Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Startup curitibana quer transformar cada contador em uma "Contabilizei"

Startup curitibana quer transformar cada contador em uma "Contabilizei"

A OpenCon disponibiliza tecnologia para escritórios de contabilidade atenderem seus clientes de forma digital

Autor: Liliane ScarattiFonte: A Autora

OpenCon inova na indústria contábil ao conduzir contabilidades de todos os portes para o mundo digital

Em uma rápida busca no Google, encontram-se milhares de escritórios de contabilidade prontos para auxiliar empresas com suas obrigações legais. No Brasil, a cifra se aproxima de 85 mil estabelecimentos e mais de 500 mil profissionais contábeis, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade. Buscando auxiliar no processo de digitalização deste segmento, uma startup curitibana chamada OpenCon desenvolveu e vem disponibilizando o acesso a uma tecnologia capaz de transformar a forma como essas empresas contábeis podem atender seus clientes, tudo através de tecnologia que permite ao contador escalar sua base de clientes. A ideia é que o contador consiga disponibilizar uma contabilidade na palma da mão de cada cliente.

"Sabemos que desenvolver um sistema contábil é um investimento alto, de tempo e de recursos, o que impede que a maioria dos contadores consiga executar. A nossa solução visa democratizar o acesso a isso. Fornecemos o software pronto, onde a empresa contábil incorpora a sua marca e disponibiliza para seus clientes", explica Albari Gruner, CEO da OpenCon.

A OpenCON iniciou esse projeto de atendimento aos contadores em 2022 com uma das suas marcas, a OpenMEI, onde consegue ajudar os escritórios de contabilidade no atendimento de clientes que são MEI. Agora está em fase de pré-lançamento de uma solução para o contador que atende outros portes de empresas, isso através da marca OpenYOU.

"Estamos, e queremos cada vez mais, levar facilidade para contabilidades e seus clientes. Onde através de um aplicativo, fica fácil realizar coisas como a abertura de um CNPJ, emissão de NF, apuração de impostos, realização de obrigações e outros", conta Albari. Segundo o CEO, a ideia nasceu ao ver que, num mundo cada vez mais competitivo, o contador precisa de tecnologia para simplificar processos, reduzir custos operacionais e assim poder aplicar preços mais competitivos. Sem isso, fica difícil ter uma base de clientes escalável. Ou seja, transformar cada contador numa espécie de "Contabilizei".

"Uma vez que os escritórios contábeis podem deixar de lado processos manuais, economizando tempo e esforços, sobra mais tempo e recursos para focar a busca por novos clientes. E é isso que queremos: ajudar em sua jornada de transformação digital e, principalmente, impulsionar o seu crescimento".

Hoje a OpenCON já conta com clientes contadores espalhados pelo Brasil todo. Um desses clientes é a One MEI, que é uma "spin-off" da One Consultoria, localizada no interior de SP. "Ter o app da OpenMEI simplificou a execução das demandas dos nossos clientes MEIs. Não teria sido possível ter um app com a nossa marca sem a OpenMEI, isso devido aos altos custos. Mas com certeza tem sido um diferencial para gente aqui na One MEI", conta Rogério Adriano, sócio proprietário da One Consultoria.

Além disso, a OpenCON possui parcerias com empresas que têm um grande número de prestadores de serviço, como XP Investimentos, Scooto, 321 Beauty e outras. Para os prestadores de serviços dessas empresas, levam condições especiais e agilidade nos processos contábeis.

Devido aos seus projetos inovadores, a OpenCon, através das marcas OpenMEI e OpenYOU, já coleciona prêmios como 'Startup Revelação Sebrae PR', 'Startup mais popular do Vale do Pinhão'. Incubada pela Hotmilk, aceleradora da PUC-PR em 2020, vem aumentando seu time para expandir sua atuação. Em setembro de 2023, mudou para uma nova sede, no Centro de Curitiba, ampliando seu time para quase 50 colaboradores, boa parte deles da área de tecnologia. A meta é chegar a 200 ainda em 2024.

MAIS INFORMAÇÕES: https://www.opencon.com.br/