% disseram que são as fantasias e acessórios, e 18% afirmaram ser fast food.

Ao falarmos nestes números e projeções tão otimistas, vem à mente a questão do aumento da alíquota geral do ICMS em ao menos 11 estados neste ano, que impactará diretamente o preço de vários itens que são muito consumidos no Carnaval. Além desse ponto que não podemos esquecer, também há o alto percentual de tributos que incidem sobre algumas das mercadorias e serviços mais consumidos nessa época, que são: cachaça (81%), chope (62%), cerveja em lata (47,2%), refrigerante em lata (46%), água mineral (31,5%), água de coco 34,1%, confete e serpentina (40%), fantasias (33,9%) etc, como aponta o estudo feito pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

É inegável dizer que o aumento das vendas dessas e outras mercadorias somado a estas questões trazem aos Estados, Municípios e União um grande incremento na arrecadação de tributos e excelentes oportunidades de lucro para vários setores-chave para o Brasil. Para os empresários que estão receosos por conta da Reforma Tributária, não há o que temer. Neste ano e em 2025, as regras do jogo ainda serão estabelecidas com a publicação das normas complementares, com período de transição se iniciando somente em 2026.

Diante dessas constatações para o mês de fevereiro, as empresas devem estar preparadas para aproveitar positivamente a data, lucrando bastante e batendo as metas estabelecidas. Outra questão tão importante quanto merece atenção: manter a conformidade mesmo com o aumento expressivo das vendas e, consequentemente, das demandas do setor tributário. Vale lembrar que até mesmo grandes companhias, que têm este controle bem estabelecido, passam por desafios nas épocas de maior demanda tributária. Porém, as pequenas e médias, por não terem, muitas vezes, tais processos bem estruturados e respaldados pela tecnologia, correm um risco ainda maior de falhar na missão, justamente no momento de acertar as contas com o Leão.

É nítido que a maior festa popular do Brasil promete trazer muitos benefícios para a economia do país, para os Estados e Municípios e, logicamente, para o comércio e organizações que, de alguma forma, lucram mais com essa data. Com preparo prévio, organização, planejamento e visão de futuro, será possível ter sucesso nas vendas, não esquecendo das obrigações fiscais e tributárias - que, caso não sejam feitas, gerarão prejuízos para as organizações, mesmo considerando lucros altíssimos durante o feriado que está por vir. Então, esteja atento e aproveite a tão almejada volta da festa mais amada pelos brasileiros!

Veridiana Selmi, Product Owner da Synchro