Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Assessoria de imprensa na área fiscal: traduzindo a complexidade em benefício do sucesso de empresas

Assessoria de imprensa na área fiscal: traduzindo a complexidade em benefício do sucesso de empresas

Foram criadas no país mais de 4,96 milhões de normas.

O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo – fato que não é exatamente uma novidade, sobretudo para profissionais da área –, uma realidade que, consequentemente, traz complicações para pessoas físicas, jurídicas e empreendedores em relação ao entendimento de suas regras e normas.

Para se ter uma ideia, foram criadas no país mais de 4,96 milhões de normas – o que inclui emendas constitucionais, medidas provisórias, decretos, normas complementares e leis – desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988. De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), dessas normas, 320.343 foram apenas de ordem tributária, uma média de 46 por dia útil.

Nesse contexto e não por acaso, o Tax Complexity Project – desenvolvido pelas universidades alemãs LMU e a Paderborn – entende o Brasil como o país com a maior complexidade tributária no mundo para empresas multinacionais.

O papel da comunicação: esclarecendo um cenário complexo

Conforme apontado anteriormente, essa quantidade de normas e consequente complexidade do sistema brasileiro gera um caminho complexo acerca de questões tributárias para os cidadãos e para as empresas, que, de modo geral, encontram dificuldades para entender e atender às exigências do Fisco – o que, por sua vez, pode trazer maiores custos para as companhias e também para os consumidores.

Levando-se em consideração o contexto apresentado, é interessante e fundamental que se busque soluções que permitam um maior entendimento sobre esses assuntos, de modo a simplificá-los para os contribuintes, principalmente para as grandes corporações.

É nesse cenário que as estratégias de comunicação assumem um papel decisivo, inclusive no sentido de trazer mais clareza para o público, sobre o posicionamento, serviços e soluções de uma empresa.

Assessoria de imprensa para o setor fiscal

Como já pode ser observado em outros segmentos também considerados complexos – a área do direito, por exemplo –, ações de marketing e comunicação podem ser de grande valor, não apenas para a exposição orgânica de marcas e fortalecimento de imagem, mas também para a produção de conteúdo, principalmente acerca de temas com demanda na imprensa, mas em que há dificuldade para o encontro de porta-vozes que realmente dominem a seara fiscal.

Isso porque atividades relacionadas à assessoria de imprensa trazem consigo, além de outros resultados, a possibilidade de posicionar especialistas e empresas do setor contábil e fiscal em veículos especializados ou da grande imprensa.

Assim, contar com o suporte de uma agência especializada traz uma oportunidade tripla: a de conquistar novos públicos, reforçar o posicionamento da companhia como autoridade dentro do mercado e “traduzir” temas complexos em suas ações de comunicação.

Preparo dos profissionais e adoção de estratégias de comunicação

Naturalmente, por estarmos nos referindo a temáticas que não são de conhecimento massificado, demanda-se um preparo dos profissionais da área para que esses possam representar a empresa na mídia com clareza, simplificando uma linguagem técnica, via de regra, inacessível para o grande público.

Para isso, é necessário que estejam em constante atualização sobre as discussões, principalmente dentro de um ambiente dinâmico que, conforme apontado anteriormente, tem de lidar com dezenas de novas normas todos os dias.

Vale ressaltar ainda que assessores de imprensa se utilizam de técnicas de media-training que, como o próprio nome sugere, oferecem recursos para que o porta-voz saiba lidar devidamente com entrevistas e situações que podem acontecer no contato com a imprensa. Além disso, a utilização de uma linguagem adequada e simples é importante também para estabelecer uma relação mais próxima com consumidores/empresas – e potenciais clientes.

É nítida, portanto, a importância do suporte de uma assessoria de imprensa especializada voltada para empresas do setor fiscal, não só para posicionamento na mídia, mas também para a simplificação do entendimento de assuntos comuns à área (mas complexos para o público em geral).

Essas ações, por sua vez, geram valor informativo para as audiências e podem contribuir para o crescimento de negócios cujo potencial, muitas vezes, é barrado justamente pelos desafios do sistema tributário brasileiro.