Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Projeto permite que instituições de longa permanência para idosos recebam recursos da área da saúde

Projeto permite que instituições de longa permanência para idosos recebam recursos da área da saúde

O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei 3512/23 altera o Estatuto do Idoso para definir as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) também como entidades da área da saúde. Atualmente, as ILPIs são consideradas instituições de assistência social. O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

Na prática, o projeto permite que ILPIs públicas e filantrópicas recebam recursos de emendas parlamentares destinadas tanto para a assistência social quanto para a saúde.

Autor do projeto, o deputado Domingos Sávio (PL-MG) lembra que o Brasil possui atualmente cerca de 30 milhões de habitantes com mais dos 60 anos de idade e mais de 1.400 ILPIs, entre públicas, privadas e filantrópicas.

“As ILPIs promovem ações de assistência social, incluída a moradia, mas também ações de saúde, seja com oferecimento direto de serviços, ou por meio de convênios ou parcerias”, disse o deputado. “Apesar disso, a integração dessas instituições com o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda é pouco eficaz, o que traz riscos à população idosa”, acrescentou.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  • Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Edição: Rodrigo Bittar