Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Pontualidade de pagamento das MPEs cresce e atinge o maior nível da história

Pontualidade de pagamento das MPEs cresce e atinge o maior nível da história

A cada 1 mil pagamentos efetuados pelas empresas desse setor, 955 foram feitos à vista ou com atraso de sete dias.

Autor: Camila F. de MendonçaFonte: InfoMoney

Em maio deste ano, 95,2% dos pagamentos feitos pelas MPEs (Micro e Pequenas Empresas) aos seus fornecedores foram feitos à vista ou com, no máximo, sete dias de atraso. O percentual, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas, é o maior de toda a série histórica, iniciada em janeiro de 2006.

 

De acordo com a Serasa, para o próximo semestre, a pontualidade de pagamentos feitos pelas MPEs tende a ser maior, “dado que o dinamismo econômico é maior na segunda metade do ano em razão do Natal”, explicam os pesquisadores.

Os técnicos acreditam que, por conta do crescimento da economia do País, esse indicador tende a se elevar, uma vez que a recuperação econômica eleva a capacidade de pagamento das micro e pequenas empresas, principalmente daquelas mais focadas ao atendimento do mercado doméstico.

Pontualidade por setor
A pesquisa mostra que, dentre os setores, as MPEs do setor de serviços foram aquelas que apresentaram maior pontualidade de pagamento em maio, alcançando um percentual acima da média, de 95,5%. A cada 1 mil pagamentos efetuados pelas empresas desse setor, 955 foram feitos à vista ou com atraso de sete dias.

Considerando os outros setores da economia, a pontualidade de pagamento das empresas do setor de Comércio atingiu 95,1% no mesmo período e as do setor industrial ficou em 95% em maio.

De acordo com os analistas, o maior dinamismo do mercado interno tem favorecido mais as empresas cujo foco é o consumidor doméstico, como é o caso das empresas de serviços e comércio, elevando, assim, os níveis de pontualidade de pagamento desses segmentos.

Valores pagos em maio
Na comparação com abril, os valores pagos em dia pelas micro e pequenas empresas aumentaram 2,9%, alcançando um valor médio de R$ 1.540,96. Frente a maio de 2009, contudo, esse montante caiu 5,3% - a décima segunda queda anual consecutiva.

Para os técnicos da Serasa, esses recuos consecutivos mostram a recuperação de crédito para as MPEs, o que permite que essas empresas consigam elevar os volumes médios negociados.

Sobre a pesquisa
O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas se baseia em dados de 600 mil micro e pequenas empresas, em um total de 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente.