Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Confiança do consumidor sobe, com novo recorde na avaliação da situação atual

Confiança do consumidor sobe, com novo recorde na avaliação da situação atual

Camila F. de Mendonça

Fonte: InfoMoney

A confiança do consumidor apresentou alta de 1,9% entre maio e junho deste ano, passando de 116,3 pontos para 118,5 pontos, de acordo com dados do ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

 

No período, segundo a pesquisa, o Índice de Situação Atual registrou o maior nível da série histórica pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 130,6 pontos neste mês, uma variação de 1,6% frente ao mês anterior, quando ficou em 128,5 pontos.

Já o Índice de Expectativas, que apresentou queda de 0,4% em maio, voltou a subir neste mês, ao passar de 109,8 pontos para 112,1 pontos, uma variação de 2,1% entre maio e junho. O resultado desse indicador é o melhor desde maio de 2009.

Na comparação com junho do ano passado, o ICC registrou elevação de 10%.

Situação econômica atual 
A avaliação da situação econômica atual foi a que mais contribuiu para a elevação do índice neste mês. O número de consumidores que avaliam a situação como boa passou de 22,3% para 23,6%.

Considerando aqueles que acreditam que a situação está pior, o percentual caiu de 27,7% para 25,4% entre maio e junho.

Considerando as expectativas, o número de consumidores que acreditam que haverá melhora na situação econômica local nos próximos seis meses aumentou de 27,5% para 28,8%.

Para esse quesito, houve queda no número de pessimistas, uma vez que o número de consumidores que preveem uma situação pior caiu de 12,1% para 10,6% no período.

Sobre a pesquisa
A Sondagem de Expectativas do Consumidor leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor.

O levantamento foi realizado entre os dias 21 de maio e 18 de junho em mais de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.