Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

As 100 competências globais mais procuradas em 2024

As 100 competências globais mais procuradas em 2024

Os últimos anos trouxeram inúmeros novos desafios para profissionais e empresas de todo o mundo.

Os últimos anos trouxeram inúmeros novos desafios para profissionais e empresas de todo o mundo. Assuntos como ESG, flexibilidade de modelos de trabalho, diversidade, equidade e inclusão, saúde mental, inteligência artificial, transformação digital e choque geracional são alguns exemplos de pautas que vêm ganhando cada vez mais espaço nas salas de reunião e motivando mudanças reais na relação entre as pessoas e o trabalho.

A questão é que, com tantas mudanças acontecendo, é consequência natural que as competências exigidas pelas companhias também sejam adaptáveis e alteráveis. Todavia, o processo de ‘atualizá-las’ não é tão simples quanto parece. Segundo pesquisa da Gartner, 30% das habilidades mais buscadas há três anos estão perdendo a sua capacidade de fazer a diferença.

“O RH frequentemente desperdiça tempo e esforço com aprendizados irrelevantes que não serão utilizados para promover o crescimento do negócio ou da carreira de seus colaboradores”, destaca Sari Wilde, Vice-Presidente Administrativa da Gartner. “O desenvolvimento de skills deve ser relevante, ágil e efetivo”, acrescenta.

Em meio a tal contexto, nunca foi tão importante as organizações investirem em treinamento e desenvolvimento. Segundo a consultora de Recursos Humanos, Natasha Ferreira, reskilling e upskilling são tendências que não podem mais ficar de fora do planejamento estratégico das empresas.

“A responsabilidade dos gestores e dos RHs em relação à reeducação profissional de seu time está em total evidência. Estamos em um ritmo global de trabalho que tornou muito fácil a desatualização de nossas habilidades. Precisamos sempre nos atualizar, estar em contato com o novo, entender o que será ou não forte para o futuro do trabalho. É fundamental que exista um olhar mais aguçado para isso”, salienta.

Nessa jornada de transformação das competências, a Udemy Business produziu um e-book gratuito com as 100 habilidades que mais crescem atualmente no mercado. Entre algumas que se destacam estão: Capacidade de usar inteligências artificiais, como o ChatGPT; Conhecimentos em ESG; Economia comportamental; Planejamento estratégico e de marketing; Ética; Empatia; People Analytics; Capacidade de resolução de problemas; Microsoft Teams; Canva; entre outras.

“Investir em habilidades emocionais é tão importante quanto focar nas técnicas. A mescla é o conjunto perfeito para tornar os profissionais cada vez mais completos e desejados”, finaliza Natasha.