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A história da Coca-cola: O refrigerante mais conhecido do mundo

Você conhece a história da Coca-cola, o refrigerante mais conhecido do mundo?

Se você está pesquisando sobre a história da Coca-cola, esse refrigerante conhecido por todo mundo, saiba que chegou ao lugar certo.

Separamos uma explicação do Segredosdomundo, para você saber sobre toda a história desse refrigerante de sucesso.

Nesse conteúdo você irá entender a trajetória dessa marca muito conhecida.

Poderá aprender lições e obter muita informação de qualidade que conseguirá inspirar você em seu projeto e na sua história.

E quem sabe algum dia estaremos aqui contando a sua história?

Nós, do escritório Francel Menezes contabilidade, prestamos assessoria tributária e empresarial para empreendedores digitais, que consideramos como aqueles que não só trabalham pela internet, mas aqueles que criam e desenvolvem projetos e ideias digitais.

Adoramos conhecer projetos, ideias e pesquisamos muito sobre essas histórias de sucesso, por isso tivemos a intenção de criar este artigo, como inspiração para todos.

Breve introdução da história da Coca-Cola.

É impossível negar o sucesso da Coca-Cola, assim como ela está presente em quase todos os países do mundo. Contudo a história da Coca-Cola é bem interessante.

Sendo que ela foi inicialmente criada para ser um xarope para indigestão. Bem como era comercializada em farmácias.

Mas desde então o famoso refrigerante se tornou algo comum do nosso cotidiano.

Consumimos Coca-Cola, vemos comerciais de TV com a marca bem como podemos encontra-las em todos os lugares do planeta. Ou seja, a marca Coca-Cola cresceu e se tornou um dos nomes mais conhecidos no mundo.

E assim, com 2 séculos de história, a Coca-Cola, que foi desenvolvida em uma pequena farmácia atualmente está presente em mais de 200 países.

Além de gerar milhões de empregos, sendo considerada a marca mais reconhecida no mundo.

Toda a história da Coca-Cola

A história da Coca-Cola iniciou-se no ano de 1886, em Atlanta nos Estados Unidos, quando um farmacêutico resolveu criar um xarope para problema de indigestão.

Assim no dia 08 de maio, John S. Permberton criou a formula que deu origem a bebida mais famosa do mundo.

Desta forma a Coca-Cola iniciou o seu legado, sendo comercializada pela primeira vez na farmácia de Jacobs, onde o xarope era misturado com água gaseificada.

Porém ela era vendida por 5 cêntimos o copo, além de que apenas 9 copos eram comercializados por dia.

Contudo a bebida chamou atenção dos clientes que aceitavam experimenta-la.

E vendo que sua invenção tinha um grande potencial, o seu contador, Frank Robinson idealiza a bebida de Coca-Cola.

Bem como criou o logotipo com as suas próprias mãos.

Porém Permberton morreu 2 anos depois de criar a formula da Coca-Cola. Assim em 1891 surgi a The Coca-Cola Company.

A Companhia foi fundada por Frank Robinson, contador de John, e seus irmãos, o farmacêutico Asa G. Candler e John Candler.

Sendo Asa Candler o primeiro presidente, assim como o primeiro a dar grande visibilidade ao negócio.

Desta forma, 2 anos depois eles registraram a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial dos EUA.

Modelos engarrafados

Após passar cerca de 11 anos desde a primeira comercialização do produto na farmácia em Atlanta a Coca-Cola saiu dos EUA. E em 1899 foi fechado o primeiro acordo, com exclusividade para a bebida ser engarrafada.

A concessão foi dada aos advogados Benjamin F. Tomas e Joseph B. Whitehead por apenas U$ 1 dólar. Esse é um dos momentos mais importantes da história da Coca-Cola.

Contudo nos primeiros primeiros anos do século XX mais de 400 fábricas começaram a engarrafar a Coca-Cola nos Estados Unidos, assim como no Panamá, Canadá e Cuba.

O que causou um grande problema. Isso foi porque cada empresa usava um tipo de garrafa, existindo vários modelos assim gerando uma confusão nos consumidores.

Por conta disso em 1915 a empresa decidiu realizar um concurso para padronizar o seu modelo de garrafa.

O vencedor foi Alexandre Samuelson, que criou a garrafa contour.

Bem como, juntamente como o logotipo Coca-Cola se tornou um dos ícones mais reconhecidos da Companhia.

Sucesso da bebida

O sucesso da Coca-Cola foi eminente, assim nos anos 20 surgiu a primeira caixa para seis garrafas, a famosa six-pack.

Desta forma, as vendas das garrafas superaram as dos dispensadores da bebida, pois facilitava o transporte.

Anos depois, os soldados americanos se tornaram importantíssimos para a popularização da bebida, ao lutarem na Segunda Guerra Mundial.

E por conta disso criou-se um novo modelo de embalagem, de fácil transporte assim como mais resistente, a lata. O sucesso foi tão grande que mesmo com o fim da Guerra o modelo continuou sendo comercializado.

Desta forma a bebida começou a aparecer em vários anúncios publicitários a partir do ano de 1941, sendo então como a marca Coca-Cola em 1945.

E se expandindo cada vez mais, ela chega em Portugal no ano de 1977, por meio do histórico slogan “Coca-Cola, a tal”. Sendo que o primeiro ano da bebida no Brasil chamou a atenção dos portugueses.

Assim eles se interessaram no lado refrescante e delicioso do produto. Além de ser a primeira empresa a ter permissão de vender refrigerante na China, em 1978.

Coca-Cola no Brasil

A Coca-Cola chegou ao Brasil no ano de 1942.

Bem como atualmente a divisão da bebida no país é uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company.

Assim, o nosso sistema é composto pela Coca-Cola Brasil e mais 16 grupos empresarias independentes.

Essas Fabricas autorizadas, além do Leão Junior e a Del Valle são responsáveis pela elaboração do produto final. Além de possuir cerca de 46 unidades industriais.

Sendo elas espalhadas estrategicamente por todo o país, produzindo bebidas não alcoólicas, sucos, refrigerantes, chás, achocolatados, etc.

Assim gerando por volta de 53 mil trabalhadores diretos, além de mais de 500 mil empregos indiretos.

Com o compromisso de produzir, engarrafar e distribuir tais produtos por todo o país, de acordo com o padrão de qualidade Coca-Cola.


Estratégias

A marca Coca-Cola não cresceu de uma hora para a outra, assim durante a sua história a empresa adotou várias estratégias para o seu progresso.

Desta forma, nos anos 70 a propaganda que sempre foi muito importante se torna a alma o negócio, relacionando a marca com a alegria de viver e a liberdade.

A exemplo temos a propaganda de 1971, onde jovens, de várias partes do mundo subiam para o pico de uma montanha na Itália.

E juntos cantavam “I’d Like to Buy the World a Coke” que na tradução livre significa, “eu gostaria de comprar uma Coca-Cola para o mundo.

Assim como 75 anos depois de sucesso a empresa decidiu expandir seus negócios, e começou a lançar novos produtos, como a Sprite, em 1961, a TAB, em 1963 e a Fresca em 1966.

Porém, iniciou-se nos anos 80 o chamado “culto ao corpo”, o que fez com a The Coca-Cola Company tivesse mudanças.

O cubano Robert C. Goizueta se torna o novo CEO da companhia, e com uma visão estratégia assumi os riscos de uma forma inteligente.

Assim ele organiza as inúmeras fabricas engarrafadoras dos EUA em uma única empresa, chamada Coca-Cola Enterprises. Além lançar a Diet Coke, que se tornou a bebida de baixa caloria mais conhecida do mundo.

O fracasso na mudança da formula

Mesmo que a história da Coca-Cola seja um sucesso nem tudo foram flores.

Em 1985, o CEO da época, Goizueta, tentou mudar o sabor do refrigerante, sendo a primeira alteração da formula em 99 anos.

E inicialmente, na fase de teste as pessoas “gostaram” do novo sabor, porém no consumo real essa alteração não foi muito bem aceita.

Desta forma os consumidores pediram o retorno da formula original da Coca-Cola, sendo considerado um dos maiores erros de marketing da história.

Então a Coca-Cola com o sabor original voltou ao mercado.

Mas como um nome diferente, chamada Coca-Cola Classic, bem como suas vendas começaram a aumentar, assim se tornando líder perto das concorrências.

O nascimento do famoso urso polar

Durante os anos 90 a Coca-Cola teve um crescimento contínuo.

O que levou a empresa a se associar aos esportes, onde conseguiu apoio de alguns dos maiores eventos esportivos mundiais, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.

Assim em 1993 é lançada a campanha “Always Coca-Cola”, e posteriormente surge o famoso uso polar, que acabou se tornando um grande símbolo da marca.

A Coca-Cola na atualidade

A história da Coca-Cola, bem como o seu legado a tornou a marca mais valiosa do mundo, segundo a consultora Interbrand.

Além de ser a palavra mais famosa do mundo bem como o segundo termo mais conhecido do mundo, atrás apenas da expressão “Ok”.

Desta forma, atualmente a Companhia comercializa mais de 500 marcas, com 3.500 produtos dos mais variados, como por exemplo sucos, refrigerantes, chás e até cafés.

Além de possuir quatro das cinco marcas de bebidas mais famosas do mundo, a Coca-Cola, Coca-Cola Light, Fanta e Sprite.

Assim ela se tornou uma empresa global, que se compromete com os mercados locais.

Ou seja, ela sempre está atenta a diversidade bem como as diferentes preferencias culturais existentes.

Portanto você será capaz de encontrar uma Coca-Cola em qualquer lugar do mundo.

Curiosidades sobre a Coca-Cola

Morte do seu inventor
John Stith Pemberton foi um farmacêutico que amava manipular formulas medicinais, porém era viciado em morfina.

Vício esse que o levou a óbito 2 anos após criar a mistura que se tornou a bebida mais famosa do mundo.

Coca-Cola possuía cocaína

Até o ano de 1903 a cocaína era um dos principais ingredientes da Coca-Cola, assim cada garrafa possuía cerca de 60mg da droga.

Surgimento da Fanta

Durante o período da Segunda Guerra Mundial não era possível conseguir todo os ingredientes necessários para fabricar a Coca-Cola.

Contudo a produção do refrigerante nunca parou, portanto, a empresa foi “obrigada” a criar um novo produto para o mercado Alemão. E por conta disso surgiu a Fanta.

Dona de aproximadamente 500 marcas

A Coca-Cola possui em seu catálogo cerca de 500 marcas, bem como mais de 3,5 mil bebidas diversificadas. Desta forma, se você quiser experimentar uma bebida por dia você levará cerca de 9 anos para provar todos os produtos da empresa.

Alto valor gasto em publicidade

O valor gasto pela Coca-Cola em publicidade é mais do que a soma do valor investido pela Microsoft e a Apple juntas. Desta forma, só em 2010 ela teria desembolsado cerca de 2,9 bilhões de dólares em divulgações.

Maior consumidora e produtora de Coca-Cola

O país que mais consome Coca-Cola é o México, superando o consumo dos ingleses, americanos, indianos e chineses juntos. Desta forma a fábrica com maior produção do mundo está localizada na Cidade do México.

Crescimento gradativo

A Coca-Cola levou 48 anos para vender seu primeiro bilhão de galões, mas atualmente a marca leva apenas 7 meses para vender a mesma quantidade.

Assim como no seu primeiro ano a média de vendas era de 9 copos por dia. Hoje em dia a marca vende cerca de 1.900 milhões de bebidas diariamente.

Consumo

Atualmente cerca de 7 mil produtos da marca Coca-Cola são consumidos por segundo por todo o mundo.

Hong Kong consome Coca-Cola quente

Normalmente o refrigerante é consumido gelado, porém em Hong Kong algumas pessoas consomem a bebida quente como remédio contra a gripe.

Primeiro anúncios

Seu primeiro anúncio aconteceu três semanas após a sua ida para o mercado, que se deu no dia 08 de maio de 1886. Assim como a sua primeira presença em um evento desportivo foi no Mundial de 82, com seu slogan “Coca-Cola. O sorriso do mundial”.

Dessa forma, finalizamos o nosso post, e agradecemos por ler até aqui!

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