Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Especialista, Nova Lei de Tributação de Investimentos

Especialista, Nova Lei de Tributação de Investimentos

Nova Lei de Tributação de Investimentos Offshore demanda planejamento financeiro para redução de impostos

Autor: Ana Krauss

No Brasil, foi sancionada a Lei 14.754, em dezembro de 2023, que estabelece novas regras para a tributação de investimentos offshore no Brasil. Se antes as entidades utilizadas para investimentos financeiros em outros países poderiam adiar suas tributações anuais sem data definida, com a promulgação, a tributação anual de offshores passa a se tornar realidade.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um segmento específico de contribuintes será impactado pela medida. Menos de 100 mil brasileiros com offshores serão afetados, representando 0,049% da população ou, aproximadamente, uma em cada 2.030 pessoas.

Portanto, para otimizar seus resultados e continuar em conformidade com a lei, muitos investidores têm buscado orientações para minimizar os impactos financeiros decorrentes da nova legislação. Nesse momento, é fundamental compreender como o planejamento tributário de offshore pode reduzir as despesas com impostos e estar atento aos prazos e às melhores práticas para regularização dos investimentos aos olhos da nova legislação.

Para abordar essas questões, colocamos à disposição para entrevista o Mauro Cervellini, planejador financeiro certificado pela CFP (Certified Financial Planner) e sócio da MZM Wealth. Cervellini está disponível para abordar estratégias eficientes de planejamento tributário, os cuidados necessários para evitar autuações fiscais e as melhores práticas para a regularização de investimentos offshore.

Sugestão de perguntas:

  • O que muda na rotina dos investidores com a nova Lei que reformula a tributação de offshores e fundos fechados?
  • Quais são as principais medidas financeiras para fazer a transição do regime antigo para o novo, em conformidade com a legislação?
  • Por que o planejamento tributário de investimentos offshore pode contribuir com o resultado financeiro dos investidores?
  • Quais são os profissionais que esse profissional deve envolver nesta análise?
  • Quais são os prazos importantes para se observar?
  • Você tem alguma dica para os investidores que ainda não buscaram regularizar seus investimentos offshore?


Sobre a MZM Wealth:

Fundada em 2021, a MZM Wealth é uma consultoria financeira para a gestão de patrimônio familiar. Especializada em Planejamento Financeiro e Consultoria de Investimentos, tem como missão ajudar famílias com soluções personalizadas e planejamentos financeiros únicos para cada cliente, em um modelo de negócios pautado em fidúcia, transparência e fortuna. Site: mzmwealth.com