Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

STF julgará no plenário ação sobre igualdade salarial entre gêneros

STF julgará no plenário ação sobre igualdade salarial entre gêneros

Na mesma decisão, o ministro Alexandre de Moraes pediu informações para subsidiar a análise do pedido

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), submeteu diretamente ao plenário o julgamento da ação que discute pontos da lei que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres. O tema é objeto da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 7612

Trecho do artigo 12 da lei das ADIs (9.868 de 1999) autoriza o julgamento da ação, pelo plenário, diretamente no mérito, sem prévia análise do pedido de liminar. Para Moraes, o rito deve ser aplicado “diante da relevância da matéria constitucional e de seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica”

O magistrado também pediu informações às Presidências da República, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A solicitação é medida de praxe, estavelecida na lei das ADIs, e visa a subsidiar o relator na análise do caso. A ADI 7612 foi proposta pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e pela CNC (Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo) a fim de que o STF aprecie pontos da lei 14.611 de 2023, que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função. As entidades explicam que não está em discussão o princípio constitucional da isonomia, mas só a necessidade de adequação da lei, para que desigualdades legítimas e objetivas, como o tempo na função e na empresa, e a perfeição técnica do trabalho, não sejam consideradas como discriminação por gênero. Depois do prazo de 10 dias para as informações, os autos devem ser encaminhados ao advogado-geral da União, Jorge Messias, e ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, para que se manifestem, sucessivamente, no prazo de 5 dias.

Com informações do STF.