Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Empresas que investem em controladoria tendem a ter resultados melhores

Empresas que investem em controladoria tendem a ter resultados melhores

Controladoria busca o crescimento do negócio; entenda a importância.

O Brasil está em fase de crescimento da conscientização acerca da importância da área de controladoria no Brasil. São inúmeros os benefícios do setor para empresas, organizações e sociedade em geral.

Segundo o coordenador da Pós-graduação em Controladoria da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Ademar Lucas, o controller é um profissional que tem enorme influência e poder dentro das empresas.

“É um agente dos controles dentro das organizações, atuando como business partner responsável por realizar análises e produzir relatórios de suporte à tomada de decisões da diretoria executiva da empresa”, explica.

O profissional de controladoria trabalha na área administrativo-contábil-financeira, e por isso é um dos principais vetores do sucesso das empresas. Por ter a chamada visão holística, ele enxerga a entidade como um todo e possui visão de negócio, trabalhando primordialmente com pessoas, processos e tecnologias.

A legislação brasileira não prevê que as empresas tenham a figura da controladoria, exceto nas estatais, que por lei são obrigadas a manter a posição. O próprio governo federal tem a denomina Controladoria Geral da União (CGU), que cuida exatamente do processo de transformação de dados em informações e no controle parcial do orçamento geral do estado.

“Geralmente, o perfil das empresas que mais se preocupam com a controladoria, são as que alcançam resultados acima da média e necessitam de informações e controles especiais para manterem esse resultado”, afirma Lucas.

Por outro lado, as pequenas e médias empresas não dão a devida importância quando se fala em estruturar uma área de controladoria para ajudar nos processos de crescimento.

“O mercado atual está sob amplo efeito das consequências do processo de globalização e temos que inovar sempre, visando ajudar as empresas a gerarem resultados, manterem os melhores índices e a melhor eficiência, para consecução dos planos de crescimento, perpetuação e geração de valor”, acrescenta o professor.

Entender de empresas em geral é obrigação do controller, profissional que adiciona valor aos processos e aos resultados, além de influenciar seus pares, trabalhando como se fosse uma espécie de “coach” dos mesmos. Dessa forma, todos os colaboradores fazem parte do processo de geração de valor.