Destaques Influencers Digitais

Influenciadores digitais (influencers) - Imposto de renda e carnê leão

Você está procurando respostas para o tema: Influenciadores digitais (influencers) – Imposto de renda e carnê leão? Então você chegou ao lugar certo.

Você produz conteúdo como influenciador digital (influencer digital) e está em busca de informações sobre imposto de renda para influenciadores digitais (influencers digitais)?

O escritório Francel Menezes Contabilidade é especializado em contabilidade para influenciadores digitais (influencers digitais), youtubers, blogueiros, gamers, streamers da onlyfans e produtores de conteúdos em geral.

Contar com uma assessoria contábil é essencial para influencers digitais que buscam um caminho sólido e tranquilo em suas carreiras. A dinâmica financeira e tributária envolvendo o universo digital pode ser complexa, e uma assessoria especializada compreende as nuances desse cenário.

Neste conteúdo você irá conhecer muitos detalhes sobre:

1) Abertura de empresa para influenciadores digitais (influencers digitais)

2) Declaração de imposto de renda para influenciadores digitais (influencers digitais)

3) Registro de marca para influenciadores digitais (influencers digitais)

4) Como pagar menos tributos sobre os ganhos recebidos através do marketing de influência?

Além disso, como somos especializados em negócios digitais, produtores de conteúdos para internet tem um benefício exclusivo conosco.

Consultoria inicial GRÁTIS.

Faremos um checkup inicial do seu caso e das suas particularidades e te daremos todo o caminho para o sucesso.

Ao clicar neste link, você também poderá conhecer um pouco  mais da nossa empresa através do nosso material de apresentação em PDF.

E para ficar por dentro das novidades, poderá nos acompanhar no instagram @francelm_contabilidade.

Então vamos lá, começando do começo! rs

Carnê leão para influenciadores digitais (influencers digitais).

Os influenciadores digitais (influencers) que recebem rendimentos de outras pessoas físicas para divulgação de marcas, e do exterior, estão obrigados ao carnê leão, que é obrigatoriedade de realizar o cálculo do imposto de renda mensalmente por conta própria (ou através de um contador) e pagar o imposto no mês seguinte. 

Da mesma forma, médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos clínicos, terapeutas ocupacionais, dentre outros profissionais liberais que prestam serviços e recebem rendimentos de outras pessoas físicas,  devem realizar a apuração (cálculo) do imposto de renda (IR) sobre estes rendimentos mensalmente, e caso haja IR a pagar, deverão realizar o pagamento até o último dia útil do mês seguinte.

É muito comum recebermos emails e telefonemas de profissionais que prestam serviços como pessoas físicas, que alegam desconhecer esta obrigatoriedade e na maioria dos casos, já estão há meses ou há anos recebendo, sem calcular mensalmente o imposto e pagar no prazo, mediante Darf (Documento de arrecadação da Receita Federal).

E esta regra (carnê-leão), naturalmente, não é aplicável apenas aos profissionais de saúde.

Aplica-se a todos aqueles que recebem rendimentos por serviços ou trabalhos prestados como pessoa física, sem vínculo empregatício, para outras pessoas físicas, e também rendimentos recebidos do exterior.

Ou seja, consultores, professores, coaching, advogados, engenheiros, arquitetos, eletricistas, influenciadores digitais (influencer digital), profissionais de marketing, de publicidade, de divulgação, de edição e produção de vídeos, o famoso e tradicional personal trainer, o personal chef, o personal organizer, o personal diet, o personal cook, o personal pet, o personal stylist, o personal shopper, o personal wine, e muitos outros.

Surpreendem-se mais ainda ao saberem que podem ser fiscalizados e autuados a qualquer momento pela receita federal, que pode aplicar multas pesadíssimas caso identifique o não pagamento do imposto e os recebimentos não declarados.

Para ser mais preciso, a multa em caso de autuação é de 75% do valor do imposto que deixou de ser pago, e ainda há a cobrança de juros por atraso.

Penalidade bem alta não é mesmo?

Portanto, o ideal é que busquem a regularização o mais cedo possível, e principalmente, antes que a receita federal intime e inicie a fiscalização. Assim, é possível regularizar arcando apenas com o valor do imposto acrescido de encargos por atraso (juros e multa de mora).

Com relação aos profissionais de saúde, há ainda um facilitador neste caso, para que a Receita Federal identifique os médicos, dentistas e psicólogos que não estão recolhendo e declarando o imposto sobre os rendimentos recebidos, que é o fato do seu cliente ou paciente, poder deduzir os pagamentos feitos a estes profissionais na base de cálculo do seu imposto de renda.

Assim, o paciente (fonte pagadora) informa em sua declaração de imposto de renda as despesas médicas pagas ao seu médico, as despesas odontológicas pagas ao dentista, as despesas com consultas e terapias pagas ao psicólogo, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais, dentre outros, identificando estes profissionais pelo seu nome e CPF.

Ou seja, anualmente, a Receita Federal recebe estas informações quando o paciente entrega a sua declaração de IR e faz o cruzamento de informações com a declaração entregue pelos próprios profissionais. Caso os mesmos valores não constem nas declarações destes profissionais, a divergência é identificada imediatamente.

E por que estamos dizendo isto?

Porque existem diversas outras formas usadas pela Receita Federal para cruzar informações e identificar quando um contribuinte está omitindo rendimentos.

Por exemplo, através da e-financeira, uma espécie de declaração transmitida por instituições financeiras, a Receita Federal toma conhecimento de dados relacionados a movimentação de valores em cada conta bancária da pessoa física, bem como dos saldos iniciais e finais e etc. Temos um artigo específico sobre este assunto, com maiores detalhes, que você pode acessar clicando aqui!

Ou seja, tendo em vista que praticamente todos os influenciadores digitais (influencers digitais) recebem os seus ganhos através da sua conta bancária (pix, ted, doc ou outro), a Receita Federal tem acesso aos valores recebidos e movimentações bancárias por causa das informações que recebe dos bancos na declaração chamda e-financeira.

Sendo assim, caso você omita os seus rendimentos e não pague imposto de renda sobre os seus ganhos, as chances de ser descoberto pela Receita Federal e multado é bem alta.

Ficou claro para você como é fundamental contar com a assistência de um contador para manter as obrigações tributárias em conformidade?

Evitem riscos tributários. Temos planos mensais em nosso escritório para manter em dia o carnê-leão do influenciador digital, seu imposto de renda e escriturar o seu livro caixa.

Fique a vontade para entrar em contato através do nosso whatsapp, de número (21) 97254-3286 ou clicando aqui.


Livro caixa para influencers digitais: Carnê-leão

Os influenciadores digitais podem pagar menos imposto de renda pessoa física mensalmente, através da escrituração de despesas no livro caixa, que são necessárias a sua atividade de divulgação.

Não são todas as despesas que podem ser usadas para diminuir o valor do imposto, e por isso, é muito importante que os influenciadores digitais busquem uma contabilidade especializada em influencers para avaliar o seu caso e verificar as alternativas.

Existem despesas que podem diminuir o seu imposto de renda mensalmente  e outras, apenas anualmente. São chamadas de deduções mensais e anuais.

Em palavras simples, deduções mensais são aquelas que podem ser feitas no cálculo do carnê leão e deduções anuais, são aquelas que podem ser consideradas apenas no momento de elaborar a declaração de imposto de renda pessoa física dos influencers, tais como despesas médicas, despesas de plano de saúde, educação e etc.

O livro caixa também pode ser útil para outras finalidades, como por exemplo, de possibilitar a comprovação de renda do profissional diante da necessidade de contratação de empréstimos, financiamento de carros, aluguel de imóveis e etc.

Com o suporte contábil, o influenciador digital pode focar em sua criatividade e estratégias de conteúdo, enquanto mantém seu livro caixa em ordem, facilitando a gestão financeira e promovendo uma base sólida para o crescimento profissional.


Declaração de imposto de renda pessoa física para influencers digitais

Declaração de imposto de renda para Influencers

Os influenciadores digitais que recebem rendimentos pela divulgação de marcas e produtos, devem elaborar e transmitir a sua declaração de imposto de renda pessoa física anualmente, informando os rendimentos recebidos e a sua situação patrimonial.

Todo ano, de março a abril, os influencers digitais que se enquadrarem nas hipóteses de obrigatoriedade de entrega da Declaração de imposto de renda, devem preencher e transmitir sua declaração consolidando as informações dos rendimentos recebidos no ano calendário anterior, as despesas que podem reduzir seu imposto, seus bens, direitos e obrigações.

A grande vantagem de contratar uma contabilidade especializada em influencers digitais é que um especialista irá estudar a melhor forma de reduzir o imposto do influencer digital, de forma legal.

O contador especializado já conhece este mercado e sem dúvida, terá as melhores alternativas de redução de imposto, obedecendo todas as regras fiscais definidas pela Receita Federal.

Aqueles que devem declarar e não cumprem o prazo de até 30 de abril, ficam sujeitos a uma multa de R$ 165 reais em função da não entrega dentro do prazo.

Além disso, caso a Receita Federal identifique a ausência do recolhimento do imposto e da entrega da declaração, e considere como omissão de  rendimentos, estes contribuintes ficarão sujeitos a uma multa de 75% do valor do imposto que deixou de ser pago, e ao próprio recolhimento do imposto acrescido de juros, como já mencionado acima.

O escritório Francel Menezes Contabilidade atua no mercado digital e há muitos anos atende youtubers, blogueiros, streamers, influencers digitais e outros empreendedores digitais.

Podemos avaliar o seu caso e ajudá-lo a regularizar a sua situação fiscal.

Além disso, recomendaremos a melhor forma de atuação para que você possa atuar, pagando a menor carga tributária possível.

Esteja tranquilo, pois estamos aqui para zelar pela pontualidade de suas obrigações tributárias e garantir que seus recursos financeiros sejam administrados por especialistas que compreendem plenamente as particularidades da sua profissão.


Abertura de empresa para influenciadores digitais (influencers digitais)

Os influencers digitais podem reduzir a sua tributação através da abertura de uma empresa (pessoa jurídica), tendo em vista que a carga tributária no Brasil é muito alta para aqueles que prestam serviços como pessoa física, podendo chegar a 27,5%.

Na tabela abaixo, podemos verificar os percentuais de tributação aplicáveis aos influenciadores digitais pessoa física:

Ao abrir uma empresa, o influencer digital poderá enquadrar a sua pessoa jurídica em três regimes de tributação: 

1) Simples Nacional

2) Lucro Presumido

3) Lucro real

Normalmente, o mais benéfico é o regime do simples nacional, aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte.

Este regime possui 5 tabelas de tributação atualmente, com percentuais diferentes. A depender da atividade, a norma exige a tributação em uma das tabelas.

Assim, em resumo, os principais benefícios e vantagens na abertura de uma empresa para youtuber são:

1) Menor carga tributária em comparação a carga tributária existente para pessoas físicas que pode chegar a 27,5%.

2) Possibilidade de emissão de notas fiscais de prestação de serviços de divulgação de produtos e marcas (marketing de influência). Muitos contratantes só contratam influencers que podem emitir notas fiscais.

3) Possibilidade de contribuir para previdência social (INSS) com um valor inferior (11% do salário mínimo) ao valor de contribuição exigido para pessoa física autônoma (20% sobre o salário mínimo vigente). 

4) No caso de abertura de uma empresa LTDA, o patrimônio pessoal dos sócios é preservado, no caso de dívidas ou falência. 

5) Possibilidade de contratar serviços empresariais (planos) com preços mais acessíveis, tais como: planos de saúde, planos de telefonia e etc.

6) Maior credibilidade no mercado por ter CNPJ.  

Nosso escritório é especializado em abertura de empresa para influenciadores digitais.

Podemos abrir a sua empresa e ajudá-lo a pagar menos tributos de forma legal,.

Temos condições facilitadas para pagamentos, com a possibilidade de parcelamentos em 12 vezes.

Fique a vontade para entrar em contato através do nosso WhatsApp, de número (21) 97254-3286 ou clicando aqui.

Esteja ciente de que estamos à disposição para auxiliá-lo em tudo o que for necessário no processo de abertura de empresa.

Está conseguindo entender bem sobre o tema: Influenciadores digitais (influencers) – Imposto de renda e carnê leão?

Contabilidade para influencers digitais (influenciadores digitais)

Contabilidade online para Influencers Digitais

O escritório Francel Menezes contabilidade é especializado em contabilidade para empresas de influencers digitais.

Toda empresa precisa de contador, que é um profissional habilitado para escriturar as operações da empresa e elaborar as demonstrações contábeis exigidas por lei, conforme determinado pelo Código Civil Brasileiro e normas contábeis.

Ao fechar um contrato de assessoria contábil e fiscal com o nosso escritório, você terá a vantagem de contar com especialistas no mercado em que você atua, que uma grande experiência no atendimento de influenciadores digitais.

O contrato abrange não só o cumprimento das obrigações contábeis,  mas também o cumprimento de toda rotina fiscal e trabalhista, que envolve a elaboração e envio de declarações aos fiscos, cálculo de tributos e geração de guias para pagamento, acompanhamento da situação fiscal, emissão de certidões, dentre outras tarefas obrigatórias que existem para todas as empresas.

A nossa contabilidade é digital. Tudo pode ser tratado de forma on line, por email, whatsapp, telefone e nós atendemos em todo Brasil.

Temos planos de assessoria para vários perfis de influencers digitais, desde o iniciante até os mais experientes.

Não deixe de entrar em contato e solicitar o orçamento para abrir a sua empresa e para o contrato de assessoria contábil e fiscal.

E lembre-se do maior benefício que é a redução da carga tributária, e consequentemente, o aumento dos seus lucros e poder de investimento.

Fique a vontade para entrar em contato através do nosso WhatsApp, de número (21) 97254-3286 ou clicando aqui.

Saiba que estaremos sempre disponíveis para ajudar na manutenção em dia de suas finanças.

Registro de marca para influencers digitais

Os influencers digitais podem e devem registrar a sua marca para proteger a sua ideia e patrimônio, e impedir que terceiros utilizem a sua marca sem autorização e consentimento.

Os benefícios são inúmeros e iremos destacar aqui para que você, influencer digital, conheça esta grande alternativa para proteger o seu patrimônio.

Escrevemos um artigo específico e mais completo sobre este tema que você pode ler clicando neste link: registro de marca para youtubers.

A grande questão que costumamos levantar é:

Imagine se depois de um alto investimento e dedicação ao seu perfil (redes sociais) e ao markeging de influência, você descobre que alguém passou a utilizar a sua marca?

Lei nº 9.279 de 1996 , em seu artigo 129, prevê que  a propriedade da marca adquire-se pelo registro validamente expedido em órgão competente, sendo assegurado ao titular seu uso exclusivo em todo o território nacional.

Em resumo, podemos citar os seguintes benefícios e direitos alcançados com o registro da sua marca:

  • Direito de uso da marca de forma exclusiva;
  • Direito de comunicar e impedir a terceiros, que usem a sua marca sem consentimento;
  • Proteção e valorização da sua ideia, patrimônio e investimento;
  • Direito de realizar licenciamento oneroso da marca (“aluguel”), alienação ou cessão;
  • Direito de impedir que terceiros registrem sinais idênticos ou semelhantes;
  • Direito de ser indenizado diante de algumas situações;
  • Evita que terceiros registrem sua marca no mesmo ramo de atuação;
  • Aumento da credibilidade no mercado e maior fidelização de clientes;
  • Evita que clientes confundam com outros produtos e serviços oferecidos por concorrentes;
  • Evita o risco de suspensão do uso de sua marca e mudança.

Importante e interessante não é?

Podemos registrar a sua marca e garantir todos estes benefícios.

Nós, do escritório Francel Menezes Contabilidade, prestamos serviços de contabilidade, assessoria tributária, declaração de imposto de renda pessoa física, abertura de empresas (LTDA, EIRELI, EI, MEI, microempresa), e registro de marcas para youtubers, blogueiros, influencers (influenciadores digitais), streamers, gamers, cursos on line, produtores de conteúdos em geral, profissionais de marketing e publicidade, desenvolvedores de sites, aplicativos (apps), softwares, e diversos outros prestadores de serviços como profissionais da saúde, engenheiros, arquitetos e etc.

Podemos regularizar a sua situação fiscal perante a Receita Federal do Brasil caso você tenha deixado de pagar o seu imposto nos meses anteriores e orientá-lo a exercer a sua atividade e profissão pagando menos tributos e sem correr riscos tributários.

Caso reste alguma dúvida, basta nos enviar um email ou entrar em contato através do whatsapp (21) 97254-3286, ou clicando no botão flutante desta página. 

Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos youtubers, influencers digitais, blogueiros, streamers, instagramers, facebookers, twitchers e outros, que destaco abaixo. Nós escrevemos pensando em vocês.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo com o tema: Influenciadores digitais (influencers) – Imposto de renda e carnê leão.

Estamos na expectativa de que este conteúdo esteja sendo enriquecedor para o seu conhecimento.

Assessoria Contábil para Influencers Digitais

Ser um influenciador digital é uma profissão que vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos. Com o crescimento das redes sociais e a facilidade de se conectar com milhares de pessoas, muitas pessoas têm optado por seguir essa carreira. No entanto, ser um influenciador digital vai muito além de postar fotos e vídeos nas redes sociais. É preciso cuidar de diversos aspectos, incluindo a parte financeira.

Nesse sentido, uma assessoria contábil especializada em influencers digitais pode ser de grande ajuda. A contabilidade é uma área fundamental para qualquer negócio, e com os influenciadores digitais não é diferente. Eles precisam lidar com questões como pagamento de impostos, controle de receitas e despesas, emissão de notas fiscais, entre outros.

Uma assessoria contábil especializada nesse segmento pode oferecer diversos benefícios para os influenciadores digitais. Primeiramente, ela pode auxiliar na organização financeira do influenciador, ajudando-o a controlar melhor suas receitas e despesas. Além disso, uma assessoria contábil pode orientar o influenciador sobre a melhor forma de pagar seus impostos, evitando problemas futuros com a Receita Federal.

Outro ponto importante é a emissão de notas fiscais. Muitos influenciadores digitais recebem pagamentos por meio de parcerias e publiposts, e é fundamental que esses pagamentos sejam devidamente registrados e tributados. Uma assessoria contábil pode cuidar desse processo, garantindo que tudo esteja em conformidade com a legislação.

Além disso, uma assessoria contábil pode ajudar o influenciador digital a planejar seus investimentos e a tomar decisões financeiras mais assertivas. Com o auxílio de profissionais especializados, o influenciador pode identificar oportunidades de crescimento e traçar estratégias para alcançar seus objetivos.

Portanto, se você é um influenciador digital e deseja ter mais controle sobre sua parte financeira, uma assessoria contábil especializada pode fazer toda a diferença. Não deixe de buscar por profissionais qualificados e que entendam as particularidades desse mercado.

_____________________________________________________________________________________________________

Por que os ganhos dos YOUTUBERS com adsense NÃO devem ser omitidos perante a Receita Federal?

Vantagens na abertura de uma empresa – Microempresa, MEI, EPP

Youtuber – Registre seu canal no youtube como MARCA

Fim da monetização dos canais infantis no youtube

Youtuber pode ser MEI (microempreendedor individual)?

Contabilidade especializada para YOUTUBER – monetização e ganhos adsense

Influenciadores digitais (influencers) – Imposto de renda e carnê leão

Publicidade infantil – Youtubers e Influenciadores digitais

Regulamentação da profissão de Youtuber – Projeto de Lei nº 10938/2018

Carnê-leão atrasado youtubers – (imposto de renda monetização adsense)

Monetização de streamers – Imposto de renda e carnê leão

Isenção de imposto de renda Youtuber – monetização adsense

Ganhos de Youtuber e Blogueiro – Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade

Como declarar ganhos do adsense de youtubers? CUIDADO!

Contabilidade para desenvoledores de sites, aplicativos e sistemas (softwares)

Monetização youtuber e imposto de renda – Políticas do Programa google adsense

Monetização adsense e imposto de renda – Políticas do Programa de parceria do youtube

Monetização adsense e imposto de renda – Evitem problemas com as Políticas do youtube e com a Receita Federal

Contabilidade para afiliados (hotmart, monetizze, eduzz e etc)

Como pagar imposto sobre os ganhos do Privacy?

Como a camgirl deve pagar imposto sobre os ganhos do camera prive? 

Modelos do Chaturbate: Como pagar imposto de renda e fazer a declaração de IR?

Como pagar imposto sobre os ganhos do onlyfans?

Contabilidade para Clínica de Estética: Como abrir empresa (CNPJ)?

Contabilidade para Veterinários: Como funciona a abertura de empresa (CNPJ)?

Contabilidade para Médicos: Como abrir empresa (CNPJ) e pagar menos impostos?

Contabilidade para Fisioterapeuta: Como abrir empresa (CNPJ) e pagar menos impostos?

Contabilidade para Fonoaudiólogos e Clínicas de Fonoaudiologia: Como funciona?

Contabilidade para Dentistas: Como abrir empresa (CNPJ) e pagar menos imposto?

Contabilidade Para Nutricionistas e Consultórios de Nutrição: Como funciona?

Contabilidade para Psicólogos: Como obter o CNPJ e pagar menos imposto?

Compartilhar Postagem

Imagem do Autor Escritório Francel Menezes Contabilidade
Acessar Escrito por

Escritório Francel Menezes Contabilidade

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los. Escritório Francel Menezes Contabilidade Solicite nosso whatsapp por email. Atendemos a todo o Brasil. Telefone (21) 2671-9155